Skip to content

Batman do Futuro em M&M 3e

12/08/2010

E como estou lendo algum material algum material sobre Batman do Futuro (Batman Beyond), resolvi fazer a ficha do personagem. Primeiro uma explicação pra quem nunca assistiu a série.

Na década de 90 a Warner Brothers tinha conseguido lançar um desenho do Batman que utilizava um modelo de desenho diferente e de histórias mais sombrias, que ainda mantinham o apelo infantil e ao mesmo tempo conseguiam impressionar os fãs adultos do personagem pela qualidade do roteiro. Para nós brasileiros, ela passou no SBT (e que eu lembre, era chamada só de “Batman”, imagem ao lado).

Passaram alguns anos, a série original recebeu continuações e os fãs começaram a envelhecer. Os executivos da Warner começaram a cobrar do time responsável pelo desenho uma nova série, algo que tivesse como público-alvo as crianças. Eles queriam um Batman adolescente, que iria à escola durante o dia e combateria criminosos à noite.

Os responsáveis pela série consideravam idiota a idéia. E agora eles teriam que dar jeito pra desenvolver algo bom. O que fazer numa situação dessas? Trabalhar com o que não foi definido. Eles criaram um novo Batman, mais jovem que Bruce, num mundo cyberpunk com uma Neo-Gotham dominada pelo crime. E foi assim que surgiu Batman do Futuro.

A história começa com Bruce Wayne ainda agindo como Batman (envelhecido) e tentando salvar a filha de uma de suas antigas namoradas. Durante o confronto com os raptores seu corpo não suporta o esforço e para conseguir sobreviver, ele precisa ameaçar um de seus oponentes com uma arma de fogo.

Depois desse acontecimento Wayne percebe que não pode mais continuar sua carreira como Cavaleiro das Trevas. Nessa época ele já estava isolado, vivendo numa mansão vazia e sem seus antigos aliados. Ele aposenta o uniforme e Batman desaparece de Gotham.

Passam alguns anos e Terry McGinnis, um adolescente com um passado de pequenas contravenções, acaba indo parar na mansão Wayne enquanto enfrentava uma gangue que havia ameaçado sua namorada. Bruce ajuda o garoto e eles expulsam os criminosos. Depois do confronto Terry ajuda Wayne a retornar até o interior da mansão, onde descobre a Batcaverna por acidente. Ele é expulso do local por Bruce logo depois.

Voltando para casa, Terry descobre que seu pai havia sido assassinado. Ele então retorna para a Batcaverna e rouba o antigo traje do Batman (na época, uma roupa especial com diversos acessórios e que amplificava a força, velocidade e resistência do usuário). Bruce tenta detê-lo, mas ao perceber que o garoto parecia querer usar o traje para garantir que os assassinos de seu pai fossem encontrados (algo que o antigo Batman podia entender, considerando sua própria história), ele passa a ajudar Terry na caçada com informações e apoio tático através dos fones de ouvido do traje.

McGinnis acaba descobrindo que seu pai havia sido morto pelo presidente da Wayne-Powers (antiga empresa Wayne, agora fora do controle direto de Bruce). Com ajuda do antigo Batman, Terry resolve o caso e faz com que o responsável pela morte de seu pai pague pelo crime.

Ao perceber o potencial do garoto e a necessidade de um novo Batman, Bruce Wayne oferece um ‘emprego’ para Terry. O garoto continuaria a agir como Batman, recebendo apoio e treinamento de Bruce.

Isso rendeu uma das melhores séries animadas da DC. O desenho tratava de temas mais adultos e mostrava o personagem se tornando mais maduro e confiante com o tempo. O cenário todo lembrava um cyberpunk leve, com muita tecnologia e carros voadores em paralelo a violência e criminalidade de Gotham. Tendo terminada em 2001, 9 anos depois a série ainda tem muitos fãs.

Tantos que a DC finalmente resolveu tornar a série algo oficial dentro de seu universo. Inicialmente tudo indicava que ela se tornaria uma das diversas Terras alternativas (Terra-12), se aproveitando do retorno das várias dimensões ao universo oficial. Os responsáveis mudaram de idéia desde então e existem indicações que o mundo de Terry pode ser o futuro (ou um dos futuros possíveis) da Terra principal. Ele seria o quarto Batman, depois de Bruce, Grayson e Damian (estou desconsiderando o Jean-Paul intencionalmente). Isso tem sido mostrado através dos quadrinhos com um especial da série Superman/Batman e uma mini-série em seis partes que ainda está em andamento.

Já expliquei bastante, então vamos para a ficha.

Batman (Terry McGinnis)
NP 10, 204 pts

Força 2/6, Stamina 3, Agility 4/6, Destreza 4/6, Fighting 8/12, Intellect 4, Awareness 4, Presence 4
Atributos: 66 pts

Acrobatics 8 (+12/+16), Athletics 8 (+10/+16), Close Combat: Unarmed 2 (+10/+14), Deception 6 (+10), Expertise: Criminology 8 (+12), Expertise: Streetwise 10 (+14), Insight 4 (+8), Intimidation 10 (+14), Investigation 10 (+14), Perception 8 (+12), Persuasion 6 (+10), Ranged Combat: Bat-rangue 2 (+6/+8), Stealth 8 (+12/+14), Technology 6 (+10), Vehicles 6 (+10/+12).
Perícias: 51 pts

Agile Feint, Attractive, Connected, Contacts, Defensive Attack, Hide in Plain Sight, Improved Disarm, Improved Smash, Power Attack, Takedown, Well-Informed.
Vantagens: 11 pts

Equipamentos: 19 pts
Batcaverna: igual a do Batman original, pág. 213 do DCA, 20 pts de equipamento

Batmóvel: igual ao Batmóvel original, pág. 213, com Flight 8 em vez do Speed 6, 59 pts de equipamento

Cinto de Utilidades: igual a do Batman original, pág. 213 do DCA, 12 pts de equipamento

-Uniforme do Batman: Concealment 4: todos os sentidos visuais (Quirk: grande consumo de energia), Enhanced Traits: Força 4, Agility 2, Destreza 2, Fighting 4 (todos Permanentes), Feature: o traje pode ser desligado da Batcaverna, Flight 6 (Wings), Protection 5, Senses: visão analítica (todos os sentidos visuais), tato acute e analítico, Communication Link, Low-light vision, Microscopic Vision 1, Radio.
Poderes: 41 pts (Removível, original 51 pts)

Combate: Unarmed +10/+14, Dano 2/6; Bat-rangue +6/+8, Dano 4/8
Esquiva +4 (8/10), Parry +0 (8/12), Fort +7 (10), Vont +5 (9), Resistência 3/8.
Defesas: 16 pts.

Complicações:
-Redenção: Terry cometeu alguns erros no passado que ele se esforça para compensar. Ao longo da série fica claro que ele se tornou o novo Batman porque quer se redimir;
-Família e amigos: Terry tem mãe, irmão menor, namorada e vários amigos. Eles podem ser alvo de inimigos que descubram sua identidade secreta. Como a maioria deles não sabe de sua identidade secreta, ele também precisa dar um jeito de equilibrar sua vida civil com suas obrigações como herói;
-Responsabilidade: Bruce sempre exige muito de Terry, deixando claro que o garoto só é o novo Batman porque o antigo Cavaleiro das Trevas permite isso. Ao longo da série fica mais claro porque Bruce é tão rigoroso (no especial “Retorno do Coringa” e no episódio “Epílogo”);
-Segredo: A identidade secreta dele é ameaçada durante alguns episódios da série.

Esse seria Terry no começo da série, quando usava uma versão antiga do uniforme e estava começando a treinar com Bruce. Ao longo da série o uniforme é danificado e destruído algumas vezes. A cada nova reconstrução ele vai sendo aprimorado e ganha mais habilidades.

Usei muita coisa pronta porque Terry usa dos equipamentos originais de Bruce nesse período. O Batmóvel já havia sido modificado, tendo a capacidade de voar. Com o tempo o cinto de utilidades muda e vai adquirindo novos equipamentos.

O Concealment da armadura representa a habilidade de se camuflar com o ambiente. O Quirk é uma pequena desvantagem dela. No caso, a quantidade de energia que a invisibilidade consome. Resumidamente minha idéia é que quando o Mestre quiser, ele avisa que o efeito da invisibilidade está ligado a tempo demais e precisa ser desligado para não afetar as outras habilidades da roupa. Eu poderia ter feito isso com Fades, mas deixar assim dá mais controle para o Mestre quanto a situação e incentiva que o jogador não abuse desse tipo de poder. Seria possível também usar poderes alternativos e outras variações, mas preferi fazer da forma mais simples possível.

Agrupei todos os Enhanceds Traits da forma acima só para agilizar o processo. Na prática cada atributo é modificado por um Enhanced Trait diferente.

O Flight dele tem listado Wings (asas). Em vez de se localizarem nas costas, elas ficam debaixo dos braços e Terry utiliza delas principalmente para planar. Não listei como gliding porque ele possui jatos nas botas que permitem ganhar altitude e acelerar.

Terry luta melhor no corpo-a-corpo, se defendendo melhor e conseguindo causar mais dano do que com os bumerangues se aplicar Power Attack nos seus socos. Os bumerangues são melhores quando ele precisa manter distância de seus alvos.

As perícias indicam como ele está aprendendo com Bruce. Na maioria delas ele é ainda inferior, mas ele vai se igualando ao Batman original com o tempo.

Os atributos estão um pouco altos para um personagem que começou a combater o crime faz pouco tempo.Quem conhece o fim real da série (episódio “Epílogo”, que passou na série Liga da Justiça Sem Limites) deve entender porque escolhi esses valores.

Foi divertido fazer essa ficha. Montei ela tentando olhar poucas vezes no livro, então se cometi algum engano, gostaria que fosse apontado. E agora vou voltar a trabalhar na minha idéia de um cenário de DCA passado no mundo de Batman do Futuro. Vamos ver se fica pronto até semana que vem.

2 Comentários leave one →
  1. Jorge permalink
    13/08/2010 3:06 pm

    César não foi em um dos episódios da Liga da Justtiça onde mostraram o Batman do futuro (Terry), (Editado pra evitar Spoilers).
    Kimble: E é quase isso. Na verdade tu está confundindo um episódio onde a Liga viaja no tempo com outro onde é só do Batman do Futuro (mostrando uma antiga aventura do Batman também). E o Cadmus não tinha influenciado em tudo, ele só tinha feito o projeto inicial mas nunca ‘terminaram de executar’. A morte do pai do Terry foi coincidência mesmo.

  2. Arquimago permalink
    13/08/2010 6:34 pm

    Legal, pelo visto está bem mais fácil de assimilar o sistema.

    Eu sempre achei que tinha sido ela… eu vi o episódio e tinha entendi isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: