Skip to content

M&M: Folheando o Hero High

30/09/2009

Enquanto espero meu Mecha & Manga chegar, vou lendo o Hero High. Pra quem não conhece, esse suplemento de M&M trata sobre campanhas com super-heróis adolescentes.

Antes de começar a comentar é bom deixar claro uma diferença importante de suplementos como esse: eles não são coleções de novas mecânicas feitas para aumentar o poder de combate dos personagens-jogadores. Suplementos de M&M que tratam de gêneros (como Hero High e Iron Age) trazem novas mecânicas e algum material em regras, mas o foco é tratar sobre como construir e jogar campanhas nesses ambientes.

Hero High é um bom exemplo disso. O primeiro capítulo do livro discute sobre o gênero de heróis adolescentes, falando sobre as várias formas que eles já foram representados nas diferentes épocas dos quadrinhos e histórias em geral analisando sua presença desde as lendas do mundo antigo até os quadrinhos de hoje. Esse capítulo vem com um bônus que fãs de comics vão gostar, pequenos testemunhos de vários autores famosos. Eles vão desde Robert Kirkman (Invincible, The Walking Dead) até o próprio Stan Lee. O capítulo é curto, mas dá uma boa introdução no assunto.

O segundo capítulo trata das regras em si. Ele comenta sobre os diferentes NPs de acordo com a época a ser jogada (NP 5 na Pulp Age, 8-10 na Era Moderna). Ele discute algumas regras opcionais para melhor representar adolescentes (como começar com atributos em níveis mais baixos que o padrão). Três feitos novos (um deles permite ser tão ‘fofinho’ que as pessoas tem dificuldade em fazer mal ao personagem) e duas desvantagens novas. Mesmo no capítulo mais pesado de regras existem caixas de texto com inspiração para os jogadores, como ‘As dez razões para enviar adolescentes alienígenas para Terra’. Se segue a isso uma lista de arqueótipos prontos, todos com caixas de texto com pequenos históricos para se inspirar ou tirar ganchos pra campanha.

Até agora foram 33 páginas. O terceiro capítulo (e suas 60 páginas) se dedica a comentar sobre campanhas nesse estilo, levantar quais problemas comuns podem ocorrer, sugerir ganchos, dando dicas de construção sobre as histórias. É muito completo, analisando desde os diferentes tipos de escola (da escola comum até a escola de super-heróis), situações e ganchos para personagens cujos pais também sejam super-heróis e enredos comum (como o Freaky Friday, ou a história tradicional de troca de corpos). Ele chega a analisar os diferentes tipos de pais/professores dos heróis, dando uma lista de diferentes tipos, e ganchos sobre como utilizar as dependências escolares (da enfermaria e ginásio até a sala dos professores) nas sessões. E isso tudo só até a página 68, tem quase mais 30 páginas adiante só de idéias e apoio ao mestre. Tem alguma regra aqui e ali, mas é mínimo. Na maior parte é pura descrição e idéias. E coisas bem escritas, que dão vontade de jogar.

O último capítulo trata da Academia Claremont, um centro de ensino dedicado a super-heróis. Feita para Freedom City, como a maior parte do material dessa cidade é genérico o suficiente para ser usado em outros cenários. Eu provavelmente vou roubar alguns desses personagens para minhas futuras campanhas (isso se não der preguiça e acabar usando a academia toda).

Hero High é um ótimo suplemento pra quem gosta do gênero e é fã do sistema. Até hoje só tinha folheado e lido alguns pedaços, é a primeira vez que estou conseguindo ler até o fim. E posso dizer que valeu cada centavo. A única coisa que não gostei é que é tão curto, 121 páginas de texto de qualidade acabam dando vontade de ler mais.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Arquimago permalink
    01/10/2009 6:19 pm

    Realmente textos bons, podem ser maiores, rsrsrsrsrs.

    Suplemento interessante espero que venha logo para o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: