Skip to content

Boatos sobre a GenCon

03/05/2010

Vamos a nossa sessão de boatos sobre a Gen Con. Para quem não sabe, a Gen Con é o maior evento para rpgistas americanos (e consequentemente, o maior evento para a indústria de rpg mundial). O evento também trata de wargames, cardgames e outros jogos.

Devido a importância deste evento, as grandes editoras costumam programar grandes lançamentos e anúncios importantes para a época. Ano passado foi Pathfinder e o anúncio de Dark Sun para a 4e.

Esse ano as apostas ainda estão em aberto. Com o anúncio da parceria da Green Ronin com a DC e o lançamento do primeiro livro para agosto (época do evento) é possível supor que ele seja lançado ainda durante a GenCon. Considerando que também não temos notícias ainda do segundo módulo de Dragon Age RPG, a linha tem vendido muito bem (esgotou o estoque) e a demanda está alta, é bem provável que ele seja lançado ou, pelo menos, anunciado lá.

Da White Wolf a grande aposta são as ferramentas virtuais e/ou o MMO. Considerando o documento que andou circulando e declara que o MMO será lançado esse ano, o anúncio provável da editora seria isso (página 24 deste pdf).

Outra opção seriam as tais ferramentas virtuais que eles já anunciaram mais de uma vez e que até agora nem fotos saíram. Ainda aposto no MMO, mesmo as ferramentas sendo mais fáceis e baratas de produzir, porque a promessa é mais antiga e a dona atual da WW é focada em jogos online.

Da Wizards existem uma série de boatos. O difícil é identificar o que é verdadeiro e o que é pura especulação.

Algo que já foi confirmado por pessoas de dentro da empresa é que a WotC continua trabalhando em novos programas como o Character Builder e o Monster Builder. Um terceiro programa já estaria em estado avançado de produção e, possivelmente, logo será anunciado. Considerando que a GenCon está cada vez mais próxima, é provável que eles façam esse anúncio antes ou durante o evento. Isso seria parte da divulgação que eles fazem durante a Gen Con das suas ferramentas virtuais, como forma de incentivar a renovação de assinaturas e adesão de novos assinantes. Ano passado eles premiaram com mochilas e material exclusivo (um preview da classe assassino) para as pessoas que assinaram o serviço durante a Gen Con. O Monster Builder foi lançado em julho passado (lembrando, o evento é em agosto) também como parte dessa divulgação. É possível esperar algo nesse período esse ano então.

Eu aposto num Map Builder, usando os Dungeon Tiles como base. Seria o mais fácil de fazer E incentivaria a compra dos tiles. Mesmo para o pessoal que não usa deles seria interessante, porque permitiria uma construção mais detalhada dos mapas da campanha.

O novo cenário a ser adaptado é o que mais sofre com boatos especulativos. Ao contrário do ano passado, onde ao longo de vários meses a WotC deixou escapar diversas informações, incluindo uma entrevista com um novo escritor de romances de Dark Sun meses antes do anúncio do cenário, esse ano eles parecem ter conseguido manter as coisas em segredo.

Os boatos mais fortes são:
a) Spelljammer: Inicialmente foi declarado que o cenário nunca receberia uma adaptação. Depois eles voltaram a trás e disseram que ‘um dia’ ele seria adaptado para 4e. O problema é descobrir o quão perto está este ‘um dia’;
b) O cenário base: Os livros lançados até agora fazem referências a um cenário que nunca é completamente descrito. Isso foi inicialmente apontado como o desejo de manter essas descrições bem abertas e facilmente adaptáveis a qualquer campanha. E incentivar aos mestres a desenvolverem seus próprios cenários. Agora tem gente defendendo que vão fazer um livro para juntar todas as peças de todo esse material e descrever o cenário base que os livros tem usado. Essa é que acredito ser a menos provável;
c) Mundo de ilhas: Eu achei que isso tinha surgido somente entre os fãs, só que a idéia tem aparecido em tantos lugares diferentes que comecei a me perguntar se não é informação que vazou. A idéia seria um cenário puxando para Piratas do Caribe, com diversas ilhas servindo como pontos de luz e os personagens viajando entre elas em barcos. Pirataria é um tema que vende bem e não duvido que façam um mini-cenário ou livro de ambiente sobre isso (como fizeram diversos na 3e), só que um cenário completo eu acho difícil.

No momento não apostaria em nenhum dos três. As situação toda está especulativa demais. Vamos ver se eles começam a brincar com a gente nas próximas semanas, soltando informações aos poucos. Ano passado a discussão se o cenário Dragonlance ou Dark Sun rendeu muito barulho, então acredito que eles vão tentar algo assim de novo.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: