Skip to content

Relato de jogo old school

09/09/2009
tags: , ,

Um relato breve de uma campanha old school sendo jogada pelo autor do blog Hero Press.

Num estilo verdadeiramente old school, sem memórias nostálgicas filtrando a percepção. O resultado das jogadas é o que cai no dado (e não importa quantos pvs o seu personagem ainda possui), a aleatoriedade é maior (‘quem mandou tentar escolher a porta da esquerda em vez da direita?’) e os personagens iniciais são um bando com pouca experiência e num nível de poder bem abaixo do padrão de D&D atual. E dungeons, claro. Surras e mortes de personagens-jogadores acabam se tornando algo comum.

Isso lembra muito minhas primeiras campanhas. A nostalgia daquela época é boa, mas voltar a jogar campanhas em que o índice de mortalidade dos personagens era tão alto e a sobrevivência era tão dependente de sorte não é algo que eu gostaria de fazer. Eu até conseguiria jogar novamente algumas aventuras daquela época, só que os personagens seriam construídos com 2 linhas de histórico e da maneira mais simples possível. Demorei pra aprender que não vale a pena investir no personagem quando ele pode morrer por situações completamente fora do meu controle.

Vai ver que por isso que comecei a gostar mais do jogo do Ad&d em diante, quando os personagens começaram a se afastar mais do ‘homem comum’ e o sistema começou a privilegiar os personagens-jogadores. Claro que ainda faltava muito pro estilo que se tornou hoje, mas a diferenciação e a chance de sobrevivência já haviam melhorado em relação ao D&D antigo e verdadeiramente ‘old school’.

Ocasionalmente seu personagem ainda era atacado por algo inesperado, como a cortina da sala (não é piada), mas no geral a atitude já melhorava e o pensamento de ‘mestre x jogadores’, apesar de ainda dominante já havia sido atenuado.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: