Skip to content

Dragon Fist Plus, consequências das ações

19/10/2012

Continuando o que já trabalhei aqui e aqui, é hora de definir as consequências das ações dos personagens.

Primeiro, explicar o que são Degraus no jogo.

Degraus

Algo que eu provavelmente deveria ter explicado, é que os dados são divididos em Degraus. Os degraus são nesta ordem:

d4 -> d6 -> d8 -> d10 -> d12

Se um certo elemento do jogo está listado como d6, subir um degrau significa que esse dado passa para d8. Da mesma forma, reduzir um degrau significaria reduzir ele para d4.

Grau de sucesso

Sempre que um personagem vence uma disputa, ele consegue um ou mais graus de sucesso. Para cada 5 pontos que ele superar a rolagem adversária (seja de uma situação, personagem ou o que for), ele adquire um grau de sucesso.

Graus de sucesso, a não ser que o personagem esteja tentando causar Stress, servem somente como indicação geral de quão bem sucedido o personagem foi.

Wei tenta subir um muro alto correndo, para invadir o templo do Mestre Shen, como parte de seu plano de roubar o Pergaminho Dourado. Ele rola Poder + Agilidade contra Parede de Tijolos + Irregular. Wei tira um 14, enquanto o Mestre tira um 7. Wei tem superou a rolagem do Mestre por mais que 5, enquanto tem dois graus de sucesso. Ele narra que sobe a parede correndo sem desacelerar e pula por cima dela no mesmo movimento.

Consequências numa disputa entre personagens

Sempre que o personagem perde numa disputa contra um outro personagem durante um combate, ele adquire Stress numa de suas Atitudes. Normalmente, a Atitude a sofrer Stress é aquela escolhida pelo seu oponente durante a disputa.

O Stress acumulado é anotado abaixo da Atitude, na forma de dados e iniciando com um d4. Cada sucesso (ou grau de sucesso) eleva esse Stress inicial em um degrau. Sempre que o personagem escolher utilizar uma Atitude onde possua Stress, o oponente pode escolher utilizar o dado correspondente aquele degrau de Stress em suas jogadas.

Wei é pego de surpresa ao pular por cima do muro. Mestre Shen havia percebido a aproximação do invasor e estava pronto, esperando por ele. Na sua primeira ação, Shen dá um chute circular mirando nas pernas de Wei, para diminuir sua Agilidade.
Shen está usando Justiça (deter o ladrão invadindo seu templo) + Agilidade (por estar tentando pegar Wei de surpresa), tentando causar Stress na Agilidade de Wei.
O ladino resolve tentar resistir ao golpe com as pernas, esperando que o impacto contra seu corpo faça o mestre perder o equilíbrio. Ele está utilizando Poder (roubar o Pergaminho) + Resistência (Wei preferiu tentar resistir ao ataque em vez de desviar), mirando a Agilidade de Shen.

Shen consegue um 16. Wei consegue um 6. Shen tem dois graus de sucesso acima de Wei. Wei agora tem Stress d6 ligado a sua Agilidade. O impacto do chute do mestre do templo faz o ladino sentir suas pernas cederem, caindo no chão do templo.

Wei decide reagir usando novamente de sua velocidade. Ele se levanta rapidamente e começa uma sequência de socos mirando o tronco de seu adversário, esperando que a idade tenha enfraquecido o corpo de Shen. Ele usa Poder + Agilidade, tentando causar Stress na Resistência de Shen.

O mestre Shen resolve afastar o ladino imprudente com um único soco, direto e mirando o rosto de Wei. O mestre exclama “Jovem insolente!”, irritado com a insistência de Wei. Shen usa Poder (pois está tentando mostrar sua superioridade) + Agressividade, tentando causar mais Stress na Agilidade de Wei e deter sua sequência. Como Wei usou Agilidade, Shen pode somar mais um d6 na sua parada de dados.

Encerrando uma disputa entre personagens

Quando o Stress acumulado por um personagem igualar seu dado naquela Atitude, ele não pode mais acumular Stress ali. Entretanto, ele adquire a condição Abalado.

A condição Abalado serve para demarcar uma situação. Essa condição encerra a maioria das disputas. Num treino entre dois alunos de uma escola de artes marciais, esse seria o ponto onde um deles admite a derrota. Num jogo de apostas, esse seria o ponto onde o dinheiro daquele jogador acaba. Numa discussão, esse seria o ponto onde um dos participantes desiste de continuar e cede.

A condição Abalado indica uma derrota menor. Ela não implica em ruína, morte ou consequências graves. Nada impede os jogadores de encerrarem uma disputa antes de alcançarem essa condição. Ficar Abalado serve como uma forma de resolver uma situação sem que um dos lados passe a correr riscos maiores.

Um personagem Abalado pode escolher continuar. Esse seria o momento onde o personagem aceita correr um risco grande para alcançar algo que ele considera de grande importância. Nos filmes, esse normalmente é o ponto onde o personagem se levanta e demonstra que quer continuar. Limpando o sangue nos lábios, arrancando o que restou de sua camisa ou assumindo sua posição de luta apesar da dor.

A disputa nessa situação continua normalmente, com duas diferenças. Primeiro, não é possível continuar a causar Stress numa Atitude que tenha provocado a condição de Abalado no personagem. Segundo, ao igualar o Stress a uma segunda Atitude, o personagem é Derrotado.

O vencedor da disputa decide o destino do Derrotado. Numa luta entre artistas marciais, isso pode significar qualquer coisa entre um desmaio até um ferimento grave e morte. Numa discussão, isso pode significar que o personagem Derrotado passa a acreditar no ponto de vista de seu adversário.

Situações que podem causar Stress

Às vezes, os personagens podem se envolver em situações que uma falha poderia gerar Stress, como fugir de uma casa em chamas. Nesse caso trate como uma disputa normal, mas o personagem não tem a possibilidade de gerar Stress contra esta situação, pois não existe um oponente real.

Ferido, Wei fugiu se jogando no rio que atravessa o templo. A correnteza está levando seu corpo rapidamente e ele precisa nadar para não se afogar.
Wei joga Honra (‘Não vou ter a morte de um camponês!’) + Resistência para conseguir nadar até a morte. O mestre rola Rio Furioso + Pedras sobre a água e decide que afogamento afetaria a Resistência de Wei.
Wei tira um 4. O Mestre tira um 17. O Mestre tem dois graus de sucesso, causando d6 de Stress na Resistência de Wei.

Isso encerra o sistema de resolução de testes, desconsiderando ainda o uso de técnicas e estilos de luta. Na próxima vou entrar nesses detalhes. Também estou pensando se uso perícias também, ou um modelo de Recursos como Marvel faz para agrupar habilidades técnicas e contatos.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 24/10/2012 2:28 am

    Muito bom! Quero ver como vão ficar os estilos e técnicas. Acho que minha adaptação de Avatar, a lenda de Aang finalmente vai sair do papel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: