Skip to content

Midnighter em Mutantes & Malfeitores 3e

27/07/2010

Já fiz o Invincible outro dia (link), então está na hora de tentar algo diferente. Resolvi tentar fazer a ficha do personagem Midnighter da WildStorm.

Para quem não conhece, a editora WildStorm foi criada originalmente por Jim Lee para abrigar algumas de suas criações, como os WildC.A.T.S. e o Stormwatch, sendo parte da Image. Em 1999 ela passou a ser um selo da DC Comics, tendo expandido também seus títulos.

Um dos títulos mais famosos da WildStorm é Authority, um grupo de super-heróis inspirados em séries como Liga da Justiça e Vingadores, mas com algumas diferenças.

A primeira era o papel menos reativo. Enquanto a maioria dos grupos esperava as coisas acontecerem e tentava não afetar a política e desenvolvimento regionais, o Authority não se importava em sujar as mãos. Eles impediam guerras e tiravam governantes do poder, chegando até a derrubar o governo americano e controlar o país durante algum tempo.

A segunda diferença era que eles não se importavam em matar. Isso tornava as histórias do grupo muito mais violentas do que o padrão dos supergrupos, com pilhas de corpos sendo formadas de vez em quando. Eles chegam a destruir a Itália de uma Terra alternativa só para deixar claro que ninguém se mete com o Authority.

Midnighter é um dos membros do Authority e serve como o Batman deles. Ele faz o papel de cara vestido de preto com atitude anti-social e melhor estrategista do grupo. Como forma de brincar com essa associação os criadores do personagem definiram que ele possui um relacionamento com Apollo, o Superman do Authority. Eles são bem claros sobre essa relação, chegando a serem mostrados dormindo juntos em algumas edições e tendo adotado uma garotinha. Esse é outro ponto interessante do personagem, o que nasceu como brincadeira dos autores (um relacionamento do ‘Batman’ com o ‘Superman’) acabou ganhando profundidade com o tempo e superou a paródia indo para uma representação crível de um relacionamento (tão crível quanto uma revista em quadrinhos permite, claro).

Diferente do Batman, Midnighter possui alguns poderes. Ele é capaz de simular em sua cabeça todas as formas possíveis de vencer alguém antes do primeiro golpe ser executado, tem dois corações, regeneração, força e velocidade ampliadas. As explicações de como ele adquiriu essas habilidades variam de acordo com o autor. Vou contar que elas sejam todas modificações que ele recebeu e que, originalmente, ele era um humano normal. Estou imaginando um Midnighter na época que ele estava casado e morando com Apollo e tinham acabado de adotar a Jenny.

Midnighter (NP 12, 180 pts)

Força 5, Stamina 6, Agility 6, Destreza 4, Fighting 4/14, Intellect 3, Awareness 4, Presence 1
Atributos: 66 pts

Acrobatics 6 (+12), Athletics 10 (+15), Insight 6 (+10/+22 para Assessment), Intimidation 12 (+13), Investigation 12 (+15), Perception 8 (+12), Stealth 12 (+16), Technology 10 (+13), Vehicles 4 (+8).
Perícias: 40 pts

All-out Attack, Chokehold, Daze (Intimidação), Improved Disarm, Improved Trip, Move-by Action, Power Attack, Skill Mastery (Insight), Startle, Takedown 2.
Vantagens: 11 pts.

-Estilo de combate: Strength based Damage 5 (5 pts)

-Modificação genética: Die Hard, Imunidade 1: doenças, Speed 2, Regeneração 3, Feature 1: coração extra (8 pts)

-Mental Combat Computer: Assessment (Extra Reaction, ao perceber um oponente), Enhanced Fighting 10, Enhanced Dodge 6, Enhanced Insight 12 (limitado -2: a testes de Assessment), Defensive Roll 4, Luck 6 (Limitado a combate) (38 pts)

Poderes: 51 pts.

Combate: Estilo de combate +14 (Dano 10)
Esquiva +0 (12), Parry +0 (14), Fortitude +6 (12), Vontade +6 (10), Resistência 10.
Defesas: 12 pts.

Complicações:
-Justiça: Midnighter tenta usar suas habilidades para corrigir os problemas do mundo conforme sua visão do que é certo. No processo ele já fez coisas bem questionáveis;
-Relacionamentos: Midnighter é casado com Apollo e os dois adotaram Jenny Quantum juntos;
-Inimigos: Diversos governos e organizações adorariam ver o Authority destruído. E eles quase conseguiram algumas vezes;
-Reputação: Apesar de terem muitos fãs, uma boa parcela da população mundial vê os membros do Authority como seres perigosos e com pouco auto-controle. Não é uma impressão inteiramente errada😉
-Temper: Ele é o Wolverine do grupo.

O Estilo de Combate simula o treinamento dele e sua experiência em luta contra seres super-humanos. Quando você salva o mundo toda semana na base do murro, é normal que você aprenda a lutar muito bem. Uma opção é usar esforço extra de vez em quando para transformar o Damage em Affliction e simular golpes que causam condições nos alvos (como quebrar uma perna para diminuir o deslocamento ou um golpe nos olhos para cegar).

As modificações genéticas são experiências que ele passou nas mãos de outro personagem do cenário que o tornaram mais resistente. O Feature é algo que aparece de vez em quando e não tem muito peso em campanha, mas resolvi colocar mais para dar um toque especial pro personagem.

O computador mental é a habilidade de simular combates. Dá pra notar que eu inclui feitos dentro dele e cheguei até a incluir extras e falhas nestes. O Enhanced Insight com a falha de limitar a uma única tarefa é uma idéia que tirei do Vekariel. O valor da falha é baseado no Quickness, que tem um modificador similar. O extra de reação é para que funcione sempre que ele percebe um oponente. Seu cérebro automaticamente avalia o alvo. Considerando o valor de seu Insight, conseguir valores exatos de suas habilidades não é difícil.

Cheguei a construir uma versão com Luck Control e percebi que estava fazendo algo complicado. Preferi a versão acima porque me parece mais simples e fácil de usar.

Comparando com o Batman, ele é mais forte e resistente e causa mais dano que o herói da DC. Entretanto ele é um lutador pior, possui valores menores nos atributos mentais, tem valores piores nas perícias e muito menos vantagens.

Ficou mais simples que imaginava no final. E dentro da pontuação para personagens de NP 12.

Update: Algo que percebi que devia ter comentado. As vantagens compradas dentro dos poderes são compradas usando Enhanced Advantage e o modificador Permanente. Eu coloquei só o nome da vantagem porque tanto em funcionamento quanto em custo acaba ficando o mesmo que comprar a vantagem normalmente.

9 Comentários leave one →
  1. 27/07/2010 6:34 pm

    Aos poucos estou me acostumando com sistema da nova versão.

    Uma dúvida… Eu percebi no poder: “Modificação genética: Die Hard, Imunidade 1: doenças, Speed 2, Regeneração 3, Feature 1: coração extra (8 pts)” que Difícil de matar (que é um feito) está livre e solto em meio ao poder. Podemos colocá-los agora ligador ao descritor do poder, sem deixá-lo fixo à um poder específico? Se sim achei a possibilidade ótima!

    • cesar/kimble permalink*
      27/07/2010 6:52 pm

      O mais certo seria colocar dentro de Enhanced Trait, como Enhanced Advantage. Mas o que estou fazendo é tornar elas em Enhanced Advantages com o modificador Permanente, o que dá no mesmo que comprar elas como vantagens normais já que não se torna mais necessário manter essas vantagens.

    • 27/07/2010 6:55 pm

      Na 2ª Edição, você poderia comprar Feito Aumentado (Duro de Matar), que daria no mesmo. Você sempre pôde comprar praticamente qualquer coisa com (Característica) Aumentada.

      É só ver o Bearer of the Ring, no Instant Super-Heroes, que tem Enhanced Feat (Quick Change) entre os poderes do anel, para representar a “conjuração” da roupa.

    • 27/07/2010 7:52 pm

      Maravilha… mas de qualquer forma minha suposição está certa, né?! Ele está ligado ao descritor (como parte do repertório) e não à um poder, assumindo assim como se fosse, automaticamente, uma Característica Ampliada.

      • cesar/kimble permalink*
        27/07/2010 7:53 pm

        Uhum, o raciocínio está certo, era isso que eu queria fazer.

  2. Arquimago permalink
    27/07/2010 8:22 pm

    ” Feature 1: coração extra (8 pts)” Isso está no livro ou é algo meio genérico para qualquer coisa diferente do padrão humano?

    O poder de avaliar o oponente, não da bônus nenhum em ataque e dano?

    O narrador só informaria a ficha do oponente?

    • cesar/kimble permalink*
      27/07/2010 9:22 pm

      -Feature é um poder que funciona como a vantagem Benefício (aquele de Riqueza, Status, etc.). A idéia é que ele representa algo simples e que tem utilidade de vez em quando, sem se encaixar em outro poder. Os exemplos do livro são coisas mudar de roupa rapidamente ou ter um efeito especial que você pode ativar para dar um bônus pequeno na tentativa de impressionar os outros. E o custo dele é 1 pt, 8 pts é o total de Modificação Genética;
      -Assessment é uma vantagem que permite saber se os bônus de ataque e defesa do oponente são superiores, iguais ou inferiores ao seus. Para cada grau de sucesso após o primeiro é possível saber exatamente qual o modificador em um deles.

      • Arquimago permalink
        28/07/2010 12:32 pm

        Entendi! É fico interessante, mas sei-la quando você falou do poder lembrei o Sherlock Holmes que saiu no cinema faz pouco, e pelo que ele faz lá ele teria um um bônus quando faz esse tipo de coisa, quase uma antecipação de critico!

        E esqueci de comentar antes, mas achei a historia desse personagem muito interessante! Deve ser um gibi bem polêmico!

  3. cesar/kimble permalink*
    28/07/2010 12:40 pm

    Que eu lembre, Authority foi censurado uma pilha de vezes. Teve edição que teve que ser reescrita porque a editora se recusava a publicar. Pra ter uma noção, nas edições que saíram eles faziam coisas como derrubar o presidente americano (mais de um até) ou matar ‘deus’. Então imagina o que teria vindo no material censurado.
    É uma série que vale a pena😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: