Skip to content

DC Adventures é compatível com M&M

09/05/2010

Eu já vinha especulando a algum tempo sobre como seria esse DC Adventures (nova linha de rpg da Green Ronin que adapta o universo em quadrinhos da DC).

Minha aposta era um tipo de ‘M&M lite’, bom para atrair iniciantes e com as regras voltadas para representação do universo da editora.

Parece que eu estava certo. Fãs de M&M andaram reclamando, dizendo que não gostaram da idéia da Green Ronin de criar um sistema novo para a linha quando eles já tem o M&M. Isso tudo porque o Chris Pramas (da Green Ronin) afirmou que o Hero Handbook (primeiro livro da nova linha) será um livro básico completo, com todas as regras necessárias para jogar. Ou seja, os fãs entenderam que o HH seria o primeiro livro de uma nova linha de rpg de super-heróis e a Green Ronin estaria deixando o M&M de lado.

Depois dessa, o Pramas teve que voltar e se explicar melhor (tradução livre minha):
“Eu não disse que era um novo sistema, eu disse que o jogo da DC vai ter um manual básico próprio. Nós estamos fazendo isso de forma que ele seja uma forma fácil para os fãs da DC, que não conhecem M&M, começarem a jogar.”

Ou seja, DC Adventures não vai ter um sistema novo. Vai ser M&M, só feito de forma a permitir uma adoção mais fácil por novos jogadores.

Livros de M&M adaptando a DC e com desenhos de artistas dos quadrinhos. Essa linha fica melhor a cada dia.

Nota sobre algo interessante: Um comentário no mesmo tópico me fez perceber algo novo. Sempre achei livros em pdfs eram só uma forma rápida de consulta para quem usa laptop em mesa ou costuma escrever aventuras no computador. Um fã pediu para que o DC Adventures tenha versões em pdf também, por outro motivo. Ele possui uma deficiência física (não especificada) que impede ou dificulta que ele leia livros normalmente. Livros em pdf são algo que ele pode ler, mesmo com seu problema. Nunca tinha considerado essa vantagem dos pdfs.

2 Comentários leave one →
  1. Arquimago permalink
    09/05/2010 12:15 pm

    Normalmente nos ignoramos mesmo esses detalhes, eu sei, por exemplo, de pessoas cegas que sem um scaner especial não poderiam “ler” pois ele identifica as falavras e logo depois le uma por uma.
    As vezes no caso que você falou ele precisa dar zoom, ou não consegue virar as paginas facilmente, ou de nenhuma forma, só clicar no teclado as mudanças em um PDF.

    • cesar/kimble permalink*
      11/05/2010 4:29 pm

      Uhum. PDFs acabam sendo uma forma de permitir o acesso dessas pessoas a esses livros de rpg. É um fator que eu realmente nunca tinha considerado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: