Skip to content

Masterplan e Wizards

19/05/2010

Não vi esse assunto comentado em outros blogs, então resolvi falar um pouco. Estou juntando informações de vários pontos e indo além do ‘Wizards é má!’, então a explicação vai ser longa. E meu conhecimento de computador-fu é próximo de zero, então não me responsabilizo por precisão técnica nos termos.

Para quem não conhece, o Masterplan (link) é um programa de organização de campanha para a 4e. Ele serve de apoio na criação mapas, escrever encontros, preparar armadilhas e boa parte do trabalho mecânico na criação de uma aventura. Uma das funções do programa permitia (aos assinantes do Insider) copiar parte da base de dados do serviço da Wizards (monstros, tesouros, etc.) para o computador do usuário do programa. Esses dados podiam então ser usados na elaboração de aventuras, sem a necessidade de estar conectado na internet ou ao site da Wizards.

Parte das informações sobre como fazer cópia da base de dados foi dada pela própria Wizards, que tempos atrás disponibilizou gratuitamente a outros desenvolvedores as informações de como criar programas que poderiam interagir com a base de dados do insider.

A alguns dias os responsáveis pelo Masterplan tomaram uma carta de C&D (Cease and Desist) da Wizards. Ou seja, parem de distribuir o programa ou vocês vão tomar um processo. O programa não está mais disponível para download e uma nova versão está sendo trabalhada, que não permite a interação com o Compendium.

Muita gente ficou irritada com a decisão da Wizards, tanto que isso virou assunto comum em twitters e blogs lá fora. Como tudo que envolve D&D (todo mundo que joga rpg tem uma opinião sobre D&D, que outro sistema consegue isso?), isso gerou bastante barulho e demorou pros ânimos se acalmarem e a argumentação lógica começar.

A explicação mais clara para essa atitude da Wizards (considerando que diversos outros programas fan made estão disponíveis que nunca receberam dessas cartas) seria devido a possibilidade de pirataria. O programa mantém o material copiado do Insider no computador do usuário e isso pode ser facilmente distribuído para outras pessoas. Ou seja, é uma forma relativamente fácil de fazer pirataria do material do Insider.

Outra explicação, deixada escapar por um colaborador da Wizards, é que a empresa havia resolvido trabalhar num programa similar. E por isso resolveu terminar com o Masterplan. Similar ao que aconteceu tempos atrás, quando ela mandou cartas de C&D para empresas que ofereciam programas/serviços de criação de cartas de poderes (algo oferecido pelo Character Builder). Também já havia sido dito a algum tempo que a empresa está trabalhando numa nova ferramenta, no mesmo modelo do Character e Monster Builder (comentei isso semanas atrás). Então a decisão de encerrar com o Masterplan pode estar relacionada a esse novo programa a ser lançado.

Considerando que ano passado a WotC lançou o Monster Builder próximo da Gen Con para ajudar a promover assinaturas do Insider no evento, não duvido que estejam preparando algo assim agora. É questão de esperar as próximas semanas, quando eles devem começar a campanha para criar expectativa nos consumidores, com pistas sobre o que esperar para 2011 na linha D&D.

Enquanto isso, mais uma situação em que, mesmo estando corretos quanto a ameaça de pirataria, a empresa poderia ter tido um pouco mais de delicadeza ao lidar com a fanbase.

One Comment leave one →
  1. 19/05/2010 2:34 pm

    Pois é, concordo com você. Entendo a atitude da WotC com relação à proteção do seu conteúdo, mas medidas como essa (mesmo se feitas se com todo jeitinho) acabam tendo uma repercussão ruim na comunidade. Imagine com truculencia? É um passo para traz…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: