Skip to content

ICV2 e a CEO da Paizo

08/10/2010

Ontem a Internal Correspondence version 2 (ICV2), site especializado em acompanhar e divulgar notícias, rankings e tendências do mercado da cultura pop, divulgou outra listagem dos cinco rpgs mais vendidos em lojas físicas nos Estados Unidos. Essa listagem é feita por trimestre, através de pesquisa amostral com lojas, distribuidores e fabricantes da área. E trouxe uma grande surpresa, Pathfinder e D&D empatados nas vendas!

A tabela também lista Warhammer Fantasy e Dark Heresy/Rogue Trader, produtos da Fantasy Flight Games, além de Dresden Files da Evil Hats (link para o ranking).

Não comentei isso ontem ainda porque fui atrás de uma confirmação. Conversando com o webmaster do ICV2 ontem, ele finalmente me confirmou o empate no final do dia (e para evitar futuras dúvidas, incluiu a palavra “tie” na tabela).

Até agora isso tem sido bem recebido e a Paizo (dona do Pathfinder) conseguiu muito elogios por ter conseguido colocar suas vendas no patamar da WotC. Eu esperava ver mais discussões estúpidas sobre isso, mas até agora mesmo nos fóruns da própria Paizo as pessoas tem demonstrado civilidade e lembrado como uma disputa das duas empresas pelo primeiro lugar é boa para o hobby.

A pesquisa da ICV2, entretanto, não contabiliza vendas ou prestação de serviços online (lembrando que hoje em dia tanto a Paizo quanto a WotC oferecem aos clientes a assinatura de serviços com vantagens especiais). O que poderia abrir uma margem para dúvida sobre a credibilidade da informação da ICV2.

Para ajudar a resolver essa questão, Lisa Stevens (CEO da Paizo, histórico neste link) resolveu comentar sobre essa notícia. Sobre a validade ‘científica’ da pesquisa feita pela ICV2:

“Pode não ser científico, mas ela ressoa com as informações mais cientificamente corretas que nós temos internamente. Nós nunca vamos ter transparência de 100% sobre as vendas de outra empresa, mas nós temos dados que a maioria dos consumidores não têm acesso. E nossos dados dizem que a ICV2 está correta. O que é ótimo, IMHO!🙂 “

E sobre as vendas na Internet:

“Na verdade nós temos dados confiáveis sobre as vendas nas grandes lojas como Amazon, Barnes and Noble, Borders, etc, através de uma companhia conhecida como Bookscan, que acompanha cada venda individual através dessas lojas e as agrega. Acreditem ou não, nós conhecemos forma muito mais precisa as vendas de RPG através de livrarias não-especializadas do que através das lojas especializadas no hobby. Estranho, eu sei. :)”

A Bookscan que ela se refere é a Nielsen Bookscan (link), parte de uma companhia especializada em fazer acompanhamento das vendas em diversos mercados e conhecida pela sua credibilidade.

E qual o motivo para o Pathfinder ter vendido tão bem no terceiro trimestre de 2010? O Advanced Player´s Guide (link) tem vendido muito bem. Não tenho dados de vendas pra fundamentar além da Amazon (link), mas o livro foi muito elogiado, já foi dito por várias pessoas da área que ele tem vendido bem e ele era algo que os jogadores de Pathfinder estavam esperando já faz tempo. Claro, a linha toda tem vendido bem mas acredito que o APG ajudou bastante nessa colocação pois grandes lançamentos ajudam a puxar as vendas dos produtos relacionados.

Enquanto isso, no mesmo período o único grande lançamento de RPG da WotC foi Dark Sun. Castle Ravenloft não entra porque é tratado como boardgame. Além disso,todos os boatos e incertezas que surgiram sobre o Essentials nos últimos meses (suposta fim da impressão dos livros básicos, que Essentials invalidaria material anterior, etc.) deixaram muitos jogadores desconfiados e descontentes com a WotC. Essa baixa leva de produtos grandes e a reação ruim do público pode ter provocado uma queda nas vendas, o que ajudaria a explicar a situação do ranking. É importante lembrar que estou supondo essa situação, com base no que vi nos últimos meses.

Quem acompanha o ICV2 a mais tempo sabe que Pathfinder estava mantendo o posto de segundo lugar faz um bom tempo. Até onde sei (e fãs de Pathfinder, por favor me corrijam se estiver errado) o único grande lançamento da linha para os próximos meses é o Bestiary 2. E ele só deve chegar no final do ano, quando suas vendas devem influenciar pouco o quadrimestre. Já a WotC está lançando sua linha Essentials, cuja maioria das vendas só vão ser contabilizadas no quarto trimestre (a Red Box e o Rules Compendium começaram a ser vendidos somente no final do terceiro trimestre). Por isso, acredito que o quarto trimestre do ano vai ser importante para definir como as coisas vão ficar daqui para frente no mercado.

Se o empate no terceiro trimestre foi gerado pela situação de diminuição das vendas na WotC e aumento da Paizo devido a falta de um produto grande da primeira e o um lançamento grande da segunda, essa igualdade pode terminar no quarto trimestre (considerando que as informações até agora são que Rules Compendium e a linha Essentials estão vendendo bem).

Se o empate não está relacionado aos lançamentos e é uma tendência a Paizo e a WotC dividirem (e disputarem) a maior parcela do mercado dos RPGs de mesa, então esse empate deve continuar (ou podemos ter até uma variação da liderança).

Eu aposto num equilíbrio, por enquanto. A Paizo já vinha vendendo bem em épocas de grandes lançamentos, principalmente quando a WotC não tinha nenhum lançamento maior. Além disso, a WotC tem tratado o D&D cada vez mais como ‘marca’ em vez de ‘sistema de rpg’ e tentado aumentar a participação dele em outros mercados, o que tem desviado trabalho do processo de produção da linha de rpg de mesa para outras áreas (como jogos de tabuleiro, que parecem ser a próxima grande aposta da empresa). O que pode gerar períodos com menor quantidade de livros produzidos e permitindo que esse equilíbrio entre as áreas se mantenha.

Não estou dizendo que acredito que a WotC não é mais a maior empresa do mercado, mas que na linha de rpgs de mesa nós podemos ter uma competição bem maior entre a Paizo e a Wizards pela liderança do mercado daqui pra frente.

E pro hobby essa é uma ótima notícia!

2 Comentários leave one →
  1. 14/10/2010 12:00 pm

    Parabéns à Paizo que sempre fez um excelente trabalho!

    A WotC está se distanciando um pouco do mercado de RPG tradicional, imho. Gamma World, D&D Insider, Boardgames e outras iniciativas saem do padrão editorial de livros. Acho que finalmente a Hasbro começou a mexer seus pauzinhos…🙂

  2. 09/11/2010 3:43 pm

    É isso aé! Parabéns a ela! Já joguei Pathfinder e gostei muito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: