Skip to content

Sobre o Mecha & Manga (de M&M) e a futura campanha de Scion

26/10/2009

Primeiro, sobre o suplemento Mecha & Manga de Mutantes e Malfeitores. Finalmente consegui começar a ler nesse fim de semana. Ainda estou bem no começo do livro (página trinta e poucos) mas até agora me parece tão bom ou melhor que o Hero High.

No pouco que li, já deu para perceber que o livro usa muitas referências para demonstrar o que está falando, chegando a citar exemplos de animes/mangás. Por exemplo, na parte sobre descritores o autor cita Naruto e mostra como dividir os diferentes jutsus em descritores.

Muitas dessas referências são de animes famosos nos anos 80/90, então mesmo quem não acompanha os desenhos atuais consegue entender sobre o que o livro está falando.

Faço uma análise melhor quando terminar de ler, mas por enquanto está valendo o preço. Torço pra que seja traduzido um dia.

Sobre a futura campanha de Scion, devo terminar as adaptações em menos de um mês e depois já é possível começar. Como já comentei, a idéia é jogar Scion usando M&M numa campanha estilo anime. Estou querendo fazer algo shounen com artes marciais, ou seja, história com um tema simples (‘Scions contra os filhos dos Titãs’) e envolvendo bastante ação.

A parte de artes marciais nisso tudo vai ser bem aberta. Quando eu uso o termo artes marciais estou me referindo mais a habilidade de vencer os oponentes do que a artes estruturadas. Nada impede que alguém faça um scion de um deus japonês e que luta kenjutsu, só que um scion dos deuses nórdicos que luta com um machado gigante é igualmente adequado.

O cenário vai ser o Japão atual, numa escola particular criada para incentivar a troca de experiências entre culturas. É o tipo de escola que estrangeiros colocariam os filhos para que eles possam ter uma educação que não seja exclusivamente japonesa. A grade de estudos segue o essencial que seria necessário para uma escola japonesa, mas tem uma grande abragência em outros tópicos, seja com aulas obrigatórias ou classes extras para interessados. Um estudante alemão, por exemplo, poderia fazer aulas sobre história européia e sobre gramática alemã. A escola vai ser bem grande, algo do tamanho do campus de algumas universidades.

Para o resto do mundo ela parece ser dedicada as pessoas comuns (e na sua maior parte é), mas na verdade ela é mantida por um grupo formado por deuses interessados em criar um ambiente protegido onde possam influenciar e ensinar seus filhos. A idéia é que esse grupo seja formado pelos deuses pais/mães dos personagens-jogadores e mais dois ou três deuses, com seus próprios scions. Não quero mais de dez Scions na escola toda, sendo que estou pensando numa escola com duzentos ou trezentos alunos (sim, o tamanho dela vai ser muito maior do que seria esperado para essa quantidade de estudantes).

Inicialmente ia limitar todos os personagens-jogadores a Scions, mas lendo um pouco o Me&Ma (Mecha & Manga) percebi que estava esquecendo de algo importante: são comuns nesse gênero os aliados ‘exóticos’, como seres meio-humanos ou sobrenaturais. Scion tem essa opção também, com algumas criaturas tendo sido criadas pelos deuses ou sendo crias de Titãs que se rebelaram e se uniram aos deuses (como os anões da mitologia nórdica, por exemplo). Então se alguém não quiser jogar com um Scion (ou quiser um aliado mais exótico) tem essa opção. Só entendam que a história principal vai ser sobre os Scions.

Todos os personagens são alunos da escola. Eu cheguei a pensar em permitir professores e coisas do tipo, mas isso ia gerar uma situação de hierarquia que prefiro evitar. Os personagens vão ser todos scions novos, que descobriram a pouco tempo sobre o que são (se todo mundo quiser, dá até pra fazer a primeira aventura sobre essa descoberta). Ainda vou ter que pensar mais na mecânica, mas devo usar bastante coisa do Me&Ma.

Como tinha comentado, estou me inspirando bastante em Veritas, Yu Yu Hakusho e X-1999. Veritas até agora só tem em mangá (manhwa), mas todo mundo já deve ter visto Yu Yu e X-1999 tem tanto filme quanto série de TV (além do mangá).

É provável que Dragonlance comece antes (eu logo vou terminar de ler os dois livros e já estou desenvolvendo todo o conceito na minha cabeça), mas essa de M&M vem logo depois.

One Comment leave one →
  1. Arquimago permalink
    30/10/2009 2:16 am

    O jogo parece interessante, depois fala como ficou e como foi jogo.

Deixe um comentário

