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DC Adventures: Saiu a ficha do Lanterna Verde!

16/06/2010

E saiu hoje o quarto diário de design do DC Adventures, dessa vez com uma ótima surpresa. Os fãs andavam reclamando da falta de explicações mais mecânicas sobre as diferenças na nova edição.

Quer ver mecânica? Então toma (link).

A ficha do Lanterna Verde na nova edição permite ver algumas modificações que vão ocorrer:
-Aparentemente vamos ter oito atributos agora, em vez de seis;
-Feitos passaram a ser Vantagens (Advantages);
-Em vez de bônus de ataque comprado separadamente, eles são tratados como perícias agora. Aparentemente, você soma o atributo Fighting ao valor da perícia de combate corpo-a-corpo e o atributo Dexterity as perícias de combate de longo alcance;
-Fiz alguns cálculos rápidos, cada ponto em atributo parece estar custando dois pontos de personagem. Cada dois pontos de perícia são um ponto de personagem. Feitos (Vantagens) custam ainda um para um. Não dá pra ter uma noção das defesas até termos mais informações.

Algumas modificações maiores, outras menores. Vamos ver se encontro alguma explicação de um dos designers sobre a ficha, para poder falar mais.

15 Comentários leave one →
  1. Arquimago permalink
    16/06/2010 3:20 pm

    Acho que estanto tentando deixar tudo mais parecido? Como nos sistemas novos, jogando resposabilidades para as pericias?

    Pois um ponto por ponto de pericia, é bastante “no jeito atual”. Vamos ver…

    • cesar/kimble permalink*
      16/06/2010 4:13 pm

      Na verdade parece ser dois pontos de perícia por ponto de personagem.

  2. _Virtual_Adept_ permalink
    16/06/2010 3:59 pm

    Não sei, não parece um tanto diferente para ser retrocompatível?

    • cesar/kimble permalink*
      16/06/2010 4:11 pm

      O principal parece ter sido mantido. Os atributos passaram a somar diretamente porque eles funcionam como os bônus antigos de atributos. Em vez de ter força 18 (+4), que você compraria com 8 pontos de personagem, agora você só tem Força 4, que você também compra com 8 pontos de personagem.
      Poderes eu ainda não abri o livro pra checar a pontuação, mas a coisa parece estar bem próxima do que costumava ser. Alternate Powers ainda continuam ali (só que agora a sigla é AE, Alternante E…?).
      O sistema de combate ainda está bem similar. Bônus de ataque vs defesa (que aparentemente, foi dividida em parry e dodge agora), dano vs toughness (ou o save correspondente).
      Então a base está muito próxima, eu acredito mais em mudanças nos sistemas periféricos ao sistema principal. Claro, nisso eu estou definindo principal como sistema de poderes/resolução básica de combate (aqui excluindo manobras especiais).

      • 16/06/2010 8:32 pm

        Realmente parece que as mudanças serão mais detalhes, na maioria dos pontos, e mais mais radicais, em poucos pontos…

      • Ismael permalink
        16/06/2010 8:55 pm

        AE deve ser Alternate Effect

      • _Virtual_Adept_ permalink
        17/06/2010 12:31 am

        Uma coisa que dá para suspeitar é que as regras de conflito vão se tornar Core, já que combate vai ser comprado como perícia.

      • cesar/kimble permalink*
        17/06/2010 5:38 am

        Isso seria tão bom🙂

  3. 16/06/2010 8:28 pm

    Achei interessante….. Mas até que ponto isso será bem aceito pelos fãs à ponto deles migrarem para a 3ª edição?

    • cesar/kimble permalink*
      16/06/2010 9:46 pm

      Difícil dizer. A questão da adaptação do DC Adventures pode ser importante nisso, acredito. A idéia de jogar com o rpg oficial da DC pode ajudar a vender a nova edição para o público brasileiro. Isso SE a Jambô puder e vier a traduzir.

  4. 16/06/2010 8:52 pm

    Outra coisa … é impressão minha ou Reflexo também saiu da ficha?!?!?!

    • Ismael permalink
      16/06/2010 8:58 pm

      Deve ter sido substituído pelo Dodge. Sendo 10 + Agility quem sabe?

  5. André permalink
    16/06/2010 9:04 pm

    Reflexo deve ter entrado junto com Dodge.

    Eles separaram Destreza em Agilidade e Destreza, será que vai funcionar como no Sistema Daemon, onde Destreza é controle das mãos(Operações delicadas como pintura ou cirurgias ou abrir cofres), Agilidade é controle do corpo(Jogar bola, equilibrar-se, e outras coisas que envolvem o uso da “coluna vertebral”)

    • cesar/kimble permalink*
      16/06/2010 9:42 pm

      Talvez. A gente não tem nenhuma descrição de atributo ainda, então muita coisa está sendo analisada só na base da matemática (o que parece estar somando com o que, o que parece ser custo do que, etc.).

  6. 17/06/2010 12:19 am

    Entao, pode ser porque esta muito no começo e eu to muito acostumado com a segunda edição, mas achei estranho, nao sei o que mas achei meio alienigena para mim…. =P

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