Skip to content

Um novo Character Builder (e fim da pirataria?)

02/11/2010

Os assinantes do serviço D&D Insider (serviço oferecido pela Wizards of the Coast) receberam uma notícia importante hoje: o antigo Character Builder vai deixar de ser atualizado.

No dia 16 de novembro, uma nova versão do Character Builder vai ser disponibilizada. Em vez de um programa que os usuários gravam em seu computador e atualizam uma vez ao mês, ele vai passar a ser um serviço acessível através do site da própria Wizards e utilizado totalmente online. Fichas de personagens serão armazenadas pela Wizards, sem precisar de espaço no computador. Além disso, finalmente as atualizações de Dark Sun e do material da linha Essentials estarão disponíveis.

Essa é uma notícia que não surpreende. O programa de criação de personagens (Character Builder) é o item de maior valor para os jogadores no serviço, porque diminuí muito a necessidade da compra de livros para aquisição de mais material. Já que ele possui todas as raças, classes, feats, paragon paths, etc., já lançados.

A forma como o CBuilder e o modelo do D&D Insider funcionam atualmente permite que muitos jogadores façam a assinatura de um mês e adquiram todo material já lançado até ali. Isso fazia com que muita gente comprasse a assinatura uma ou duas vezes por ano, conseguindo assim a maior parte do material lançado no período e gastando muito menos do que comprando os livros.

Mudar para um modelo online elimina essa prática, pois os interessados no CBuilder vão precisar manter sua assinatura ativa para usar dele.

Além da obrigação da manutenção da assinatura para o uso, outra coisa que esse modelo vai provocar é o fim da pirataria do Character Builder. Hoje em dia, é fácil encontrar sites que oferecem as versões mais atuais do CBuilder para download, normalmente uma ou duas semanas depois da atualização oficial. Com um serviço baseado no site da Wizards, isso não vai mais ser possível.

Seguem algumas imagens já disponibilizadas da nova versão do Builder:

6 Comentários leave one →
  1. Jorge permalink
    02/11/2010 11:27 pm

    POxa faz um tempinho que não abro mais o caracter builder aqui em casa, nem sei quais foram as atualizações de agosto e setembto, mas mesmo assim gostei noticia César. Ei qdo vamos usar denovo o Builder? Sem alguma aventura ele não tem muita utilidade.

    • cesar/kimble permalink*
      03/11/2010 1:17 am

      Já tinha conversado sobre isso😛
      D&D eu só pretendo mestrar para aquele grupo de iniciantes por enquanto, pro pessoal do nosso grupo é Shadowrun. Mas se alguém quiser mestrar D&D, to dentro.

  2. Aurélio permalink
    03/11/2010 12:48 am

    Fim da pirataria? Duvido muito, se já existe até pirataria do D&D Compendium, não vejo motivo para funcionar do mesmo jeito do novo Character Builder, já que parece que irá funcionar de forma similar.

    • cesar/kimble permalink*
      03/11/2010 1:14 am

      O programa mais famoso que permitia copiar informações do Compendium (Masterplan) foi alterado faz algum tempo para não ter mais essa opção porque os desenvolvedores receberam uma ameaça de processo da WotC. Mesmo possibilitando o acesso ao material do Compendium, o que ele fazia na verdade era copiar os dados do serviço e gravar isso no computador do usuário. Entretanto, para copiar esses dados era necessário ser assinante do Insider. Os dados copiados podiam então ser repassados para outras pessoas.
      Claro, sempre existe uma forma de copiar as informações e disponibilizar para outras pessoas. Mas o CBuilder não vai mais poder ser pirateado. O que pode acontecer é que alguém disponibilize algum programa próprio, que copie as informações do serviço para acesso de quem não tem assinatura. O problema é que nesse caso, existem boas chances da WotC repetir o que fez com o Masterplan.

      • Aurélio permalink
        03/11/2010 12:15 pm

        Na verdade Kimble, você pode encontrar o próprio Compedium não só as informações dele. Para efeito de curiosidade, creio que quem faz esse “trabalho sujo” é a mesma equipe que disponibiliza todos os livros de D&D e Pirateava os CB na maioria dos updates. Você baixa os arquivos com os bancos de dados e afins do Compedium e usando uma aplicação para desenvolvimento de sites, você consegue rodar o próprio Compedium no seu navegador de internet, idêntico a do DDI, inclusive essa mesma equipe fornece updates com a mesma freqüência das versões “piratas” do CB.

        Mas não quero fazer apologia a pirataria ou algo do tipo do meu post, só quero deixar claro que essa é uma medida ineficaz contra a pirataria, ela vai continuar do mesmo jeito, terão que tomar outras medidas se quiserem que ela de fato desapareça.

  3. cesar/kimble permalink*
    03/11/2010 12:52 pm

    Unh, realmente não conhecia essa prática. Sabia do caso do Masterplan e similares, mas não sabia que tinha gente se dedicando a piratear o Compendium. Valeu pela informação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: