Skip to content

Sobre lojas de rpg, Mago o Despertar e mais algumas coisas

05/04/2010

Hoje ainda começo a adaptar mais uma sociedade de Dragon Fist para M&M, mas antes queria comentar algumas coisas.

Primeiro sobre Mago: O Despertar. Nossa, que livro bom. Para quem não sabe, é a versão de Mago no Novo Mundo das Trevas e saiu traduzido faz pouco tempo. Ele segue alguns conceitos similares ao antigo, como uma guerra entre duas sociedades de magos pelo controle da realidade ou a busca pela ascensão para planos superiores. Algumas coisas foram alteradas, como uma origem unificada para todas as ordens de magia. Ainda tenho que chegar na parte do sistema de magias, mas até agora a leitura foi muito boa. Boa história, ambientação boa para criar campanha (muito material e muitos ganchos para usar), bem escrito e conseguiram fugir do excesso de filosofia da última versão do jogo. Desisti de duas campanhas na versão anterior porque os jogadores não conseguiam entender realmente o jogo, não acredito que isso vai ser um problema na nova edição.

Sobre lojas de rpg, resolvi comentar sobre alguns causos que já me aconteceram. Vou comentar sobre duas grandes e nacionais e duas menores, aqui do sul. As nacionais porque são de interesse de qualquer rpgista brasileiro, as do sul para dar uma ajuda ao hobby aqui na região (e principalmente, a lojinha que está abrindo).

Antes de continuar quero deixar claro que não estou dizendo que qualquer loja é ‘ruim’ ou que não é seguro fazer compras pela internet. Eu ainda compro muita coisa em lojas virtuais, principalmente livros e raramente tive problemas com isso.

Primeiro a Moonshadows. Já comprei alguns livros de WoD, L5R e dados com eles, a maioria das vezes por internet (e nunca estive na loja física deles). Já tive alguns problemas para conseguir respostas aos e-mails enviados e conheço gente que já desistiu de pedir encomendas grandes porque não conseguia entrar em contato com a loja, mas a situação parece ter melhorado. Os livros sempre chegaram na época combinada, muitas vezes trazendo algum brinde menor como um pequeno poster ou algo do tipo.

Só tive problemas com eles uma vez até hoje. Pedi uma quantidade grande de dados d10 (acho que uns 30 ou 40, não lembro agora) e requisitei que todos fossem da mesma cor (que eu lembre, não especifiquei a cor). Isso é uma mania minha, para evitar confusão e perda de dados (e eu já perdi muitos) gosto de ter a maior quantidade de dados possíveis da mesma cor. Hoje em dia eu dou preferência ao vermelho, porque já percebi que é uma cor fácil de enxergar na maioria das superfícies (por isso, fácil para achar quando algum cai para debaixo da mesa ou rola para algum canto).

O pedido foi confirmado e me disseram que seria possível conseguir a quantidade de dados que queria, na especificação que pedi. Os dados realmente chegaram, na quantidade que eu queria, mas só que em diversas cores e tipos diferentes. Não reclamei porque na época da compra a loja fez um preço especial para mim e alguns dos dados que recebi eram até mais caros do que o tipo que havia pedido, o que compensava a falha na especificação, mas depois dessa só passei a comprar dados em lojas físicas.

De qualquer forma, a Moonshadows é uma loja que eu recomendo sem problemas. Me pareceu a típica loja de aficcionado no hobby e sempre foram muito prestativos.

Sobre a D3 Store, fiz somente duas compras com eles. Pode parecer pouco, mas é que nas duas situações a experiência poderia ter sido menos complicada. Nas duas vezes foram livros, nas duas vezes tive que mandar e-mails para questionar a situação deles.

Na primeira houve uma demora pequena no envio do livro, que me levou a questionar a loja quanto a situação dele. Nada muito ruim, já vi lojas maiores terem atrasos assim, foi mais uma questão de ter experiência em compras online e ter aprendido que é sempre bom cobrar mesmo quando o atraso é pequeno.

Na segunda vez já foi mais complicado. Fiz a transação normalmente e o processo de pagamento ficou esperando para ser completado pela loja. O crédito havia sido liberado e eles só precisavam fechar o negócio, pegando o dinheiro e me enviando o livro. Uma semana depois que já havia feito o pagamento, o processo ainda estava parado porque a loja ainda não havia pego o dinheiro. Precisei mandar e-mail questionando sobre a situação. Recebi a resposta rapidamente e com um pedido de desculpas, garantindo que iriam completar a transação no mesmo dia (o que foi feito) e que o livro seria enviado no dia seguinte (o que também foi feito). Foi até prometido um poster junto com esse livro, não sei até agora se como forma de compensar o atraso ou se era brinde comum nessas vendas.

O livro chegou, o poster não. De qualquer forma, o livro veio no prazo prometido e como eu não havia pago nada pelo poster, não me senti lesado. Mesmo assim, mais uma situação que me leva a só usar da D3 Store quando for realmente necessário. Tenho certeza que muita gente já teve boas experiências com a loja e nunca teve que mandar um único e-mail para questionar sobre alguma compra, só que não foi meu caso. Espero que nas próximas vezes as compras ocorram sem problemas e tudo ocorra dentro do esperado.

Sobre duas lojinhas aqui do sul agora. Primeiro, a Dragon´s House. Loja antiga de rpg aqui em Florianópolis, muito cara mais velho no hobby aqui na cidade cresceu indo na lojinha desde moleque. Já perdi a conta de quantas coisas eu comprei por lá. O site está bem desatualizado, então o melhor é questionar sobre qualquer produto que se tenha interesse.

Infelizmente eles não trabalham mais como importados na loja, mas podem encomendar para quem quiser. Como é fato conhecido de quem já fez compras na Amazon e cia, normalmente vale mais a pena comprar diretamente dessas lojas internacionais do que mandar importar por lojas nacionais.

Os livros costumam ser um pouco mais caros que na Moonshadows, D3 Store e cia, mas para quem é daqui o custo do frete costuma tornar os produtos deles mais baratos. Que eu me lembre, eles também estão fazendo parte do projeto de D&D Encounters da Wizards (aqueles joguinhos na quarta com suporte da editora), mas não sei como estão organizando isso.

Depois de anos só com a Dragon´s aqui em Floripa, abriram a Toca Revistaria. Loja pequena ainda, já passei lá algumas vezes e todas minhas compras foram no balcão. Como eles estão praticamente do lado da minha casa não faz sentido encomendar pelo site. Todas às vezes que fui lá sempre fui bem tratado, com o lojista até abrindo o estabelecimento fora do expediente para me vender um livro. Pelo que entendi da estratégia comercial deles estão mantendo a loja movimentada promovendo eventos semanais de cards, miniaturas e o que mais atrair gente. Eles também estão com preços bons, devo comprar alguns dungeons tiles lá logo logo. Quem quiser comprar livros, acessórios, miniaturas, etc. agora tem outra opção aqui em Floripa.

Sobre outros assuntos, finalmente estou voltando a mestrar e jogar. Sexta passada tivemos um jogo de Forgotten Realms 4e (usando a versão anterior do cenário) e pude brincar um pouco com meu rogue meio-elfo. Devo alterar o personagem para a sessão que vem, provavelmente um bárbaro elfo inspirado no Jubei Yagyu.

Sexta eu devo voltar a mestrar Dragonlance. Essa é uma campanha que tem dado algum trabalho em pensar na história. Ainda bem que a 4e me tira a maior parte do trabalho de desenvolvimento de npcs, avanço dos monstros, etc. Assim posso me preocupar mais em deixar com um ritmo bom e um enredo legal.

Já aproveitando, como falei ali em cima estou pensando em comprar os dungeons tiles de D&D. Se alguém que ler isso aqui tiver um deles, saberia me dizer se as miniaturas de Mage Knight funcionam com os mapinhas? Não ficam muito grandes ou algum outro problema? Um amigo que joga no grupo tem um monte delas e é o que usamos em nossas sessões normalmente. Queria comprar os tiles porque, apesar de já termos um mapa quadriculado grande para os combates, gosto dos modelos dos tiles e achei eles baratinhos na Toca Revistaria. Alguém sabe?

9 Comentários leave one →
  1. Arquimago permalink
    05/04/2010 7:25 pm

    Eu nunca tive problemas nas lojas grandes que você, não que eu lembre… mas bem que na D3 store só comprei um PDF (que tinha seus defeitos, eu falei quais eram mas não tive resposta ou correção…).

    O meu mouse Guard demorou para vir, mas a questão foi da alfândega e a MS me deixou aparte de tudo. Como você disse são lojas boas, mas erros cacontecem.

    Legal saber que vem mais coisa de M&M!

  2. 05/04/2010 8:39 pm

    Pessoal, o livro Mago é maravilhoso!!! Um dos melhores livros que a Devir já fez !!!
    Referente as lojas puts, para quem sempre compra livros pela Net há 12 anos eu tenho
    uma mega experiência sobre lojas, pois já comprei em quase todas as lojas onlines do Brasil e exterior. Vou resumir e dar dicas das minhas experiências:
    No Brasil eu recomendo duas lojas: a Devir e a Moonshadows, pois ambas enviam seus produtos rapidamente e não enrrolam na negociação, mas quero das destaque a velha Moonshadows que no meu quesito de cliente chato é a melhor do Brasil, o atendimento é de primeira sempre prestativos e nunca tive problemas com livro ou produto nenhum, o maior problema deles é a reposição de produtos que sempre estão esgotados, mas de resto é de confiança. As minhas decepções são a D3Sote e a Arkanun, que não cumprem os prazos de entrega, sempre dão desculpas esfarrapadas sobre a demora no envio e sempre culpam alguém pelo atraso, eu não sei se pagar mais barato nesses dois lugares compensa a dor de cabeça que a gente tem. Sobre as lojas do exterior, a Amazon com certeza é a melhor e também a da Paizo, não tenho muitas reclamações, mas o livros sempre chegam danificados pelo mau jeito de embalar os livros, mas as lojas dão bonos por causa disso, mas nada que desabone elas ! Como as leis de direito do consumidor lá fora são mais rígidas, as lojas são sempre precisas no quesito de respeitar os clientes. É isso, espero ter colaborado com esse blog ! Valeu pessoal ! Abração – Rodolfo !!!

    • cesar/kimble permalink*
      05/04/2010 8:59 pm

      Nunca comprei livro da Paizo, mas na Amazon nunca tive esse problema de amassar. Provavelmente porque eu sempre peço muita coisa e quando o pedido é grande, eles mandam os livros em uma caixa. É uma dica, tenta comprar com mais amigos e fazer encomendas bem grandes, eles enviam em caixas mais resistentes e muitas vezes ainda enrolam os produtos naqueles plásticos de bolha. Fica um trambolho e pesado, mas é mais seguro.
      E claro, a insatisfação na cara do porteiro sempre que chega algum pacote desses pra mim é inversamente proporcional a minha de felicidade 🙂

      • 05/04/2010 9:38 pm

        Ja fiz isso Cesar, mas mesmo assim, os livros sempre vem amassados, nas pontas, é um saco !!! Mas valeu pela dica ! Abraço !

  3. 05/04/2010 9:28 pm

    Bom vou opinar aqui minhas experiencias onlines de compras. Eu sempre compro nessas duas lojas onlines tanto na Saraiva quanto na loja Jambo. As duas são otimas , gosto da Jambo pois ela sempre tem um material novo e de qualidade, cheirando a novo.

    A Saraiva ja comprei muitas coisas nela como miniaturas de D&D 4 edição fazendo importação e Forgotten Realms os dois livros tanto do jogador quanto do mestre. Já comprei tb o livro do mestre pela Saraiva e o livro do jogador por lá tb 4 edição.

    Fora uma quantidade boa de livros que dar pra fazer importação e alguns rpgs como por exemplo Call of Cthulhu consegui comprar pela Saraiva e não sei quando pretendo comprar all the fresh mush be Eat pela Saraiva ,tb vende lá.

    Todas as vezes que comprei nenhuma das duas lojas que citei acima tive problemas com atrasos de mercadorias ou forma de pagamento. Normalmente dou preferencia para pagar via boleto bancario onde é mas facil de fazer o pagamento pra mim. Apenas é só ir em uma loterica e esperar.

    Topra comprar agora o mundo das trevas o livro basico e estou esperando chegar pela Saraiva minhas miniaturas de Axil & Aliens que tinha encomendado. Prazo de umas 7 semanas.

  4. Juliette Person permalink
    05/04/2010 10:06 pm

    Tópico legal, gostei mesmo. Não posso falar do Mago pq meu grupo não joga storyteller e apenas D&D. Comprei em várias lojas aqui no Brasil tbm, como o colega acima e devo enaltecer o trabalho da Moonshadows Livraria em atender bem seus clientes, pois tive um problema com um livro e não fizeram cara chata para trocar o mesmo; Já a D3Store vejo muitas reclamações deles nos fóruns, apesar de nunca ter comprado lá, mas é preciso ter cautela em fazer compras pela Net, pois já fui lubridiada várias vezes por lojas e vendedores no Mercado Livre. Saraiva, Siciliano são boas lojas que eu recomendo. Nunca comprei lá fora, pois tenho vários amigos meus que tiveram seus cartões de créditos clonados após fazer compra em lojas no exterior então também recomendo cautela. Olho aberto pessoal.

  5. 06/04/2010 7:04 am

    Finalmente saiu o artigo das lojas.

    Quanto aos tiles, ele tem uma pequena “curva de aprendizado”, por assim dizer. É muito normal no começo você ficar perdido na preparação do jogo pra saber o que fazer com eles, e é mais normal ainda no jogo, na hora de montar o cenário, você esquecer algo que tinha feito, ou não achar aquele tile específico que encaixa perfeitamente.

    Com o tempo isso fica mais ágil e mais natural, e é aí que os tiles ficam ótimos. Recomendo comprar um basicão pra testar (DT1 da 3e, de preferência), e ir adicionando coleções extras conforme você vai se acostumando com o volume. Geralmente enquanto eu estou arrumando a mesa pro jogo, eu monto cada cenário que eu preparei duas vezes pra “treinar” e não me embananar na hora do jogo.

    Quanto às miniaturas, não sei se encaixam. Os tiles tem o tamanho padrão da Wizards (1 polegada quadrada), e eu não sei o padrão de Mage Knight.

Deixe um comentário

