Skip to content

D&D Insider

01/06/2009
tags: , ,

E está fazendo uma semana que assinei o Insider.
Pra quem não conhece, a Wotc (dona do Dungeons & Dragons) tem no site oficial do jogo um serviço pago que dá acesso a material e ferramentas extras para os jogadores. As antigas Dragon Magazine (revista de D&D dedicada a matérias sobre rpg e regras suplementares para os jogos) e a Dungeon Magazine (revista dedicada a aventuras), que antes eram impressas, passaram por uma reformulação e se tornaram virtuais, podendo ser acessadas somente assim (legalmente). Além disso, o serviço oferece um compendium com todas as regras do sistema, um programa para construir monstros, outro pra distribuir os pontos de atributo dos personagens e (o melhor) o Character Builder, um programa que é baixado para seu computador e recebe atualizações com todo o material publicado pela Wizards.

Dos programas o melhor é o Character Builder. Numa conversa com um jogador na última sessão ouvi uma frase que resume bem o programa: “agora dá preguiça fazer ficha de personagem usando livro”. O programa lista todo o material já públicado pela Wizards (incluindo material do site dela e de todos os suplementos) permitindo construir seus personagens com todas as raças, classes, talentos, equipamentos, paragon paths e todo o resto existente para a 4e. É preciso usar para entender o quanto ele facilita a vida. Pro pessoal que gosta de ‘maximizar’ seus personagens são listas de opções para escolher as que acharem melhores. Pro pessoal que prefere criar personagens ‘com estilo’ é possível construir coisas legais e fora dos clichês sem precisar consultar várias fontes. Ele poupa o trabalho de consulta dos livros e do cálculo dos valores das fichas. O programa cuida do avanço do personagem, permitindo construir qualquer PC do 1 ao 30 nível E visualizar como ele seria num nível específico anterior ao que ele está. Muito útil para Mestres que gostam de ter registros das fichas dos PCs ou para jogadores que gostam de fazer progressões dos personagens.
Além disso, a ficha que ele imprime vem com ‘power cards’ prontos, aquelas cartinhas de poderes com valores já calculados para o seu personagem.

O Compendium tem me servido bastante na construção de sessões. É fácil de pesquisar e útil quando você precisa descobrir como uma regra específica funciona, qual os modificadores para determinada raça ou como funciona uma certa habilidade. Tudo isso sem consultar um livro. É quase um wiki de D&D (com a diferença de ser mais confiável e pago).

O programa de construção de monstros até agora não foi útil assim como o de distribuição de pontos. O primeiro é uma idéia interessante mas que não tenho necessidade agora e o segundo acho uma bobagem, já que o Livro do Jogador já traz uma tabela pronta com isso.

Das matérias da Dragon, elas tem sido bem úteis. Regras novas, dicas para jogadores, material de campanha. A sensação é que estou lendo a Dragon antiga, só que mais equilibrada e com menos material por mês (e isso é importante ressaltar, é menos material por mês do que a Dragon na sua versão revista).

A Dungeon tem trazido algumas aventuras interessantes, mas existe uma ênfase grande em construir séries de aventuras que sirvam como campanhas. O Mestre só precisaria imprimir e usar. O que é bom para iniciantes, mas elas tendem a ser simplistas para quem já tem mais experiência. Pretendo usar algumas, mas vou ter que aumentar elas um pouco antes. O bom da Dungeon nesses últimos tempos é que eles tem trazido bastante material útil para Mestres que não querem se dar ao trabalho de construir regiões ou cidades. Normalmente são explicações simples com alguns dados essenciais e um mapa, o suficiente para jogar nelas.

Ainda estou começando a usar o Insider e ele vai passar por modificações nos próximos meses, entretanto já consigo ter uma opinião sobre o serviço: ele é bom se você é o Mestre do grupo ou um jogador de D&D que gosta de ler sobre o jogo (e não quer fazer downloads ilegais).
Eu me encaixo nos dois casos, então pra mim está valendo. Daqui a algum tempo, pós modificações, faço outra análise e já falo como as coisas ficaram.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 02/06/2009 1:57 am

    O Char Builder é muito bom mesmo.
    Já as ferramentas web, como o gerador de encontros, eu usei, mas não curti tanto. Meio lerdo, ruim de ver as estatísticas. É bom se vc usar com bastante antecedência. Ainda prefiro escolher os monstros antes e imprimi-los pra ficar com a ficha na mão

    • poneiriders permalink*
      02/06/2009 7:58 pm

      Eu percebi que o Insider é meio irregular em estabilidade com alguns navegadores, variando de acordo com a versão deles. Em casa eu consigo usar ele com o Firefox e o Opera, mas em outros computadores o Firefox não funciona (acredito que por diferença de versão). Em qualquer lugar, o IE sempre funcionou bem pra mim. Talvez seja por isso o problema de lerdeza do programa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: