Skip to content

Pequeno update no meu Ravenloft 4e

19/06/2009
tags: , , ,

Rápida e pequena atualização no sistema que eu já tinha discutido aqui. Esta atualização serve principalmente para manter o assunto na minha mente e evitar que eu esqueça das idéias que tive.
Primeiro, vou começar a chamar as insanidades temporárias de perturbações. Mais fácil para me referir.

Segundo, em vez de o limite que pode ser alcançado em pontos de insanidade e que provocam o ganho de alguma perturbação permanente ser igual ao nível, passa a ser 10 pontos no heroic tier, 20 no paragon e 30 no epic.
Prefiro manter assim porque:
a) por nível fazia com que não fosse seguro utilizar de situações que possam provocar o ganho de insanidade até o 7 nível dos personagens. Antes era muito fácil ganhar pontos suficientes para ter insanidade permanente em um ou dois saving throws. Como pretendo colocar pelo menos duas situações que podem provocar o ganho de insanidade por sessão (o que eu acho um bom número pra uma sessão de Ravenloft), isso significa que antes do 6 nível os personagens já teriam uma pilha de perturbações diferentes;
b) por atributo tende a privilegiar personagens que tenham os atributos em questão como primários. Considerando a importância dos atributos primários nessa edição, isso seria um desequilíbrio grande entre as classes.

Terceiro, as perturbações podem ser divididas em ativas e passivas. Perturbações ativas são aquelas provocadas por um gatilho durante a sessão. Fobias graves seriam exemplos de perturbações ativas: é necessário que o objeto/situação que provoca a fobia esteja presente para que a perturbação funcione.
Perturbações passivas são constantes e independem de fatores externos. Depressão seria um exemplo de perturbação passiva.

Quero tentar passar para o papel pelo menos algumas das perturbações durante esse fim de semana. Assim que conseguir um bom número começo a colocar elas aqui também.

Agradecimento ao Cebola pela idéia dos gatilhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: