Skip to content

Trabalhando mais algumas idéias

16/09/2009

Para minha futura campanha de Dragonlance. Ainda estamos jogando Ravenloft 4e e estou gostando muito disso, mas de vez em quando paro pra pensar em coisas que gostaria de implementar na minha próxima campanha (que imagino que deve começar em fevereiro de 2010).

Como já tinha discutido anteriormente, estou querendo fazer uma campanha com mais personagens do que jogadores. A idéia é que cada jogador tenha mais de um personagem e eles se dividam em grupos para realizar coisas diferentes ao mesmo tempo (simulando história como Senhor dos Anéis e a triologia clássica de Dragonlance).

Li esse artigo aqui hoje e fiquei pensando se não posso ir mais longe. O artigo sugere que para evitar que os outros jogadores não tenham o que fazer quando o grupo se separa, que o Mestre permita que eles assumam o papel de NPCs temporariamente. Isso em cenas menores, como momentos de investigação ou quando estão passando o tempo numa cidade.

Então fiquei pensando, será que não dá pra ir mais longe na questão dos NPCs? Quando mestrar Dragonlance, acredito que vou fazer mais do que somente deixar eles jogarem com um número maior de personagens. Além disso, não vou me preocupar se em algum momento algum personagem do grupo resolver se afastar para realizar uma missão. Nesses casos eu vou permitir que os outros jogadores assumam NPCs da história para acompanhar o personagem.

Exemplo: No início de uma sessão de jogo, um grupo de personagens descobre que o território onde eles estão vai ser invadido por minotauros nas próximas semanas. Eles precisam partir para a cidade mais próxima avisar a população e começar a reunir um exército. Ao mesmo tempo, o mago do grupo é convocado para se apresentar numa das Torres da Alta Magia. O assunto é algo que diz respeito somente ao mago do grupo, então não faz sentido os personagens se dividirem. O mago então vai sozinho até uma das Torres. Isso é feito numa sessão separada. O jogador que estava usando o mago, se não tiver um outro personagem para continuar com o grupo, assume o papel de um NPC. Talvez o líder da guarda da cidade onde eles vão. Ele joga então com esse personagem até o fim da sessão.

Na sessão seguinte, é a vez do personagem mago fazer sua viagem até uma das torres. No caminho ele encontra um grupo de personagens que tem um objetivo similar. Pode ser um grupo de magos se dirigindo para o mesmo local. Pode ser uma delegação élfica indo pedir ajuda na Torre. O importante é que serão NPCs controlados pelos jogadores dos outros personagens, que possuem um objetivo definido que torna interessante acompanhar o mago (o que pode ser definido de comum acordo com os jogadores) e eles só precisam existir durante essa sessão.

Quando essa troca por NPC tem que ser feita durante a sessão, o melhor vai ser assumir uma ficha de NPC simples (como as do MM). Quando a troca ocorre entre sessões, os jogadores podem escolher construir as fichas se quiserem (ou o Mestre faz isso e repassa).

Isso dá mais oportunidade para experimentar personagens diferentes, mostra que existem mais pessoas ao redor dos personagens vivendo coisas importantes, dá mais liberdade de ação (o jogador não tem que se preocupar em se manter com o grupo), evita a necessidade de sessões ‘de dupla’ com somente um jogador e um mestre.

E além disso, facilita a morte de personagens. Se os NPCs não precisam durar mais do que uma sessão, então eles podem morrer sem causar impacto na continuidade da campanha.

O XP continuaria da forma como eu havia imaginado, todos os personagens-jogadores ganham XP mesmo que não participem da sessão. Isso permite manter o equilíbrio de níveis do grupo.

Ainda vou parar pra analisar mais isso, mas acho que é uma opção. Meu grupo tem alguns jogadores que gostam de se dividir e ir resolver coisas sozinhos, isso é uma forma de permitir que eles continuem fazendo isso sem precisar deixar o resto do grupo esperando sua vez (ou fazer as ‘sessões de dupla’).

One Comment leave one →
  1. Youkai X permalink
    16/09/2009 3:04 pm

    É uma idéia bem interessante, quem sabe eu possa implementar com o tempo tais idéias, pois eu já sofri muito com “sessões de dupla”😄

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: