Skip to content

Itens mágicos na 4e: excesso de fluff

21/08/2009

Fluff é o termo utilizado para se referir a parte descritiva nos livros de RPG. Crunch é o termo utilizado para a parte técnica, mecânica.

Um problema no começo da 3e era o excesso de prestiges classes quase sem descrição e focadas só em crunch. Os fãs reclamaram e a situação se inverteu: as prestiges começaram a receber um excesso de descrição (chegando ao extremo de dar personagens exemplos).

Acredito que algo similar vai acontecer na 4e com os itens mágicos. Hoje foi disponibilizado no Insider o artigo “Bazaar of the Bizarre: Primal Treasures”, focado em novos itens mágicos para personagens do power source primal. E a maioria dos itens mágicos está sendo descrito no espaço de duas a três colunas (sendo que cada página dos artigos tem três colunas por página). A maior parte da descrição é gasta com fluff, com um histórico sobre o item e alguns ganchos pra usar em campanha.

Conceitualmente isso não é ruim (dar história para os itens faz com que se tornem mais interessantes), mas quase uma página? Legal a preocupação com dar descrição e incentivar a atitude de valorização dos itens mágicos, mas eu preferia algo mais simplificado e com mais crunch.

Pra quem assina o Insider, aqui.

2 Comentários leave one →
  1. 21/08/2009 5:07 pm

    é….. eles estão dando ouvidos as pessoas que tantam reclamavam da 4e por falta de fluff.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: