Skip to content

Trevor Kidd: “Não, NÃO é 4.5e!”

06/07/2010

O anúncio de que o Essentials vai trazer novas versões das classes para os iniciantes gerou um bom barulho. Fãs estão reclamando que isso é o mesmo que uma 4.5e, porque vai reformular todo o sistema e etc.

Tanta gente reclamando em tantos lugares fez com que a WotC começasse a se mexer e funcionários já começaram a responder dúvidas e tentar explicar porque a Essentials não é uma 4.5e.

Até o Trevor Kidd, responsável pela comunidade virtual da Wizards e porta-voz da empresa para muita coisa, já tentou explicar melhor a situação (link).

Ele reforça o discurso que tem sido feito até agora. Essas alterações foram feitas para ajudar os iniciantes a começarem o jogo com um sistema mais simples, algo que eles consigam lidar. Ainda é a 4e, só que com algumas opções novas e simplificadas para quem nunca jogou.

O que ele adicionou nessa discussão foi o comentário sobre o funcionamento dessas classes. Como eu tinha imaginado (link), aparentemente a proposta é que essas modificações nas classes sirvam como ‘novos builds’. Algo que já aconteceu diversas vezes nessa edição, já que diversos suplementos trouxeram habilidades de classe novas (como o ranger com companheiro animal ou o guerreiro e bárbaro que lutam com duas armas).

Como ele explica, um grupo agora vai poder escolher entre ter um ladino de um dos builds do Livro do Jogador, do Martial Power (ou outro suplemento) ou do Essential. E um mesmo grupo pode ter dois ladinos, um que use o build do Essentials enquanto outro que usa um dos builds da ‘linha avançada’.

Ainda é promessa e tem que ser visto como vai funcionar isso. Até sexta imagino que os boatos e discussões vão continuar bem acaloradas. Quando o preview do clérigo do Essentials sair vai ser possível entender melhor como vão funcionar esses builds para iniciantes e se eles vão ser mesmo compatíveis com a linha normal do jogo.

Minha aposta ainda está em servir como builds adicionais (como afirmado pelo Trevor). Faz mais sentido do que dividir o D&D em duas linhas diferentes e que disputam o mesmo espaço.

One Comment leave one →
  1. 06/07/2010 9:48 pm

    muito legal essa matéria.

    eu sabia do essentials mas não sabia desses boatos, embora eu concorde com você,
    até porque ainda é cedo para se lançar uma “nova versão”, a 4e ainda nem pegou direito, ainda vejo uma resistência enorme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: