Skip to content

Iniciativa M&M: Jonah Hex e Man with No Name

10/08/2009

jonah_hex__1
Um pouco atrasado, resolvi fazer para essa fase da Iniciativa a adaptação do Jonah Hex e falar um pouco sobre campanhas de faroeste.

Jonah Hex é um personagem da DC que, na maioria das suas versões, era um ex-soldado Confederado com o lado direito do rosto deformado por queimaduras e que viaja pelo Velho Oeste fazendo justiça segundo seu próprio código de honra.

O conceito do personagem é similar ao Homem Sem Nome (Man with No Name), um tipo de personagem característico de filmes de Velho Oeste. Clint Eastwood fez vários filmes interpretando esse tipo de personagem no seu começo de carreira e acabou por se tornar o ator mais identificado com o papel. Esse tipo de personagem é sempre um pistoleiro anti-herói cujo código de honra faz com que proteja inocentes.

Na maioria das histórias desse tipo de personagem, os vilões são homens ricos e poderosos que dominam (ou são) a lei na região. Eles possuem um grupo de capangas que são utilizados para pressionar outros habitantes locais, normalmente fazendeiros pobres que são donos de terras que o vilão deseja comprar. Quando parece não haver mais esperança para eles um cavaleiro solitário aparece na região e resolve fazer justiça. A história então mostra a luta do ‘homem sem nome’ contra o vilão e se encerra com o herói partindo em direção ao horizonte.

Jona Hex já foi usado diversas vezes para representar esse tipo de personagem e é uma boa forma de mostrar como o sistema pode ser utilizado para construir personagens nesse conceito. Em campanha em vez de um cavaleiro solitário os personagens formariam um grupo, similar ao de ‘Sete Homens e um Destino’ ou ‘Jovens Pistoleiros’. O conceito é ideal para campanhas mais episódicas: os personagens chegam a uma nova cidade, descobrem o problema local e o resolvem, antes de partir novamente em direção ao horizonte. Isso poderia ser oganizado na forma de uma nova cidade por sessão e a única interligação entre as aventuras seria a presença dos personagens.

Personagens nesse tipo de campanha seriam feitos com NPs baixos, 6-8. Poderes seriam proibidos ou permitidos somente na forma de ‘Poderes como feitos’ (do Manual do Malfeitor), garantindo que as escolhas feitas representem coisas que não afetem a consistência da campanha (ou seja, algumas poucas graduações de ‘Durão’ são aceitáveis, ‘Agarrar Mental’ não). Campanhas assim usam de muitos capangas, cujo número e letalidade vai se elevando ao longo da história. Isso ajuda a reforçar a idéia que os personagens são excepcionais, muito superiores as pessoas comuns.

E abaixo vai a ficha do Jonah, convertido para M&M. Ele serve de base para entender como construir personagens para campanhas de Velho Oeste.

Jonah Woodson Hex
NP 7 (105)
Força 12, Destreza 16, Constituição 14, Inteligência 12, Sabedoria 12, Carisma 10.
Feitos: Durão 2, Ação em Movimento, Ataque Acurado, Ataque Poderoso, Equipamento 4, Especialização em Ataque (pistolas), Crítico Aprimorado (pistolas), Foco em Ataque (à distância) 2, Iniciativa Aprimorada 2, Tiro Preciso 1, Rastrear, Saque Rápido.
Perícias: Arte da Fuga +6, Blefar +8, Cavalgar +11, Conhecimento (Educação Cívica) +9, Conhecimento (Cultura Popular) +8, Conhecimento (Atualidades) +10, Diplomacia +6, Furtividade +10, Intimidar +11, Lidar com Animais +8, Medicina +8, Notar +10, Obter Informação +9, Procurar +10, Sobrevivência +12.
Iniciativa +11, Ataque +6 (+8 a distância, +10 com pistolas), Dano +4 (pistolas), Defesa 17, Resistência +5 (+4 sem a jaqueta), Fortitude +7, Reflexos +7, Vontade +6.
Equipamentos: Duas pistolas pesadas, jaqueta de couro.
Total: 105 pontos

E sobraram 3 pontos de equipamentos, caso alguém queira usar esse personagem um dia. Como dá pra notar, o foco acaba ficando nas perícias e feitos, já que não existem poderes onde gastar pontos.

3 Comentários leave one →
  1. Arquimago permalink
    19/08/2009 8:29 pm

    Gostei desse tipo de personagem “homem sem nome” a ficha também está bem interessante, a não existência de poderes ficou interessante

    • 19/08/2009 8:48 pm

      Valeu🙂
      Acabei fazendo sem poderes para tentar fazer algo mais próximo de uma pessoa comum (apesar do NP). Se fosse incluir, seriam truques com a pistola ou algo do tipo mas não achei que fosse necessário para o personagem.

Trackbacks

  1. Trailer de Jonah Hex « Ponei Riders Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: