Skip to content

Corrida de bigas em Dark Sun

20/10/2010

Na campanha de Dark Sun o grupo está finalmente chegando a Tyr, a maior cidade do cenário. Além de todas as tramas que podem ser feitas numa grande metrópole, Tyr ainda possui uma arena para apresentação de gladiadores.

Conhecendo a reação da maioria dos jogadores quando ouvem as palavras ‘arena de gladiadores’, percebi que tinha que deixar pelo menos alguns eventos prontos em que eles pudessem participar. Decidi que iria fazer uma luta contra criaturas ferozes, outra contra grupo de gladiadores e queria ainda uma terceira, em que o objetivo não fosse vencer um combate.

Então me veio a cabeça a idéia de uma corrida de bigas/carruagens. Seria algo bom para simular com um desafio de perícias. Essa é uma mecânica que a maior parte do grupo (tendo pouca experiência com 4e) não conhece e seria uma forma de ensinar.

Estou pensando em algo assim…

Primeiro, é preciso lembrar que em Dark Sun não existem cavalos. No lugar deles, vou usar crodlus (imagem ao lado). Apesar de parecerem com pássaros essas criaturas não possuem penas, tem pernas traseiras bem desenvolvidas e garras afiadas nas patas dianteiras. Eles são usados como montaria de batalha, então faz sentido que também sejam usadas em outras atividades de igual risco, como corrida de bigas. Além disso, eles são ferozes, ariscos e difíceis de controlar. Ótimos para uma sessão de rpg!

Outra coisa que decidi enquanto estabelecia como seria esse tipo de corrida em Dark Sun, foi decidir que não haverá um teste para acelerar a biga.

Vou imaginar que elas estão sempre no máximo de velocidade possível e que a diferença entre os veículos e os crodlus puxando cada um são muito pequenas para fazer diferença. Se algum jogador se esforçar para conseguir uma biga ou animal melhor, então vou incluir um modificador de +2 nos testes onde isso puder ajudar.

Mas por que eu não quero testes que possibilitem as bigas correrem mais rápido? Porque quero manter algo que considero importante para esse tipo de corrida: as disputas violentas entre corredores.

Em todos os filmes que já vi onde eventos assim aconteciam, os ataques trocados, as tentativas de impedir o movimento, destruir as bigas adversárias ou derrubar os outros competidores eram o que mais me chamavam a atenção.

Se eu quisesse uma corrida comum, eu manteria a opção de um teste para fazer o veículo acelerar. Isso permitiria vencer se concentrando em acelerar rapidamente e não entrar numa disputa física com os outros competidores. Como eu quero uma corrida de bigas, quando eu tiro a opção do teste para aumentar a velocidade estou forçando os jogadores a acumularem sucessos através de outras formas. E vou incentivar que isso seja feito da forma mais violenta possível.

Vou conseguir isso através da forma como as perícias serão aplicadas teste. Dividi dessa forma (os parênteses indicam qual coluna usar para localizar a dificuldade daquele teste, segundo o nível do desafio):

Testes primários: Nesse desafio os testes primários vão representar a tentativa dos PCs em atrapalharem os outros corredores. Cortando o caminho, danificando as outras bigas, ferindo os outros competidores, etc. Para facilitar as explicações vou chamar esses testes de manobras. Somente um teste primário pode ser executado por rodada. Quando for aplicar esse desafio ainda vou definir que nenhuma manobra pode ser usada duas rodadas seguidas, para garantir a variação entre elas ao longo do desafio.

Atletismo (moderado): Encontrão. O personagem joga sua biga contra a de outro corredor, tentando danificar o veículo adversário.

Tolerância (moderado): O personagem coloca sua biga ao lado de outro corredor e começa a trocar golpes com ele. Essa é uma manobra perigosa pois ocupa muito tempo e é difícil se defender. Usar essa manobra custa um pulso de cura.

Natureza (moderado): O personagem faz seus crodlus atacarem os animais de um adversário. Esse teste só pode ser feito uma vez por corrida, pois mais do que isso deixaria os pássaros feridos demais para continuar.

Blefe ou Intimidar (difícil): O personagem tenta distrair o adversário para que cometa um erro, usando insultos e provocações.

Testes secundários: Nesse desafio os testes secundários vão representar a tentativa do PC em resistir as manobras dos outros corredores. Toda rodada, após o personagem realizar seu teste primário do desafio ele deve executar um teste secundário com uma das perícias abaixo.

Acrobacia (moderado): A biga do PC é desequilibrada (por um encontrão, uma curva mal feita, os restos de outra biga adversária que ficaram na pista) e o personagem corre o risco de ser derrubado para fora do veículo. Em caso de sucesso no teste, ele consegue manter o equilíbrio e continuar a corrida normalmente. Em caso de falha, ele precisa desacelerar para não ser jogado fora da biga.

Atletismo (moderado): O PC perde o controle da biga (um oponente acerta um encontrão, uma das rodas é danificada, ele perde o controle dos crodlus por um momento) e o veículo se aproxima demais da parede da arena. Em caso de sucesso, o PC consegue recuperar o controle a tempo e evita o impacto. Em caso de falha, ele precisa diminuir a velocidade para evitar a batida ou o impacto o faz perder alguns momentos até conseguir endireitar a biga.

Intuição(moderado): Um oponente coloca sua biga na frente do veículo do PC, fechando a passagem. Em caso de sucesso, o PC percebe em que direção seu oponente está manobrando e consegue explorar uma brecha deixada para sair de trás da biga adversária. Em caso de falha, a disputa para conseguir sair da situação desvantajosa faz o PC perder tempo e posições.

Natureza (moderado): Um dos crodlus da biga é ferido e começa a desacelerar. O PC precisa fazer o teste para forçar a criatura a continuar no mesmo ritmo. Em caso de sucesso, ele consegue fazer o pássaro superar a dor e continuar. Em caso de falha, a biga perde velocidade.

Percepção (moderado): O personagem nota uma ameaça na pista (uma biga logo à frente capota, um adversário perde o controle de seu veículo, etc.). Em caso de sucesso, ele percebeu o perigo à tempo de desviar. Em caso de falha, ele notou a ameaça muito tarde e sua biga foi danificada por ele.

Para melhor simular que os testes secundários são gerados como forma de resistir as manobras dos adversários, eu rolaria aleatoriamente a cada rodada qual o teste secundário o PC precisa executar.

Somente sucessos nos testes primários contam para vencer a prova. O número de sucessos necessários é determinado pela complexidade do desafio. Sucessos secundários não contam no total de sucessos para vencer a corrida. Tanto falhas nos testes primários quanto secundários contam no total de falhas que o PC pode ter antes de fracassar o desafio.

Em caso de fracasso no desafio de perícia, o personagem perde a prova. Eu ainda vou considerar a perda de um pulso de cura, para representar algum acidente sofrido (cair para fora da biga, ferimentos recebidos ao longo da corrida, etc.).

Em caso de dois PCs disputando a prova, eu rolaria iniciativa no começo do desafio e o primeiro a acumular o número de sucessos necessários venceria.

Caso em algum momento o número de competidores se reduza a um corredor (supondo, por exemplo, uma disputa entre dois PCs onde um deles fracasse no desafio), o competidor restante vence a prova.

Preferi listar a dificuldade dos testes como fácil, moderado e difícil porque não sei quando vou aplicar o desafio. Quando for aplicar, só preciso olhar as dificuldades na tabela e anotar num canto da página.

Essa é a versão inicial. Se alguém tirar mais sugestões de manobras que os PCs podem executar ou problemas que podem ocorrer durante a corrida, eu gostaria de ouvir🙂

5 Comentários leave one →
  1. Edvando de Hellcife permalink
    20/10/2010 10:01 pm

    Muito boa a materia!

    Estou mestrando um cenario que tem muitos elementos de Dark Sun, como escravidão e arenas de gladiadores.

    Dq a umas 2 sessões, vai ter uma sessão de Arena. Irei com certeza inserir esse skill challenge!

    • cesar/kimble permalink*
      21/10/2010 1:12 am

      Valeu Edvando, depois conta como foi🙂

  2. Thales permalink
    21/10/2010 3:06 pm

    Nesse caso de skill challenge vc acha melhor explicitar quais as pericias podem ser usadas ou perguntar pro jogador o q ele quer fazer e vc diz o que ele deve rolar

    • cesar/kimble permalink*
      21/10/2010 4:48 pm

      Depende do grupo. No meu grupo antigo eu teria comentado as opções, mas eles provavelmente já iriam sugerir muita coisa sozinhos. Com esse novo eu devo dar algumas sugestões de coisas que eles podem fazer, SEM dizer a perícia relacionada. E vou deixar claro que as bigas correm na mesma velocidade normalmente, se eles quiserem vencer vão ter que dar um jeito de atrapalhar os outros corredores.

Trackbacks

  1. As três primeiras sessões de Dark Sun « Ponei Riders Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: