Skip to content

Teóricos e o excesso de comunicação

05/08/2009
tags: ,

Estava lendo alguns blogs que gosto de acompanhar e o artigo de hoje do ‘RPG Dumping Ground’ me chamou a atenção. Em resumo, defende a idéia que o excesso de comunicação tende a homogeneizar as idéias circulando, sendo que blogs e fóruns são uma forma de criar grupos de pessoas com pensamentos similares que seguem a tendência dominante naquele território.

O artigo se baseia ainda em outro artigo e está todo em inglês, mas pra quem conseguir ler é interessante. Curto e simples (como eu prefiro), ele levanta uma série de questionamentos quanto a forma como as pessoas utilizam das facilidades da comunicação atual. Não concordo completamente, mas também não discordo que a homogeneização exista.

Pra quem quiser ler, aqui.

2 Comentários leave one →
  1. 06/08/2009 1:04 pm

    É uma generelização um pouco radical não? Imaginar que blogs/fóruns e outros meios de comunicação homogeinizem o pensamento dos jogadores. Será que o que acontece não é justamente o contrário? Estes meios conseguem reunir pessoas que JÁ pensavam desta forma em um mesmo lugar?

    PS: você já enviou o banner para o PopRank?

    Abraços,

    • 06/08/2009 1:26 pm

      Uhum. É radical mesmo, mas eu gostei porque a argumentação leva ao questionamento. Eu concordo que a homogeneização existe, porque pessoas tendem a procurar aceitação em grupos e tendem a ter uma melhor aceitação a idéias de pessoas que elas confiam/admiram/se sentem próximas. Nota que não estou dizendo que foruns/blogs criam zumbis ou que todo blog/fórum gera pessoas sem mente, é só uma questão de mais facilidade de aceitação de certas idéias, o que tende a gerar um grupo de conhecimentos partilhados (paradigma dominante).
      O ponto que eu mais gostei do artigo foi exatamente a questão de que essa similaridade entre as pessoas, mais o meu raciocínio do desejo de aceitação, faz as pessoas desenvolverem raciocínios similares e pode levar ao sufocamento de idéias que quebrem o paradigma vingente.
      É o tipo de artigo mais para pensar, não necessariamente concordar.

      Ps.: Que eu lembre, enviei. Mas se houve algum problema com o e-mail dá um toque que envio de novo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: