Skip to content

Seminário sobre criação de aventuras e 4e Old School

28/08/2009

Disponibilizaram hoje um resumo do seminário feito na GenCon (com participação de Bruce Cordell, Greg Bilsland e Rob Schwalb) sobre o processo de criação de aventuras na 4e.

O resumo ficou seco, um gravação em aúdio ou algo que citasse as frases utilizadas pelo grupo teria sido melhor, mas no meio dá pra tirar algumas coisas boas pra campanha. O que eu gostei mais foi:

a) Skill challenges servem só como um script básico, uma série de anotações de apoio para o momento do jogo mas que não são leis ou diretrizes fixas que devem ser seguidas ao pé da letra. E que o processo de resolução do skill challenge deve primeiro considerar como em jogo os personagens estão reagindo a ele, para então selecionar as perícias adequadas. Traduzindo, faça anotações básicas sobre como você espera que os jogadores resolvam o problema e tenha mente aberta para se adaptar as novas idéias que eles terão durante o jogo. Ou seja, o que eu e mais um bando de pessoas já dizem a tempos pro pessoal que reclama que ‘skill challenges acabam com a interpretação’;
b) Aventuras oficiais são voltadas para o combate porque os autores não tem como conhecer cada grupo que irá jogar aquela aventura. Sem essa possibilidade, eles preferem se concentrar na ação e incluir o básico de plot e cenário para que cada mestre insira as partes de interpretação como e onde quiser durante as aventuras.
c) Um deles sugere que o heroic tier é old school. Sinto o nerdrage se acumulando🙂

O resumo do seminário poderia ter sido melhor, mas vale a pena ler mesmo assim. Pra quem quiser, aqui.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: