Skip to content

Livros básicos da 4e continuarão a ser impressos (e outras informações)

06/08/2010

E durante um dos eventos de hoje, Bill Slavicsek comentou sobre uma série de boatos e decisões que a Wizards tomou. Eu consegui as mesmas informações de algumas fontes diferentes já, então é possível considerar como bem prováveis (até porque não tem nada muito surpreendente). A minha principal fonte é o Blog of Holding (link).

Primeiro, o mais importante. Os livros básicos NÃO deixarão de ser publicados. É ainda mais simples do que a Black Diamond Games havia afirmado, eles simplesmente pararam de imprimir porquê já estão com um estoque bom. Se precisarem de mais livros, eles serão impressos. Até lá eles vão continuar vendendo os estoques atuais. Algumas pessoas até comentaram que Slavicsek se mostrou irritado em ter que afirmar isso novamente.

Continuando, os monstros a serem apresentados na linha Essentials serão adversários tradicionais de D&D (goblins, orcs, dragões, etc.). Não será uma repetição de fichas já disponibilizadas em outros livros, mas outras versões desses monstros. Para quem não joga a 4e, versões diferentes de um mesmo monstro são algo comum. Elas são feitas para explorar variações de uma mesma criatura em papéis diferentes ou adequar os adversários para certas aventuras/níveis. E é seguindo esse pensamento que eles irão converter as criaturas para o Essentials. Provavelmente numa versão com poderes simplificados e mais fáceis de acompanhar, para facilitar a vida dos mestres iniciantes.

Não devem ser feitos feats novos pra linha, porque a 4e já tem bastante. Eles podem reaproveitar o material pra Essentials.

A linha também deve trazer novas mecânicas para os skill challenges, de forma similar ao mostrado no DMG2. Pra quem não leu o livro, ele trazia diversas formas diferentes de criar e usar essa mecânica, ainda mantendo a fórmula inicial (usar testes de perícias para acumular sucessos). Considerando que eu gostei muito desse capítulo no DMG2, acredito que esse material novo pode ser útil até pra quem não é iniciante.

Algo que vinha sendo questionado é se os monstros do MM1 seriam atualizados com as mecânicas novas que saíram nos livros seguintes. A resposta foi que não, não haverá atualização oficial de todo material (alguma coisa pode vir a ser atualizada). Entretanto, podem ser que sejam feitas regras para que os mestres atualizem as criaturas, se quiserem. Eu ia gostar disso, tem que ver se não vai ficar só na promessa.

Alguns poderes podem vir a sofrer mudanças com o lançamento da nova linha. Algumas coisas vão ganhar mais força (como vários poderes de Mago), outras vão perder. Não é difícil imaginar que vai ter gente reclamando quando essas alterações forem feitas.

Para não ficar só nas declarações do Bill Slavicsek:

-DC Adventures tá vendendo muito bem. Como até agora nenhum outro rpg maior teve lançamento no evento, talvez ele termine como principal novidade da Gen Con 2010;

-Todo mundo está adorando a caixa de Ravenloft. Desse jeito é de se esperar que a Wizards invista mais em jogos de tabuleiro;

-A White Wolf tem só um estande SEM demonstração de jogos ou (aparentemente) venda de material. O que é… estranho. Eles fizeram um espaço para as pessoas relaxarem e conversarem, bem bonitinho até só que acaba ficando deslocado dentro da Gen Con. Talvez porquê o investimento deles nesse ano em termos de eventos vai ser a Grand Masquerade em setembro;

-Muitas crianças foram acompanhar os pais (rpgistas) e acabaram saindo com materiais voltados para sua idade. E dizem que o rpg não se renova;

-Ano passado o primeiro dia foi uma Paizocon e o segundo foi D&Dcon. Era de se esperar, já que Pathfinder estava sendo lançado no primeiro dia (e uma muralha de exemplares estavam sendo vendidos numa velocidade impressionante) e no segundo a Wizards tinha muita coisa pra anunciar (e todo mundo queria saber qual ia ser o novo cenário para 2010). Esse ano nenhuma delas parece estar dominando assim o evento. A WotC acaba tendo mais propaganda espalhada por ser uma das patrocinadoras principais, mas não está polarizado como no ano passado. Os eventos mais importantes de D&D parecem ter ficado pro sábado, então talvez a gente veja essa concentração no dia.

Tudo parece bem (exceto pelo estande da WW, mas vai saber), todo mundo está vendendo bem e não tem nada fora das reclamações normais que se espera num evento desse tipo (filas, alguns problemas técnicos, multidões difíceis de atravessar, muita compra por impulso, gente que precisa de um banho, etc…).

E bem ‘calmo’. Vamos ver como vai estar amanhã.

4 Comentários leave one →
  1. 06/08/2010 10:32 am

    Putz! Muito boa a notícia!😀

  2. 06/08/2010 1:21 pm

    Eu sei la sabe esse Essentials eu vi aquele video que vc postou aqui no blog. Me pareçe ate aqueles kits da Wizard que estava vendendo , tipo tive a impressão de que sobrou no estoque e agora nos vamos fazer uma caixa mas bonita dar uns nomes bacanas , mudar umas fichas aqui umas pinceladas ali e pimba. Vamos vender os produtos.

    Realmente o povo fica puto quando recebe um tipo de noticias dessa de que os livros vão parar de ser impressos , não sei o motivo do pq a biba ficou stressada. Fazem merda sempre com seus clientes e agora ficam com raivinha????

  3. 06/08/2010 3:34 pm

    Depois de tudo que tem sido falado, acredito que o Essentials seja um remake do bom e velho First Quest. Eu acho que a iniciativa de mudar o formato dessa linha é muito boa, afinal, para um iniciante, ter de comprar 3 enormes livros por um preço não muito acessível, é uma ideia amedrontadora. Ainda bem que não vai haver nenhuma atualização de conteúdo, pois a 4ª edição foi lançada muito recentemente, há apenas dois anos, se não me engano.

    De qualquer forma, eu ainda sou da velha guarda e meu negócio é AD&D! Até jogo a 3.5, mas não consigo me entender com tantas regras e estatísticas do personagem… quem sabe os Essentials, sendo mais enxutos, não acabem fazendo com que me interesse pela 4ª edição.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Livros básicos da 4e continuarão a ser impressos (e outras informações) « Ponei Riders Blog -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: