Skip to content

Resenha de Civil War (suplemento de Marvel Heroic RPG)

20/08/2012

Já deveria ter feito a resenha desse livro faz tempo, mas outras coisas (incluindo a campanha de Marvel, que vai muito bem🙂 ) iam se colocando no caminho. Então, depois de uma grande demora, aqui vai a resenha do suplemento Civil War (CW) do Marvel Heroic RPG (MHRPG).

Para quem não acompanha a Marvel, um acontecimento importante nos últimos anos foi a Civil War: um mega-evento com uma série própria e vários títulos menores, além de referências em títulos mensais. O enredo colocava os heróis numa situação nova no universo Marvel: depois de uma luta entre metahumanos, um vilão explode e causa a morte de algumas centenas de pessoas, incluindo muitas crianças. Isso gera uma mudança na opinião popular, que começa a questionar os riscos que um bando de pessoas com poderes, sem treinamento e tentando combater o crime, acabam por trazer para a população. O governo cria o Registro, uma lei que obriga os heróis a registrarem suas identidades, passarem por treinamento e serem controlados pelo governo.

Os heróis se dividem em dois grupos, aqueles que aceitam a idéia de passarem a trabalhar para o governo como uma força oficial de justiça, conhecidos como Pró-Registro. E aqueles que acham que a idéia dos heróis se tornarem oficiais do governo traz uma série de riscos e questionamentos morais, conhecidos como Anti-Registro. Os heróis a favor do registro como oficiais do governo são liderados pelo Homem-de-Ferro enquanto os contrários são liderados pelo Capitão América.

O evento termina com os heróis ainda divididos, uma aparente vitória dos Pró-Registro e a formação de grupos de heróis Anti-Registro agindo fora da lei e fugindo dos agentes do governo. Que por sua vez levou a várias outras consequências como a morte do Capitão América, a Invasão Secreta e o Reinado Sombrio, outros eventos do universo Marvel.

O suplemento Civil War do MHRPG tenta tratar dessa série inicial, se concentrando nos elementos principais das revistinhas e permitindo que os personagens dos jogadores vivenciem várias das cenas mais importantes do enredo.

Algo que me impressionou durante a leitura foi o cuidado que os autores tiveram em adicionar muitas opções. Ao tentar converter uma história pronta para uma série de aventuras existe o risco de gerar algo excessivamente estruturado e que rouba a liberdade dos jogadores. Para evitar isso o suplemento apresenta vários enredos que se entrelaçam, permitindo abandonar alguns e se focar em outros, de acordo com as ações dos jogadores e a vontade do Mestre.

Além disso a maioria das cenas traz novas idéias e opções, sugerindo formas que o Mestre pode alterar seu desenvolvimento ou detalhes para surpreender os jogadores. Não quer usar o Clone do Thor (Ragnarok)? Eles oferecem a ficha do Hulk Robô. Não acredita que o Tony seria a favor do Registro? Eles dão sugestões de personagens que poderiam substituir ele.

Essa preocupação em tentar evitar railroading e dar opções para Mestres e jogadores é algo que me deixou muito satisfeito. Como eu pretendo usar o evento na minha campanha (que se passa no universo Ultimate), isso vai facilitar bastante meu trabalho.

O suplemento, ao contrário do que costuma ser visto em outras editoras, não traz muitas regras novas. Na verdade só duas. Uma ensina como jogar com um modelo de troupe de personagens. Em vez de um personagem os jogadores tem um conjunto de personagens que podem usar ao longo da campanha. Isso permite variar o personagem a cada sessão ou cada cena. Isso também permite jogar nos dois lados do evento, tanto com personagens Pró quanto Anti o Registro.

A segunda regra simplesmente define a possibilidade de usar Distincions de cenas em conjunto com as Distinctions normais de um personagem. O único porém é que uma deve ser usada para ajudar (concedendo um d8) enquanto a outra deve ser usada para atrapalhar (concedendo um d4 e um plot point).

Além desse material ele traz várias fichas novas. Existem fichas repetidas do módulo básico, mas isso tem relação com o modelo utilizado na venda de suplementos. Para quem não lembra, os suplementos da linha MHRPG são centrados em eventos importantes do universo Marvel como a Guerra Civil ou a Era do Apocalypse. Cada evento ganha um livro próprio que vem em duas versões: a Essentials (que traz só material do evento e precisa do manual básico do jogo) e o Premium (que traz as regras básicas do jogo e o material do evento). Como a intenção é que os jogadores possam comprar só o livro Premium, sem precisar comprar o manual básico do jogo, algumas fichas do básico acabam se repetindo no Guerra Civil.

Entre as fichas repetidas é interessante notar que a preocupação em representar adequadamente a CW fez os autores alterarem detalhes delas. Um bom exemplo disso é o Pantera Negra. Na versão do manual básico, ele está procurando por uma noiva. Na versão do CW, ele já está com Ororo e uma de suas milestones trata sobre sua tentativa de conhecer mais da cultura mutante. Já o Homem-de-Ferro tem suas milestones alteradas para representar sua teimosia e vontade de impor sua opinião, mesmo que isso possa gerar atrito com outros personagens.

O suplemento me deixou muito satisfeito e com boas esperanças quanto ao resto da linha. Se todos os suplementos continuarem com essa dedicação e esforço dos autores, vai ser ótimo colecionar os livros do MHRPG.

3 Comentários leave one →
  1. 20/08/2012 11:16 pm

    Tem um tempo que joguei minha ultima campanha de supers, mas ver esses suplementos me faz ter vontade de jogar uma nova. Quem sabe usar o mesmo universo da antiga? hahaha Li o teu primeiro “diario” da campanha, você vai fazer mais?

    • cesar/kimble permalink*
      21/08/2012 1:13 am

      Com certeza! Estou só esperando acabar o arco atual de histórias!

Trackbacks

  1. Marvel Heroic Roleplaying: Collected Miscellanies

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: