Skip to content

Mais polêmica sobre a Wizards, eventos e lojas

28/04/2010

Algum tempo atrás comentei que a WotC estava processando alguns organizadores de eventos porque eles teriam desviando material promocional (cartas exclusivas) para vender no e-bay. E isto estava causando alguma polêmica lá fora. A coisa cresceu desde então.

Depois disso, a Wizards também parece ter começado um processo de reavaliação das empresas chamadas Premier Stores. Esse é outro programa da empresa em que ela favorece certas lojas que façam um esforço maior para divulgar e incentivar o jogo de D&D, Magic e outros produtos da WotC. O lojista oferece espaço para jogo, maior quantidade de material e promovia a marca e em troca, consegue comprar diretamente da empresa (em vez de distribuidores), ganhava material promocional e mais algumas vantagens. E depois de anos aceitando qualquer um que tentasse entrar no programa, a empresa decidiu reavaliar as lojas participantes e começou a tirar o status de Premier Store de muitas delas.

E as reclamações começaram. Lojistas que perderam essa vantagem tem reclamado que não entendem porque perderam o direito de serem Premier Stores. Vários se manifestaram sobre isso, visivelmente irritados com a Wizards.

Agora parte dos lojistas que ainda tem suas Premier Stores começaram a responder. Como ninguém quer tomar processo na cabeça a coisa está na sua maior parte civilizada, mas todo mundo faz suas cutucadas e dá a entender muita coisa.

Aparentemente, a WotC tem cancelado várias filiações porque as lojas afetadas estavam:
a) Usando o status para comprar material mais barato sem cumprir as obrigações de promoção da marca/rpg (sem espaço para jogar, sem divulgar os rpgs, etc.);
b) Vendendo material promocional recebido para eventos. Aparentemente, é o mesmo caso dos organizadores de eventos de tempos atrás. Elas recebiam o material (miniaturas, mapas, postêrs, etc.) e, em vez de distribuir nos eventos de rpg, vendiam tudo no e-bay depois.

Não que seja inesperado. A WotC tinha mesmo um modelo muito baseado na confiança para distribuir esses materiais, é claro que ia aparecer gente para se aproveitar.

Parte de toda essa discussão pode ser vista no ICV, nas notícias sobre a Wizards. É gente demais cutucando, defendendo, reclamando e batendo nos outros pra colocar tudo em links separados. E eu imagino que isso ainda vai crescer mais, então com esse link já fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento desse problema.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: