Skip to content

Miniaturas e D&D: uma longa história

26/06/2009

Hoje quem não tem DDI deu sorte, sairam vários artigos bons e de graça. Esse aqui trata sobre D&D e o uso de miniaturas, desde a época da primeira edição.
O autor (Steve Winter) fala do surgimento do D&D e como era esperado que os jogadores conhecessem e tivessem miniaturas, mesmo que não fosse fundamental (apesar de citações indicarem que era bom pelo menos utilizar um substituto pra elas e o sistema básico de combate ser retirado de um jogo de miniaturas).
E então vai avançando no tempo e falando sobre como elas foram sendo usadas ao longo das edições. O autor então afirma que somente na segunda edição do Advanced elas foram realmente deixadas de lado, tendo somente uma menção no livro básico (isso porque o sistema passou a usar medidas mais facilmente compreensíveis em jogo sem necessidade de miniaturas). E retornaram na 3e e voltaram ainda com mais força na 4e.
Como está livre pra quem quiser ler não vou falar muito mais. Achei interessante e não soa como ‘defesa’ a decisão de utilizar miniaturas no sistema, parece mesmo uma tentativa de lembrar a história das miniaturas ao longo das várias edições do jogo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: