Skip to content

Poderes 4e: Sejam criativos

21/05/2009

Estava lendo o Player´s Handbook 2 ontem e li uma passagem importante que acho bom lembrar e traduzir. Na verdade o Player´s 1 já diz a mesma coisa, mas é um parágrafo meio perdido no meio do livro (e por isso muita gente passa por cima ou deixa essa informação escapar, como aparentemente aconteceu com o Telles na RedeRPG outro dia).

Essa passagem do PH2 esclarece melhor a questão dos poderes, sua descrição e sua interpretação e que acredito que se encaixa melhor em Ravenloft do que ‘falar’ o nome dos poderes:

“Você pode descrever as ações de seu personagem, e mesmo durante um combate intenso, você tem a chance de participar do desenvolvimento da história do jogo. O texto descritivo incluído nos poderes é uma base que você pode usar quando narrando sua parte na ação. Quando seu bárbaro ataca, você pode dizer, “Krusk usa seu howling strike. Eu consegui um 24.” Ou usando o texto descritivo, você pode dizer, “Com um grito que gela o sangue, eu me jogo na luta! Um 24 acerta?”

O texto descritivo é só um início. Você pode modificar a descrição como você quiser, desde que não mude os efeitos mecânicos do poder.”

Ou seja, o texto que descreve o efeito visual dos poderes só está ali porque é tradição ter isso (vide os feats com descrições mínimas da 3e) e para servir de base. Eles podem ser mudados e alterados como vocês quiserem, enquanto os efeitos mecânicos não forem alterados.

Uma bola de fogo não precisa ser uma bola de fogo, um poder que descreve um único ataque pode ser descrito como uma série de golpes, um poder que permite se mover pode ser descrito como um teleporte, pulo, acrobacia ou o que vocês quiserem, etc. e etc.

Então sejam criativos. E lembrem que vou estar usando as regras de stunts, então descrições criativas vão receber bônus.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: