Skip to content

Meus 10 livros de RPG

28/09/2012

Continuando uma brincadeira iniciada no Pontos de Experiência, resolvi listar meus 10 livros favoritos de RPG. Quem me fez notar a proposta foram os blogs Saia da Masmorra e Forja RPG e como me pareceu divertido, resolvi listar.

Os livros não estão em ordem de preferência, mas como eu fui me lembrando.

1) Smallville Roleplaying Game: Pra mim, o jogo ideal pra qualquer campanha que o foco sejam intriga, dispustas pessoais e relacionamentos entre os personagens. O material relacionado a série é pequeno e fácil de ignorar, enquanto o sistema é suficientemente genérico para ser adaptado a maioria das ambientações sem muita dificuldade.

2) Lobisomem: O Apocalipse, Revisado: Meu jogo favorito no WoD, eu adorava a idéia de heróis lutando uma guerra perdida enquanto tentam salvar o mundo de um grande mal. Comecei a jogar WoD com Vampiro: A Máscara, mas Lobisomem se tornou minha linha favorita depois que li o módulo básico da segunda edição. A edição revisada corrigiu vários problemas e enfatizou a sensação de fim do mundo, importante pro cenário.

3) DC Adventures Hero’s Handbook: Um jogo que me ajudou a perceber como um sistema unificado de resolução resolve vários problemas e pode ao mesmo tempo dar muita liberdade na criação. A facilidade de adaptação de ambientações para ele sempre me impressiona. Comecei com a 2e e gostei muito do que vi na edição atual. Sem contar que o livro usa a DC como base, o meu cenário favorito de super-heróis.

4) Exalted, Segunda Edição: Conheci Exalted por acidente. Estava viajando quando adquiri o livro básico da linha. Já tinha ouvido falar dele, mas nunca tinha lido. Como precisava de um livro pra ler durante a viagem, olhei uma prateleira com vários livros de RPG e escolhi o Exalted, meio sem prestar atenção. Me apaixonei pelo cenário. Uma semana depois já tinha comprado outros quatro suplementos da linha. A ação no estilo de heróis maiores que a vida, misturada com wuxia, fantasia e mitologia, me impressionaram. O sistema de stunts do jogo ainda é uma das minhas mecânicas favoritas para incentivar o roleplay durante o combate. É uma pena que o sistema básico tenha tantos problemas. Por isso estou torcendo para que a nova edição permita jogar sem tantas house rules (meu doc de alterações do sistema para torná-lo jogável alcançava 20 páginas, da última vez que mestrei).

5) Legend of the Five Rings 4e: Uma das minhas melhores campanhas foi na 3e do L5R. A nova edição traz um sistema melhor trabalhado e escolas menos desequilibradas. Além de ser um livro lindo.

6) Star Wars Saga: Gosto de Star Wars, apesar de não ser um fanático. Uma das campanhas mais longas e com as melhores histórias que já mestrei foi no Star Wars Revised. O Saga trouxe regras melhores (meu documento de errata do Revised já havia alcançado 100 páginas), apesar da necessidade de uma alteração aqui e ali (como colocar um teto no modificador de Use The Force). Os suplementos também são muito bons, mas com o básico você já consegue mestrar uma campanha inteira.

7) Leverage RPG: Sempre tive um fraco por filmes de golpes e assaltos, mas nunca tinha encontrado um jogo ideal para isso. Com o foco na habilidade nos personagens em vez de listas de equipamentos ou preocupação com detalhes desnecessários, o sistema permite um jogo divertido, que incentiva o trabalho em grupo e exige um mínimo de preparação. Ainda vou mestrar Missão Impossível usando esse livro.

8) Ravenloft Campaign Setting: Core Rulebook. Meu cenário favorito de D&D é Ravenloft e, ao contrário de muitos jogadores antigos, eu gostei do que fizeram com o cenário na 3e. Gosto da idéia de foco em jogar com personagens do semi-plano em vez de gente tentando escapar dali. O sistema da 3e não ajuda, mas o livro básico do cenário tem material suficiente para uma campanha convertida para outro sistema.

9) Marvel Heroic Roleplaying Basic Game: Certo, eu realmente gosto do Cortex Plus. O Marvel RPG me trouxe um rpg de heróis com foco no gênero em vez do personagem. Ele e o M&M fazem muito bem o trabalho que se propõe e, assim como o M&M, é fácil usar o Marvel para uma grande variedade de ambientações.

10) Requiem for Rome: Suplemento do Vampiro: The Requiem (minha versão favorita de Vampiro) focado em jogar na Roma Antiga. Ótima arte, ótimo texto. Poderia trazer mais épocas além da decadência de Roma, mas mesmo assim vale a pena para quem gosta do Requiem.

Como menções honrosas eu colocaria Fiasco, ótimo jogo para rir com os amigos, e os jogos do sistema FATE, que eu venho tentando conhecer mais.Se as regras tivessem sido um pouco mais livres, eu teria incluído o The One Ring (um dos melhores RPGs de fantasia que já li, mas que vem em vários livros) e o Dark Sun na versão 4e (simples, mas você precisa do livro dos monstros do cenário para conseguir explorar bem o mundo).

5 Comentários leave one →
  1. Delibriand permalink
    29/09/2012 12:50 am

    Lista invejável! Tem vários livros aí que estou querendo há um bom tempo, como todos os Cortex+. Muito bom

    • 29/09/2012 1:23 am

      Valeu!😉

      • Delibriand permalink
        29/09/2012 3:06 am

        A propósito, qual dos três Cortex+ você recomenda pegar primeiro? Leverage RPG, Smallville Roleplaying Game, ou o Marvel Heroic Roleplaying Basic Game? Por enquanto, li apenas o MHRPG, que gostei muito mas meu grupo não se interessa muito por Supers.

        Ah, e eu compreendo completamente os três estarem na lista. Eu fiz a mesma coisa com os jogos do Luke Crane.🙂

      • cesar/kimble permalink*
        01/10/2012 12:50 am

        O Smallville é ótimo, mas precisa de um grupo que esteja disposto a histórias onde vão existir pontos onde os PCs vão disputar entre si e os jogadores tenham capacidade de manter uma atitude de afastamento, onde eles não assumam uma atitude “preciso ganhar” e sim “o que seria mais legal pra história?”. Isso é difícil de encontrar.

        O Leverage é o mais fácil, mas funciona melhor pra grupos que gostam de trabalhar em conjunto e não se importem tanto com elementos como XP ou “toda sessão tem que ter lutinha”.

        O MHRPG tu já conhece🙂

  2. 01/10/2012 5:10 pm

    Nem sabia que existia Smallville RPG… Legal.

Deixe uma resposta

