Skip to content

Os três livros básicos da 4e não serão mais produzidos

27/07/2010

Esse era um boato que já estava correndo nos últimos dias e parece estar se confirmando. A WotC vai deixar de publicar os livros em favor dos Essentials, que vão trazer todo o material para os iniciantes e novos jogadores, em vez dos antigos três livros básicos (Jogador, Mestre, Monstros). Agora quem quiser começar a jogar vai ter que comprar a caixa básica da nova linha e os suplementos de apoio.

Não saiu anúncio oficial, mas é tanta fonte diferente dando a mesma informação que fica difícil acreditar que não tenha fundamento.

Isso é mais uma indicação da importância que a WotC está dando para o Essentials e como eles parecem estar direcionando sua produção para o modelo dessa nova linha.

Link para a notícia.

14 Comentários leave one →
  1. 27/07/2010 9:32 pm

    Achei essa uma péssima notícia. Só demonstra que o Essentials é, ao contrário do que a WotC falou, um “D&D 4.5”.

  2. Luiz Troll permalink
    27/07/2010 9:37 pm

    Porra Kimble, quem é esse tal de César que sempre divide as postagens contigo?
    =B

    Me digam… no c* de quem eu devo enfiar os livros básicos?

  3. Lumine permalink
    27/07/2010 9:41 pm

    Não acho que seja algo tão grave assim por alguns motivos simples, até: A nova caixa básica já vem com esses dois anos de erratas acumuladas…

    Assumindo que todo material novo vá referenciar as regras revisadas, e não vanilla, fica bem claro a intenção… Além do mais, algumas clarificações e algum acabamento (espero que novas ilustrações no lugar de algumas poucas repetidas) é sempre bem-vindo.

  4. 27/07/2010 9:44 pm

    Só espero que o Essentials traga algo de positivo, talvez uma boa compilação de classes em livros indivisuais.

  5. oneiros_fe permalink
    27/07/2010 9:50 pm

    Antes eu não achava que o Essentials seria uma 4.5ed, mas depois disso fica difícil, eu penso na Devir que não havia se decidido sobre o Essentials e como vai ser essa transição aqui no Brasil.

  6. 28/07/2010 12:38 am

    Não sei pq mas no futuro proximo abandonarei D&D para alguma linha mas estavel e não caça niquel como D&D

    • cesar/kimble permalink*
      28/07/2010 1:04 am

      Tenta uma linha menor de fantasia medieval. Hoje em dia, ao contrário do que algumas pessoas afirmam, existe uma tendência do ritmo de renovação dos jogos ser mais rápido. É uma questão que livros básicos vendem mais que suplementos, então vale a pena ter um ciclo de renovação de edições que leve menos tempo.

      Linhas menores tendem a ter ciclos mais lentos porque as editoras não conseguem suportar os custos do processo de produção de uma nova edição num período tão curto. A edição atual tem que ‘se pagar’ primeiro antes que eles pensem numa nova. D&D é uma linha que muito bem e ‘se paga’ rápido, então eles podem ter um ritmo mais rápido de renovação.

      Sobre 4.5 ou não,

      Eu vou esperar sair o Compêndio e o básico pra ter uma noção do que vai ficar. Mas que é uma sacanagem tirar os livros antigos de produção, COM CERTEZA É!

      • 28/07/2010 1:35 am

        Problema é se nesse ciclo de tirar e colocar novos livros é valido , pq pelo que to vendo é mas uma tentativa da Wizard desesperada de trazer os jogadores para sua mesa(vi uns link por ai que essa nova linha tem mas cara de 3 edição).

        Pior não é isso , estamos ai quase com o Dark Sun 4 edição sendo lançada. Inclusive ainda pode se encontrado em livrarias ainda ediçoes da 3,5 . No final das contas penso que vai ser uma salada boa de versoes.

        Não sei pq mas creio e não paro de pensar nisso que a Wizard estar realmente desesperada com a parte de livros de RPG.

        Fora as noticias nos blogs por ai que a White Wolf tb só vai vender livros sob demanda.

        Creio eu que um dia o rpg como conhecemos vai acabar.

        OBS: Pra mim chega de 4 edição , eu uma vez ja tinha falado não sei aonde acho que foi na rede rpg que logo mas ia sair mas cedo ou tarde uma 5 edição e o pior estamos em rumo pra isso mesmo. O pior disso tudo é que tanto a White Wolf como a Wizard tem produtos bons e estão estragando um edição só por causa de renovar novas linhas.

        As vezes acho que é isso que faz dessas empresas não vender como se deveria vender uma linha.

  7. cesar/kimble permalink*
    28/07/2010 1:59 am

    anaobatedor,

    Que uma 5e vai sair em algum ponto, não tenha dúvida. E uma 6e, 7e, 8e, etc. Eles podem mudar até o nome, mas que mais edições vão sair, vão. É assim que o mercado funciona, jogos que tem público e dão lucro continuam dando edições. Aliás, o fato de lançar novas edições não é sinal de crise, é sinal que o negócio vende. Porque sempre existe o risco de uma parte da fanbase não migrar para a nova edição (custo, diferença de gosto, falta de interesse, etc.), então as editoras só arriscam isso se acreditam que o jogo é forte o suficiente para suportar a migração.

    A White Wolf vai migrar para um modelo diferente sim, mas é preciso entender a estrutura da situação. Atualmente ela pertence a CCP, que comprou a WW pelo interesse no potencial criativo da empresa. A CCP lida com MMOs e tem uma experiência maior com mercado virtual, o que acabou influenciando a White Wolf faz tempo. Basta ver a quantidade de coisa que eles já lançaram exclusivamente em pdf desde então.

    Não é estranho que a CCP busque uma maneira de aproximar o modelo da WW para algo mais próximo do que eles dominem, afinal, é mais fácil administrar algo que você conhece do que algo desconhecido.

    E cuidado com o pessoal que fica levantando as mãos pro céu e gritando ‘o mundo vai acabar’. O mundo tá cheio deles e não só no nosso hobby. Por ‘coincidência’, esse pessoal costumam ser pessoas que não conseguem se manter no mesmo mercado que afirmam estar acabando. Mas pra cada empresa que diz que o rpg está nas últimas, tem outra lançando novas linhas, garantindo licenças grandes ou com uma lista boa de suplementos a serem publicados.

    O mercado de jogos como um todo sofreu nos últimos dois devido a crise econômica americana, isso é inegável, mas não é o fim do do hobby. Basta ver que outros tipos de jogos também sofreram. É só o fim do pessoal que não teve a sorte ou talento necessário pra se manter no mercado e resolveram afundar gritando. Deixa eles. A maioria vai embora sem fazer falta nenhuma no hobby.

    • 28/07/2010 2:11 am

      Bom só o tempo vai dizer como vai ficar as coisas. Mas ainda sim depois do seu post acredito que se uma linha não vai bem creio eu que seja essas mudanças repentinas e acaba deixando o jogador descontente fazendo uma edição inteira acabar e migrar para uma nova.

      Eu sei lá sabe , só sei que a noticia é muito nova , tem que processar todas essas informaçoes , muita informação em pouco tempo não dar a White Wolf mudando sua forma de vender , agora essa da Wizard…..

      Agora só falta Gurps mudar pra 5 edição e a Devir cancelar o lançamento aqui no Brasil, basicamente sou contra Gurps ainda mas depois desse espaço de anos sem lançar aqui

      • cesar/kimble permalink*
        28/07/2010 2:13 am

        Cara, sem querer jogar praga, mas não duvido que isso aconteça em algum momento. Como você mesmo falou, Gurps já saiu lá fora faz tempo.

        O que pode atrasar uma nova edição é exatamente a possibilidade da fanbase não estar tão forte e não existir mercado pra suportar uma 5e de Gurps. Claro, eu não acompanho Gurps então não posso afirmar se o mercado deles está bom ou não.

  8. 28/07/2010 12:21 pm

    Bem, eu vou aproveitar pra completar minha coleção de D&D 4 e também de Mundo das Trevas.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Os três livros básicos da 4e não serão mais produzidos « Ponei Riders Blog -- Topsy.com
  2. Uma explicação sobre a nova polêmica da Wizards « Ponei Riders Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: