Skip to content

Psiônicos e futuro da 4e

13/07/2009

E na matéria de Design & Development desse mês trata da classe Psiônicos. Fala rapidamente da história dos psiônicos em D&D, mostra as falhas e acertos nas versões anteriores do sistema e já fala um pouco sobre qual a direção dos próximos suplementos de D&D.

O artigo mostra a origem dos psiônicos em D&D (um suplemento de 1976), falando de como foram usados ao longo do tempo e como as regras foram mudando, inclusive das falhas que elas possuíam.

Então é repassado rapidamente o modelo utilizado na construção, que considerou possíveis problemas como abusos possíveis para o sistema de pontos ou dificuldades de utilização dele no sistema de multiclasse atual. Interessante pra quem gostar de ler sobre mecânica de jogos.

E vamos para a parte interessante. Os designers falam que para continuar inovando com o sistema e dar uma sensação de novidade as classes, foi determinado que os próximos suplementos (a partir do PH3, pelo menos) devem começar a trazer mecânicas mais diferenciadas dos modelos atuais. Como o sistema de pontos dos psiônicos.

A opinião dos designers é que com tanto tempo no mercado, os jogadores do sistema já tem domínio suficiente para dominar coisas mais avançadas. Os livros iniciais (PH1, PH2) são boas bases para quem está começando e os livros dali em diante servem pra quem consegue lidar com coisas mais complexas.

Gostei dessa notícia. Muito. Porque isso pode permitir uma adaptação melhor dos próximos cenários a serem convertidos pra 4e, pois permite que os designers façam mecânicas fora do padrão para adaptar as características específicas de cada cenário.

O que poderia ajudar cenários como Dark Sun e Dragonlance a serem adaptados sem causar revolta nos fãs. Sim, eu sei que é utópico.

Artigo fechado para assinantes também, então não repasso link.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: