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Tem gente que já recebeu seu Dark Sun 4e

02/08/2010

Não, não sou eu (infelizmente). Mas tem gente que já recebeu seus livros e começou a dar informações sobre eles. Não sei ainda se foram edições enviadas para pessoas que costumam fazer resenhas em sites/blogs conhecidos ou erro da distribuidora (se for o segundo, faço meus pedidos na Amazon hoje ainda).

De qualquer forma, essas pessoas já começaram a comentar sobre o cenário. As informações que encontrei seguem abaixo:
a) O livro parece ter bastante regra opcional. Regra pra quebrar arma, pra prejudicar quem usa armadura pesada no deserto, pra ter poder psiônico inato, regras pra ignorar itens mágicos, parece que esse livro vai ter bastante mecânica nova;

b) Por poder psiônico inato, me refiro aos antigos Wild Talents (habilidade inata para usar algum poder psiônico). Tem duas maneiras de adquirir na nova edição. Podem ser comprados como talentos ou o Mestre pode permitir que os personagens comecem com eles automaticamente, tendo até uma tabela para rolar aleatoriamente o que cada um vai ganhar. O livro tem dez poderes para escolher/rolar, sendo que eles costumam ser efeitos simples e mais para dar um ‘sabor’ ao personagem do que fazer uma diferença mecânica real. São coisas como telepatia ou acender objetos inflamáveis próximos;

c) Algumas classes ganharam builds novos. São o Wild Battlemind (Carisma é secundário, baseado em dano de força e puxar/marcar os alvos), o Arena Fighter (Destreza é secundário, poderes para marcar várias pessoas ao mesmo tempo), o Animist Shaman (Inteligência é secundário, o companheiro animal dá bônus para os aliados ao se unir com eles) e o Sorcerer-King Pact Warlord. O Arena Fighter trata todas as armas com as quais ele não é treinado como se fossem armas improvisadas. Ele ganha +2 nos ataques com todas as armas improvisadas. Armas improvisadas de uma mão causam 1d8 de dano, armas de duas mãos causam 1d10 de dano. Ele ainda ganha +1 no CA quando não está usando armadura pesada e pode selecionar duas armas para ser proeficiente. Para essas duas armas, sempre que um feat conceder algum bônus para uma é considerado que ele concede o mesmo para outra;

d) As raças dos livros estão lá, só que não existe esforço em tentar incluir todas. A idéia parece ser usadas as raças clássicas (humano, elfo, mul, etc.) e coisas que não faziam parte originalmente (warforged, etc.) recebem algumas sugestões de como encaixar, só que elas não estão no cenário oficialmente;

e) O livro das criaturas parece ter um bom suporte de monstros heróicos. A média parece ser 9 criaturas diferentes por nível até o 12º nível;

f) Tem destino épico para virar Dragon King (versão resumida: low light vision, +2 para Intimidate, +5 pvs, soma modificador de Constituição ao healing surge, tem habilidades de defiling melhores e ganham o poder diário Rampaging Dragon) e Avangion (versão resumida: não podem usar defiling, bônus para resistir efeitos de morte, immortal, ganham bônus em dois atributos, vôo, iluminam as proximidades automaticamente, causam dano radiant com os poderes, habilidade diária Wings of Gold);

g) Mul ganham +2 em Con e podem escolher outro +2 em Força ou Sabedoria, tem +2 em Endurance e Streetwise, Speed 6, ganham um Healing Surge extra, o jogador escolhe se eles vão contar como Humanos ou Anões para escolha de feats e etc., precisam dormir só 6 horas a cada 3 dias e um poder de encontro que permite encerrar ongoing damage ou uma condição entre as especificadas (dazed, slowed, stunned, weakened);

h) Thri-Kreen ganham +2 em Dex e podem escolher +2 entre Força ou Sabedoria. Speed 7, Low light vision, +2 em Athletics e Nature, podem uma vez por turno sacar ou guardar uma arma como uma ação livre, sempre contam como se estivessem correndo quando pulam, dormem só 4 horas e continuam percebendo o ambiente à sua volta enquanto descansam. Tem também um poder para atacar com as garras (corpo-a-corpo, até 3 inimigos, dano de 1d8 + For/Des/Sab + número de alvo);

i) Temas (a versão 4e dos antigos kits de Ad&d) também estão servindo para atualizar alguns conceitos. Como o padrão é que não existem mais classes divinas no mundo, coisas como os clérigos elementalistas viraram temas. Os temas adicionam alguns poderes novos, feats e paragon paths;

j) Os temas são Athasian Minstrel, Dune Trader, Elemental Priest, Gladiator, Noble Adept, Primal Guardian, Templar, Veiled Alliance, Wasteland Nomad e Wilder;

l) As paragon paths das novas raças são Half Giant Thug (+2 nos saves quando bloodied, +4 nos ataques básicos por um turno após gastar um action point, quando lança um poder de encontro e erra todos os alvos, o poder não é gasto), Mul Battle Slave e Thri Kreen Predator;

m) Tieflings são humanos que negociaram com ‘poderes das trevas’ para sobreviver em Dark Sun;

n) Tem mais de 20 paragon paths diferentes, sendo 22 só para os temas apresentados no livro;

o) Tem duas regras para quebrar a arma. Uma é a conhecida dos previews, rolou 1 você pode escolher re-rolar. A arma quebra automaticamente mas você pega o segundo resultado. A segunda é que a arma quebra sempre que você tira 1, sem choro e sem re-rolagem;

p) Pyreen resumido: protetor das terras, ganha poderes de espíritos, destino épico, fala todas as línguas no nível 21, rola duas vezes Diplomacia e Insight, não envelhecem mais, escolhem receber +2 em dois atributos (Inteligência, Sabedoria ou Carisma);

q) Alguns rituais (como criar água) simplesmente não funcionam;

r) O tema dos bardos Athasian Bard mantém o estilo perigoso dos antigos bardos de Dark Sun. As paragon paths para o tema são Elegant Blade e Unwelcome Guest. Muitas coisas voltadas para usar venenos e causar dano;

s) Raças básicas são Mul, Thri-kreen, Dragonborn, Anão, Eladrin, Elfo, Goliath, Meio-elfo, Humano, Halfling, Tiefling. Tem informação sobre como incluir mais raças;

t) Quase 20 novas armas;

u) Alguns feats novos para especialização em arma, seguindo o modelo que já tinha aparecido na Dragon. Três feats, funcionam em progressão (Novato, Experiente e Especialista) e cada um vai dando novas habilidades ou poderes para o personagem quando usa a arma em questão. Bom para quem quer brincar de gladiador ou duelista.

E por enquanto é isso. Quando conseguir mais informações vou divulgando. São todas informações repassadas por outros jogadores, então enganos podem ter acontecido. Por enquanto tudo foi tirado de fóruns, em especial o EN World e o RPG.net.

Estou gostando do que vi até agora. Algo comentado várias vezes também foi que os livros parecem se esforçar em passar a sensação de estar jogando num ambiente perigoso e exótico, bem como Dark Sun deve ser.

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2 Comentários leave one →
  1. 02/08/2010 3:03 pm

    Parece até mesmo melhor do que eu esperava. Fico feliz que não tenham transformado Dark Sun numa salada de raças da 4E, por exemplo.

  2. Arquimago permalink
    02/08/2010 8:03 pm

    Digo o mesmo Virtual_Adept.

    Parece realmente interessante.

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