Skip to content

Forgotten Realms: Não foi culpa da 4e

20/08/2009

Eu vejo todas as semanas alguém reclamar da nova edição de Forgotten Realms e o que os autores fizeram com o cenário. Pelo menos metade das vezes a pessoa reclamando associa as mudanças com a 4e e diz que elas ocorreram para permitir que o sistema fosse usado na nova edição.

Sempre achei engraçada essa afirmação, pois estou jogando uma campanha de 4e em Forgotten antigo, pré-modificações, e até agora não tivemos problemas. Sempre achei que as mudanças tivessem sido feitas para atender alguma demanda dos fãs ou novos jogadores.

Ontem foi comentado no site da Wizards sobre as mudanças de Eberron para a nova edição e os próximos romances e material a ser lançado para o cenário. Hoje foi a vez de Forgotten Realms ter o mesmo tratamento. E olha só o que tem no meio:

“Part of the goal of 4th Edition was to put the awe, and the mystery, back into the game; the 100 years of the Spellplague helped re-instill this in part by negating the weight of history that new players felt they had to know about the Realms.”

Ou seja, assim como acontece nos quadrinhos de tempos e tempos, essa ‘Crise’ em Forgotten serviu para tentar diminuir a complexidade do cenário e facilitar a introdução de novos jogadores.

Ou seja, a resposta oficial da editora é que as mudanças não ocorreram devido a incompatibilidade de sistema x cenário, mas para reformular e atrair novos jogadores (similar ao que já ocorreu em outros sistemas/cenários, como WoD e L5R). Claro, nem sempre isso dá certo (eu me recuso a mestrar L5R na cronologia atual, por exemplo).


Para quem quiser ler o artigo, aqui.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: