Skip to content

Confirmado: Compendium com update das classes básicas de D&D

14/10/2010

Segunda eu havia noticiado que os fãs haviam descoberto um suplemento para D&D que ainda não havia sido anunciado oficialmente pela Wizards (link). Não haviam autores listados e a capa estava estranha, parecendo ser uma daquelas artes provisórias que a WotC usa até decidir por uma capa oficial para o livro.

Pelo jeito, era capa provisória mesmo. Hoje a Wizards anunciou o lançamento do Class Compendium: Heroes of Sword and Spell (link). O título está diferente, mas pela data e subtítulo parece se tratar do mesmo livro.

A grande novidade que o Heroes of Sword and Spell são as versões com erratas de classes básicas do Players 1 (clérigo, guerreiro, ladino, mago, warlord). Como explicado no anúncio, ele serve tanto para os jogadores experientes que querem uma versão impressa das classes na sua versão mais atualizada e para os iniciantes que querem ir além dos livros da linha Essentials.

É prometido também mais material, como feats, rituais e regras para multiclasse entre as classes do Essentials com as classes ‘tradicionais’.

Além disso tudo, da forma como foi feito o anúncio é dado a entender que esse vai ser o primeiro livro de uma série. Os próximos devem trazer as outras classes do jogo, também com as erratas já incluídas.

Essa notícia me surpreendeu. Mesmo querendo livros como esse porque acredito que são de grande ajuda para quem não assina o Insider, não esperava que a WotC fizesse algo assim. Não me parece o tipo de livro que venda bem, mas também não tenho como medir as vendas do Rules Compendium (que tem um objetivo semelhante).

Essa atitude acaba por validar a afirmação que eles vinham mantendo que o Essentials seria só uma linha fechada e voltada para iniciantes, não uma nova versão do jogo. Já que ele indica que a expectativa da empresa é que os iniciantes passem do Essentials para a linha ‘tradicional’ depois de algum tempo, através de livros como esse. Demonstrando o caráter limitado e unicamente introdutório da linha para iniciantes. E que a linha ‘tradicional’ continuará a ser o padrão.

O que não significa que a linha Essentials vá deixar de influenciar a 4e. Sua presença vai continuar sendo percebida através das erratas já lançadas, o novo formato dos livros e a maior quantidade de texto descritivo (e isso tem aumentado muito, mesmo nas matérias da Dragon Magazine). Só que pelo jeito ninguém precisa ter medo que as classes antigas deixem de ter suporte, já que elas vão continuar sendo consideradas o padrão do jogo.

Pra mim, isso termina a discussão sobre o Essentials ser uma nova edição ou não. Claro, ainda pode ser discutido a questão de quanta errata um jogo precisa sofrer para ser considerada uma nova edição. Entretanto já joguei em sistemas que os faqs e erratas alcançavam o tamanho do livro básico, então isso por enquanto não me incomoda.

Nota: Agradecimentos ao Iron Man pela dica😉

4 Comentários leave one →
  1. Iron Man permalink
    14/10/2010 10:53 am

    Olá pessoal

    De nada Kimble. Foi um prazer ajudar.😉

    Mas concordo que esta noticia é realmente surpreendente mesmo. Pude ver e jogar a linha Essentials e digo que é tão divertida e legal que o D&D padrão (tanto que estou tentando convencer um amigo meu jogar com um Fighter [Slayer] na sua mesa de D&D padrão, mas infelizmente sem sucesso ainda).

    Bem vamos ver este livro para saber como vai ficar ele.

    Até mais

  2. Jommo permalink
    14/10/2010 3:36 pm

    Eu tô estranhando esse livro.

    Quando eu li o artigo, entendi uma coisa. Quando vi a descrição do livro, vi outra.

    http://www.wizards.com/dnd/Product.aspx?x=dnd/products/dndacc/343580000

    O que eu tinha entendido é que haveria uma reimpressão das classes do Player’s Handbook no seu formato padrão, todas errateadas. Agora o que eu diz na descrição, veiculada depois da confirmação desse suplemento no artigo, é que elas vão ser apresentadas no formato Essentials.

    Se bem que eu deveria ter deduzido isso nesse parágrafo do artigo:

    “It incorporates the original class builds, which have been totally updated and recast in the new presentation format, along with feats that allow the original class builds and the new class builds to work together. It also features more feats, rituals, and rules for multiclassing.”

    Eu espero sinceramente que o livro traga a reimpressão das classes e o formato Essentials delas, não apenas o último. Caso contrário, esse livro não será da linha Essentials, mas vai se comportar como um.

    Só deixo claro que não acho o Essentials ruim. Pelo contrário, ele comporta ótimas opções pra o jogo, além de servir como uma atualização das regras. Mas eu temo que a Wizards possa vir a quebrar a promessa que tinha feito sobre o limite de produtos Essentials, e de um jeito bem furtivo…

    • cesar/kimble permalink*
      14/10/2010 3:53 pm

      Nota o termo ‘presentation format’ no que você citou. Isso significa a forma de apresentação das regras do Essentials, ou seja, coluna única de texto por página, mais descrição, explicação mais detalhada das regras, tamanho e formatos diferentes para os livros (mais simples e baratos), etc.

      Ou seja, ele vai trazer as classes básicas ‘tradicionais’, só que ele não será um copiar e colar do formato original. Em vez disso, as regras de cada classe estarão com as erratas incluídas, provavelmente uma explicação melhor do funcionamento de cada habilidade, poderes com um texto descritivo maior, etc.

      As regras vão continuar as mesmas (com a adição das erratas, claro), mas a ‘forma de apresentação’ é que vai passar a seguir o modelo Essentials que expliquei ali em cima (e citei no artigo como uma influência duradoura da linha de iniciantes na linha ‘tradicional’).

  3. Jommo permalink
    15/10/2010 4:39 am

    Massa, César… valeu pelo esclarecimento!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: