Skip to content

Old school não existe

15/06/2009

Num post no blog Gnome Stew o autor defende que o termo ‘old school’ na verdade se refere a um conceito que não existe na prática, sendo só uma tentativa de alguns jogadores em demonstrar a superioridade de seu modelo de jogo.
O autor não é um fanático da 4e e percebe os problemas da nova edição (assim como nas edições anteriores) e por isso acaba conseguindo fundamentar as coisas de uma maneira interessante. O comentário número 29 resume bem a opinião dele sobre o assunto: muita coisa que tem sido taxada como ‘novo modelo’ ou ‘criado pela 4e’ são mecânicas existentes em outros jogos há anos, que foram adicionadas a nova edição do jogo. Somente jogadores com um universo de jogo restrito* (ou seja, dificilmente saem de seu sistema preferido, no caso D&D) não percebem isso.
É de grande interesse também a parte dos comentários, onde as pessoas conseguem discutir o assunto sem passar para uma guerra ‘ad&d vs 3e vs 4e’, que é o que normalmente acontece no Brasil.

Link pro post.

Não concordo com o post inteiro (e acredito que exista um modelo ‘old school’),mas é interessante ler uma opinião sobre o assunto de alguém que não está tentando puxar a situação pro seu lado ou defender seu modelo como ‘o melhor’.

* Restrito: No sentido de limitado, sem intenção de ser pejorativo. Me refiro a grupos que costumam a sempre jogar o mesmo sistema com pouca variação, como aconteceu muito nos anos 90 com o pessoal de WoD, por exemplo.

About these ads
6 Comentários leave one →
  1. 15/06/2009 7:16 pm

    Bom isso pode ser resolvido da seguinte maneira pegando livros antigos e comparando o que é ou não com essa nova edição,fiz isso e em alguns suplementos encontrei mecanismos como carroças , etc.

    Teve um tempo atras que vi como era a ficha de AD&D atraves de um blog e comparei com essa 4 edição , levando em conta alguns fatores da 4 edição é muito semelhante ao AD&D .

    Old School é um conceito, é um ponto de vista. Não vou explicar aqui.

    http://itenslendarios.wordpress.com/

    • poneiriders permalink*
      15/06/2009 7:35 pm

      Minha opinião é similar. Old school é um ponto de vista, uma série de preferências num modelo de jogo e não o modelo de jogo em si. Por isso até acredito que o termo ‘old school’ seja incorreto, porque na verdade não tem haver com a ‘idade’ do sistema ou jogador, mas com as expectativas envolvidas quanto ao jogo. Valeu pelo comentário.

      Dica: não precisa adicionar o link do blog no final, o wordpress faz isso automaticamente por você. Basta passar o mouse sobre o seu nome no comentário.

  2. valberto permalink
    15/06/2009 7:58 pm

    Old School existe sim. Não sei de onde esse tiozinho Gnome Stew (isso lá é nome de gente?) tirou essa idéia.

    • poneiriders permalink*
      15/06/2009 8:08 pm

      O Gnome Stew é um blog famosinho (tão famoso quanto um blog de rpg que não faz parte de uma editora ou autor famoso pode ser). Eu linkei exatamente porque:
      a) concordo com alguns dos pontos dele;
      b) queria permitir a outras pessoas ler o assunto e dar sua opinião.
      Se quiser dar sua opinião sobre o que é old school Valberto, manda!

    • Carlos permalink
      16/06/2009 2:17 pm

      ´Muito bem fundamentada´ sua resposta.
      Ainda mais por achar que Gnome Stew (Ensopado de Gnomo) é nome próprio

      • poneiriders permalink*
        16/06/2009 2:26 pm

        Repito minha oferta: se alguém quiser defender que Old School existe e escrever sobre isso (seja numa forma de resposta aqui, seja num post no seu próprio blog), façam. O que é ‘old school’ é algo que poderia render uma boa discussão, desde que os envolvidos tentem manter um bom nível de argumentação e não tomem uma atitude ‘minha edição é melhor’.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: