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Olhando o Psion e Eberron 4e através do Builder

07/07/2009

E estou brincando com o Builder enquanto olho as coisas novas que entraram.

Changelings ganham bônus em Carisma e podem escolher entre bônus de Destreza ou Inteligência. Ganharam dois poderes também, um pra se transformar at will e outro para fazer Bluff em combate como minor action (poder de encontro).

Kalashtars ganham bônus em Carisma e Sabedoria. Os poderes psíquicos foram simulados com uma telepatia que permite falar com qualquer criatura que fale uma linguagem própria.

Warforged é algo que nunca liguei, mas acredito que não mudou muito. Vou montar um depois para ver como fica. Artificer sofreu algumas alterações, deu pra notar. Vou montar um mais tarde também para ver como fica.

Vou tentar um Changeling Psion então. Só um build está aberto, o primeiro poder permite fazer um adversário dar combat advantage para o próximo aliado que atacar. O segundo permite mandar mensagens curtas para pessoas próximas.

As melhorias dos poderes at will são chamadas ‘augment’ e podem ser pagos com pontos. O que faz eles variarem é um aumento de dano, mudança na duração ou tipo de condição. Nada surpreendente.

Todas as marcas de Eberron viraram feats. Depois vou brincar um pouco com isso.

Aparentemente poderes utility de encontro ainda existem. São só os de ataque que o psion não ganha.

Fiz até o nível 13 dele. Ficou assim (sem itens):
level 13
Changeling, Psion
Discipline Focus: Telepathy Focus

FINAL ABILITY SCORES
Str 9, Con 11, Dex 11, Int 23, Wis 12, Cha 19.

STARTING ABILITY SCORES
Str 8, Con 10, Dex 10, Int 18, Wis 11, Cha 14.

AC: 22 Fort: 16 Reflex: 22 Will: 23
HP: 71 Surges: 6 Surge Value: 17

TRAINED SKILLS
Intimidate +15, Arcana +17, Diplomacy +15, Bluff +17

UNTRAINED SKILLS
Acrobatics +6, Dungeoneering +7, Endurance +6, Heal +7, History +12, Insight +9, Nature +7, Perception +7, Religion +12, Stealth +6, Streetwise +10, Thievery +6, Athletics +5

FEATS
Psion: Ritual Caster
Level 1: Discipline Adept
Level 2: Implement Expertise (orb)
Level 4: Aberrant Mark of Contagion
Level 6: Precise Mind
Level 8: Feign Injury
Level 10: Improved Initiative
Level 11: Psychic Lock
Level 12: Devastating Critical

POWERS
Psion at-will 1: Memory Hole
Psion at-will 1: Dishearten
Psion daily 1: Mental Trauma
Psion utility 2: Intellect Fortress
Psion at-will 3: Betrayal
Psion daily 5: Hypnotic Pulse
Psion utility 6: Steadfast Stanchion
Psion at-will 7: Mind Break (replaces Memory Hole)
Psion daily 9: Mind Blast
Psion utility 10: Intellect Leech
Psion at-will 13: Mind Wipe (replaces Betrayal)

Olhando as ‘cartas’ dos poderes, elas são feitas separadamente para cada augment. Ou seja, o mesmo poder é listado três vezes, a primeira sem nenhum augment, a segunda com o primeiro augment e o terceira com o segundo augment. Bastante coisa pra imprimir.

No nível 13, os poderes estão com um valor de +12 para o ataque e 1d8 +6 nos at will, 2d6 a 3d8 +6 nos diários. Bastante poder para causar dano em área e dar vulnerabilidade a mais dano psíquico, além de habilidades como mover e obrigar o alvo a atacar alguém (simulando controle mental, que eu lembre o mago e o warlock tem coisas similares).

Acaba sendo uma ficha um pouco estranha de ler. Qualquer hora vou fazer um mais completo, com itens e etc., pra ver como fica.

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