Skip to content

Update: Número de assinaturas do Insider (?) e Wiki

31/08/2009

Primeiro, algo que eu já devia ter percebido semana passada. Finalmente está disponível o número de assinaturas do Insider.

Pelo menos no meu caso, não precisei entrar no grupo do Insider na nova comunidade da Wizards. Minha conta já veio com ele assinado automaticamente. SE isso ocorreu para todos os assinantes, isso significa que existem em torno de 5.800 assinaturas do Insider atualmente.

Estou contando como assinaturas em vez de assinantes porque parece ter virado prática comum o grupo de jogo dividir a assinatura. Considerando que a Wizards disponibiliza 5 updates por mês dos aplicativos oferecidos com o serviço, acredito que a própria empresa já esperava essa prática. Então não dá pra dizer que esse valor seja o número real de jogadores que usam do serviço, mas finalmente é possível saber como foi a aceitação do serviço.

Edit: E vasculhei um pouco mais a comunidade pra tentar confirmar isso. Aparentemente, tem um ‘porém’ na minha análise: somente assinantes do Insider QUE estavam cadastrados no fórum antigo (meu caso) ou estão cadastrados agora na nova comunidade, entram nessa contagem.
‘Aparentemente’ porque tem algo estranho nisso tudo. Que eu lembre, a algum tempo a assinatura do Insider e do fórum antigo passaram a ser numa única conta. Por isso, quem tinha conta no Insider antigo automaticamente teria conta pra utilizar no fórum (segundo o modelo antigo). Logo, todos os assinantes do Insider automaticamente eram participantes do fórum e 5.800 seria o número de assinaturas do Insider. O problema é que estou puxando isso de memória e é o tipo de coisa que não é mais possível confirmar (já que não é mais possível entrar nos fóruns antigos).
Se a versão de que assinaturas no fórum e assinaturas do serviço são tratadas de forma separada, então só é possível saber que o número de assinaturas do Insider já ultrapassou 5.800. Considerando que cada assinatura corresponde a um jogador e supondo que de cada dois jogadores somente um se cadastrou nos fóruns antigos ou na nova comunidade (supondo um número baixo), isso significa algo entre 11.000 e 12.000 assinaturas.
Não considerando isso e avaliando que o número de assinaturas é igual ao número de membros do grupo Insider e ainda considerando uma média de 1,5 jogadores por assinatura (considerando a prática da assinatura em grupo e colocando uma média baixa) ainda assim teríamos próximo de 9000 jogadores usando o serviço.
E se o número de membros do grupo só conta membros do Insider cadastrados na comunidade, considerando uma média de 1,5 jogadores por assinatura e que somente uma em cada duas assinaturas está na comunidade (e assim no grupo Insider) teríamos em torno de 17.000 jogadores usando o serviço.
Em qualquer das análises, olhando alguns charts de número de jogadores de MMOs por aí o número de assinaturas do serviço já estaria em torno dos valores de alguns MMOs pequenos.

E considerando somente o número de assinantes no grupo da comunidade, o Insider já estaria rendendo mais de $45.000 dólares/mês (numa média usando assinaturas como $8 dólares por mês). Considerando isso em 12 meses, se alcançaria um valor de mais de $ 500.000 dólares/ano. Esse valor aumenta de acordo com qual da duas hipóteses for verdadeira: o número ali corresponde ao total de assinaturas ou o número ali corresponde somente ao total de assinaturas que também participam da nova comunidade.

Meio milhão ano só com os serviços virtuais numa análise pessimista e conservadora. E tem gente que ainda prega o fracasso da nova edição.

Se alguma alma caridosa que pretende assinar o Insider puder ajudar, eu agradeço. É só verificar após a assinatura se ela já é automaticamente adicionada a comunidade virtual da Wizards e adicionada como membro do Insider ou se ela precisa fazer um cadastro separado pra isso.

Quanto ao Wiki, estou me referindo também ao grupo do Insider. Aparentemente, o wiki desse grupo vai servir como local para colocar aventuras e material das Dragons e Dungeons de forma mais organizada e num único lugar. Estou com essa impressão (e por enquanto é só impressão) porque começaram a adicionar no wiki do grupo aventuras publicadas na Dungeon, organizadas de acordo com o nível, breve resumo e link para a página de download da aventura. Acredito que o resto do material vai ser todo catalogado dessa forma também, permitindo assim o acesso a ele através do wiki. Então futuramente se alguém procurar nesse wiki informações sobre os Drow, por exemplo, vai achar lá todas as aventuras e matérias envolvendo essa raça.

Com o CBuilder reunindo todas as informações referentes a criação de personagem, o Compendium com as regras gerais e de monstros e o wiki (aparentemente) servindo como local para reunir e organizar as matérias das duas revistas, pelo jeito essa vai ser a edição mais bem organizada do jogo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: