Skip to content

O novo RPG da Marvel

02/02/2012
Marvel_Heroic_Roleplaying

Para quem ainda não sabe a Margaret Weis Productions está produzindo o novo RPG da Marvel. Ele deve sair no final de fevereiro se tudo der certo e usar uma variação do Cortex Plus, o sistema-base utilizado em Leverage RPG e Smallville RPG.

Com a proximidade do lançamento a empresa começou a divulgar previews do jogo. O primeiro traz a ficha do Capitão América. O segundo traz parte da aventura que irá vir no livro básico. E o terceiro traz o básico do sistema de resolução de ações.

Gostei bastante do que vi até agora. Para os que não tiveram a chance ainda de ler o Cortex Plus na sua versão do Leverage RPG ou Smallville RPG (dois ótimos jogos que recomendo), a resolução de ações é feita rolando dois dados, que vão de d4 a d12. O mestre estabelece a dificuldade, rolando outros dois dados antes da rolagem do jogador. Os detalhes dessa mecânica variam a cada novo jogo que usa o sistema. Isso porque o Cortex Plus é um esqueleto de sistema, sendo que seus detalhes são alterados a cada nova adaptação para torná-lo mais fiel ao gênero representado.

No caso do Marvel RPG, eles parecem ter escolhido usar de uma fórmula similar a utiliada no Smallville RPG. O mestre tem um pool de dados, chamado Doom Pool. Quantos e quais são os dados rolados pelo Mestre variam ao longo da sessão. Certos efeitos e situações aumentam ou diminuem esse pool de dados. Quanto mais dados o Mestre tiver, mais facilmente ele cria problemas para os jogadores. E todas as rolagens são feitas em aberto para todos verem. Isso acaba influenciando o ritmo da trama, pois quando muitos dados começam a se acumular na Doom Pool as coisas tendem a ficar mais perigosas, enquanto quando ela esvazia os personagens ganham a chance de respirar um pouco.

Mais alguns detalhes da linha já foram comentados pelos responsáveis e os playtesters. O jogo vai usar de distinctions, similar a Leverage RPG. Distinctions são palavras ou pequenas frases que definem o personagem e podem tanto ajudar quanto atrapalhar. Um personagem como Tony Stark poderia ter como Bon Vivant como uma de suas distinctions. Quando essa característica é benéfica, como ao tentar conseguir informações numa festa ou distrair alguém por alguns minutos, ela facilita as jogadas adicionando um dado extra a jogada. Quando a distinction funciona de uma forma negativa, como Tony se distrair demais com uma convidada e esquecer o que deveria estar fazendo, o jogador continua jogando um dado extra nas ações, mas com um valor total menor e ganha um plot point automático, que pode ser usado para facilitar futuras jogadas ou acionar certos efeitos. Isso incentiva o jogador a procurar formas de usar suas distinctions tanto de forma positiva, quando precisa passar num teste, quanto negativa, quando começa a ficar com poucos plot points.

A lista de perícias é curta. Acrobatics, Business, Combat, Cosmic, Covert, Crime, Medical, Menace, Mystic, Psych, Science, Tech, Vehicles. Essas specializations, como o jogo as denomina, são amplas e servem para várias funções. Por exemplo, o conhecimento jurídico do Demolidor é coberto pela especialização Crime.

Experiência é acumulada atingindo milestones. Esse é um conceito muito similar ao de Lady Blackbird, um ótimo rpg indie gratuito famoso e que aconselho a leitura. Cada personagem tem seus próprios milestones e a quantidade de XP que recebida ao ser cumprido varia de acordo com a complexidade da tarefa. Esses milestones variam de acordo com a versão do personagem sendo representados.

O que aliás, é outro ponto interessante para comentar. As fichas de personagens não serão representações icônicas dos heróis. Cada coletânea de fichas irá representar os personagens na sua versão durante eventos importantes do universo Marvel. Isso significa que o Capitão América no módulo básico (que cobre o início dos Novos Vingadores), provavelmente não terá a mesma ficha na Guerra Civil (um futuro suplemento da linha). Ou a mesma do Heroic Age (se algum dias eles cobrirem esse evento).

Em vez de pontos de vida, os ferimentos recebidos no jogo são contabilizados em dados num modelo similar a Smallville RPG. Ao receber dano, seja físico, mental ou emocional, o personagem anota em sua ficha o valor de stress recebido na forma de um dado (d4, d6, etc.). Adversários do personagem podem rolar esse dado de stress como um dado extra em suas jogadas até o herói conseguir se recuperar.

Quanto ao futuro do RPG, os próximos livros da linha vão tratar de eventos importantes do universo Marvel (Guerra Civil, Annihilation e Era do Apocalipse até o final de 2012, se a empresa conseguir se manter sem atrasos nos lançamentos). Cada um deles receberá dois livros, um simples só com o material da série. O outro será uma versão de luxo, com tudo que que consta na versão simples e mais as regras do livro básico. Isso permite aos fãs comprarem o livro básico e as versões simples dos eventos que gostarem mais, ou comprarem somente a versão de luxo dos seus eventos preferidos.

Além disso cada livro-evento irá receber alguns suplementos interligados. Guerra Civil irá receber um suplemento que trata dos X-men na época, enquanto o Annihilation receberá um que trata do Thanos Imperative.

Minha expectativa pelo jogo está bem grande. Tenho todos os livros já publicados que usam o sistema do Cortex Plus e tudo indica que essa vai ser outra linha de produtos que vou gostar de colecionar. O esperado é que o lançamento do livro físico seja no dia 28, com o pdf sendo lançado alguns dias antes. Pelo jeito, esse vai ser um mês que vai demorar pra passar.

11 Comentários leave one →
  1. 02/02/2012 7:42 pm

    Parece ótimo este RPG.
    Valeu pelas informações, Kimble.

    O Cortex Plus parece um sistema ótimo mesmo, pena que não o veremos tão cedo em português (e que eu não falo inglês).

    As resenhas que você fez dos RPGs que o usam me inspiraram a trabalhar em algumas regras do meu sistema caseiro.

    • 02/02/2012 8:35 pm

      Infelizmente, também acho difícil de ver ele em português.
      E sempre é bom tentar ler mais sobre sistemas alternativos para ver novas idéias🙂

  2. 02/02/2012 11:21 pm

    Interessante. É bom ver novas iniciativas nesse sentido. Se eu não tivesse tão afastado dos quadrinhos, seria uma compra certa.

  3. 02/02/2012 11:56 pm

    Ótima postagem!
    Vamos ver como sai o sistema.
    Eu gostei muito do Lady Blackbird (Por sinal, sabe como foi a repercução ou se ja lançaram algo mais sobre Lady Blackbird), e por ter alguma similaridade com ele, esta empreitada da Marvel ja me interessa.
    Eu vou dar uma conferida nos previews.

    Abraços, Tom.
    http://amalgamasrpg.wordpress.com/

    • cesar/kimble permalink*
      03/02/2012 2:00 am

      Depois de ganhar prata nos Ennies (perdeu o ouro pra um suplemento gratuito de Pathfinder), ele acabou conseguindo um bom número de fãs. Não acompanhei muito o que eles desenvolveram, mas lembro que várias pessoas começaram a pegar o sistema básico, extrair ele do cenário e usar para jogar em outras ambientações. Teria que procurar um pouco, mas lembro que tinha umas versões bem interessantes dele por aí.

  4. césar/kimble permalink*
    03/02/2012 10:47 am

    Que eu lembre, sim. Até por isso tanta gente começou a trabalhar com o sistema para fazer suas próprias criações.

  5. 03/02/2012 5:34 pm

    Taí, preciso fazer novas buscas sobre sistemas com licença aberta.

    Alguma sugestão de onde me informar?

    • césar/kimble permalink*
      03/02/2012 5:46 pm

      Não conheço uma lista, mas a maioria usa Creative Commons por ser mais fácil de utilizar.

  6. 03/02/2012 9:32 pm

    Carac, sensacional! Eu jogava aquele Marvel antigão, de tabela ainda. Bom ver os supers voltando com tudo!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: