Skip to content

D&D para crianças

26/04/2010

A Wizards disponibilizou gratuitamente um sistema simplificado de D&D para quem quer jogar com os filhos, mas acha o sistema da 4e muito complicado.

Na verdade ele é uma forma de propaganda de um novo romance de fantasia para crianças, mas pode ser usado sem qualquer conhecimento sobre o livro.

O sistema que eles eles oferecem é realmente simples. Não existe jogada de dano pra maioria dos ataques, as jogadas são todas simplificadas e os personagens já vem prontos. Ainda dá pra sentir um pouco da 4e nele, como os poderes situacionais (se algo acontece, o personagem pode usar certa habilidade).

Junto vem uma aventura simples de combates em seqüência que servem para ensinar o básico da mecânica para as crianças. Não é difícil evoluir o jogo dali em diante, criando uma campanha básica com o material apresentado.

Gostei bastante do que li. O sistema e a aventura ocupam 14 páginas e são o tipo de jogo que é possível mestrar pra uma criança. Além de permitir que jogadores que são pais possam jogar com os filhos, é algo que ajuda a mostrar a natureza benéfica do hobby (interação social, desenvolvimento de habilidade matemática básica, trabalho em equipe, etc.) e serve como iniciação ao rpg.

Quem quiser opinar sobre o pdf disponibilizado, a página também oferece o e-mail para contato. Tomara que continuem produzindo mais desses.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Denommus permalink
    26/04/2010 4:54 pm

    Cara, adorei esse sisteminha. Vou querer usar com meus filhos, quando os tiver.

    Tem algum link com o sistema completo?

    • cesar/kimble permalink*
      26/04/2010 4:58 pm

      Por enquanto é só aquele do link que coloquei no post (clique na primeira frase). Ele leva a página que indiquei e lá tem o sistema + aventura para download.
      É simples MESMO, como tinha dito. Sem preocupação com equipamentos, dinheiro ou xp. Não dá pra ser mais simples sem cair pra um cara ou coroa.

  2. Arquimago permalink
    26/04/2010 5:18 pm

    Vou ver com calma talvez me seja útil!

  3. 29/04/2010 9:42 pm

    Talvez o cara ou coroa seja a melhor opção, dependendo dos fatores pertinentes.

    Gilson,

    • cesar/kimble permalink*
      29/04/2010 10:31 pm

      Mas esse trabalho também parece fazer parte do esforço de divulgação dos benefícios do rpg feito pela Wizards. E eles gostam de comentar vários pontos referentes ao desenvolvimento de habilidades escolares, como matemática ou língua inglesa.
      Nesse sentido, manter o aspecto dos dados e as mecânicas em torno deles vai de encontro com o apelo ao desenvolvimento matemático que eles afirmam que o rpg incentiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: