Skip to content

Mais sobre DC Adventures e M&M 3e

25/05/2010

Eu tenho que inventar um novo título pra essas notícias, esse aí já está ficando repetitivo.

De qualquer forma, no Comic Hero News fizeram uma nova entrevista com Steve Kenson, o autor de M&M e designer responsável pela 3e do jogo. Abaixo vai um resumo do principal que ele falou na entrevista, está tudo mais elaborado no link acima.

Primeiro, não existe diferença mecânica entre o DC Adventures Hero´s Handbook e o M&M 3e Hero´s Handbook. Eles são 100% compatíveis. A única diferença é que o DC vai trazer material, fichas e ambientação para jogar no universo daquela editora de quadrinhos. O M&M 3e é o sistema puro, sem toda a ambientação e material relacionado ao universo DC. Assim, o DC deve ser maior e mais caro, tendo mais cuidados e sendo uma versão ‘luxo’. O outro ainda vai ser colorido e visualmente bonito, mas mais simples (e barato). Provavelmente vou acabar comprando os dois. O DC fica comigo, o outro fica pras mãos engorduradas dos jogadores.

A DC teve interesse em fazer uma nova linha com a Green Ronin porque já tinham boas referências quanto ao M&M e, provavelmente o motivo principal, como uma das várias atividades que eles estão desenvolvendo para comemorar seus 75 anos.

Os dois livros seguintes (Heroes & Villains) serão dois volumes com fichas de personagem famosos organizados em ordem alfabética. É tudo junto mesmo. Ou seja, não vão ser dois volumes separados, um só para heróis e outro só para vilões como se pensava. Isso faz com que alguns personagens clássicos só apareçam no segundo volume, como a Mulher Maravilha (Wonder Woman). Ele não cita, só que o Superman também deve ter ficado pro segundo. Então da trindade mais importante da DC (Super, Batman, Mulher-Maravilha), só um deles (Batman) deve aparecer no primeiro volume?

Os personagens estão sendo interpretados em sua forma mais clássica, considerando quais são as características fundamentais de cada personagem para fazer a adaptação. Batman é Bruce Wayne, a Mulher-Maravilha tem um jato invisível, etc. Cada livro tem mais de 300 páginas, então deve ter muita ficha mesmo.

E o DC Universe é exatamente o que muita gente (eu incluído) estávamos torcendo que fosse. Um livro inteiro descrevendo o universo DC em detalhes, tratando não somente da Terra. Thanagar, Rann, universos paralelos, tem até descrição sobre o passado e o futuro do universo DC, então eu não duvidaria se tivesse algumas páginas sobre o Jonah Hex ou a Legião.

Para o pessoal que tem suplementos da 2e, segundo o Kenson (pelo menos no início) a 3e vai ter foco em suplementos ‘mecânicos’. Coisas mais dedicadas a trazer novas mecânicas ou aprofundar o sistema, como o Ultimate Power e o Manual do Malfeitor fizeram na 2e. Então suplementos como o Hero High (que possuem mais material descritivo que mecânico) devem continuar muito úteis, enquanto suplementos antigos com maior quantidade de mecânica podem vir a ficar defasados logo.

Ele reforça que as duas edições vão manter muito das mesmas mecânicas, mudando um pouco a nomeclatura.

Até agora são boas notícias. E o negócio agora é esperar os diários de desenvolvimento no site de M&M, que devem mostrar mais das mudanças e explicar as decisões dos designers. Vamos ver se já sai alguma coisa essa semana.

6 Comentários leave one →
  1. Arquimago permalink
    25/05/2010 6:40 pm

    Boas noticias fico mais contente de ver Meu recem chegado (mas vi hoje) Agentes da Liberdade.

    E gostei da questão de que livro é seu e qual é dos jogadores, rsrsrs.

    Gostaria mesmo que os dois saíssem no Brasil, dai seria legal o DC igual ao original, e o outro como o livro atual.

    • cesar/kimble permalink*
      25/05/2010 7:07 pm

      Ah, com certeza. Mas teria que ver a questão da propriedade da licença da DC. Talvez a Jambô tivesse que fazer algum acordo com a Panini para publicar o DC.

  2. Fernando Hax permalink
    26/05/2010 12:36 am

    Estou sem medo agora. Até a questão dos feitos me deixou tranquilo, mas Kimble, você notou que na entrevista ele não comentou nada sobre o sistema de perícias, não é, ou deixei escapar algo…
    Agora é só torcer para que não haja empecilhos para que a Jambô nos trague este grandioso lançamento.

    • 26/05/2010 3:40 am

      Unh, boa observação. É verdade, ainda não vi comentarem em nenhum lugar sobre o sistema de perícias. Tirando diminuir um pouco o número de perícias (que é algo que eu gostaria que fizessem) não vejo muito o que mudar. Incluir aquele sistema mais avançado de resolução de ações do Mecha & Manga já no básico seria legal, só que aí eu acho que já estaria pedindo demais.

  3. 26/05/2010 12:36 pm

    Beleza!!!! Cada vez está melhor explicado!!! Só tenho a lamentar que gastarei MUITOOOO dinheiro com isso…

    P.S.: fiz uma chamada da tua postagem lá na Confraria (com os devidos créditos é claro!!!)

    Abração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: