Skip to content

Ravenloft 4e: O que está dando certo, o que eu quero melhorar

19/08/2009

Após uma mini-maratona de Supernatural no final de semana, fiquei pensando na campanha de Ravenloft. Está divertida e eu quero que continue, então resolvi avaliar o que está indo bem e que pode ser melhorado.

Vou começar avaliando minhas falhas e coisas que preciso melhorar:
a) Tenho que deixar a preguiça de lado e terminar aquela segunda versão do guia básico da campanha. A gente está usando já várias coisas diferentes da versão original, vi muita coisa que não funcionou em mesa e por isso deixei de usar (como aquela recuperação natural mais lenta). Além disso tenho que fazer a versão final das regras de insanidade, o rascunho já está pronto é só passar a limpo;
b) Sobre insanidade, tá na hora de começar a usar mais isso durante a sessão. Tenho usado muito pouco dessa ferramenta durante as sessões e uma das marcas de Ravenloft é a necessidade de lidar com medo e insanidade;
c) Tenho que deixar de falar tanto na terceira pessoa. Essa eu notei na nossa sessão de W&W. Eu tenho falado muitas vezes em terceira pessoa em conversas de PCs e NPCs. Usar isso pra descrever a ação de um NPC tudo bem ou numa conversa de pouca importância, certo. Usar com a freqüência que eu tenho usado, não;
d) Tenho dito muito ‘não’ durante o jogo. Não necessariamente através da palavra em si, mas através de muitas negativas. Eu sou um cara que defende usar ‘sim’ sempre que possível, tá na hora de praticar mais isso.

Até agora, o que eu tenho gostado da campanha foi:
a) Está sendo uma boa maneira de testar a nova edição;
b) Faz anos que eu não mestrava em Ravenloft, está sendo divertido voltar ao cenário;
c) O mais importante: o grupo de jogadores é bom. Todo mundo tem bom senso, as pessoas são maduras e não tivemos nenhum problema até agora. Todo mundo tem contribuído com a campanha.

O que eu percebo que o grupo poderia melhorar:
a) Tem gente me devendo histórico até hoje. A maioria me passou, mas não todos;
b) Agir mais como grupo. Quando a situação realmente aperta vocês agem como grupo, mas fora dessas situações tomem cuidado com excesso de individualismo;
c) Atenção. Maior parte do tempo isso não é problema, mas ocasionalmente alguém se empolga demais nas piadas.

Próxima sessão deve ser pra gente conseguir encerrar algumas das sidequests em aberto. Também já providenciei combates com os homens-serpentes, algo que o GG já vinha me pedindo a tempos.

Se alguém quiser sugerir alguma coisa, pedir alguma coisa, reclamar de alguma coisa, lembrem que estou sempre disponível. Entro no MSN quase toda noite e leio o e-mail várias vezes ao dia e acredito que todo mundo consegue entrar em contato comigo se precisar.

2 Comentários leave one →
  1. 20/08/2009 5:26 am

    Se o excesso de curas ainda for algo que tu quer evitar, dá uma olhada nos efeitos da Mournlands. Eberron CG. Basicamente, enquanto você estiver sangrando, seu valor de pulso cai pela metade. Dessa forma, é melhor você se prevenir e curar antes que as feridas realmente abram. Ajuda a diminuir aqueles “combos de cura” extremamente fáceis de se fazer e que tiram o cara do “morrendo” pro “quase inteiro” em um turno.

    • 20/08/2009 11:17 am

      Por enquanto não apareceram combos de cura no grupo, pra minha sorte. Vou por enquanto tentar manter o modelo de cura na forma padrão do jogo.
      O que eu acreditava ser um problema era a facilidade em recuperar todos os pontos de vida entre os combates. Desde que comecei a mestrar notei que mesmo que seja fácil recuperar pvs entre combates, é ainda mais fácil perder eles DURANTE o combate. E como é mais difícil recuperar pvs nessas situações, não é incomum deixar alguns dos personagens com poucos pvs. Agora que entendi isso a questão dos pvs não me parece problemática.

Deixe um comentário

