Skip to content

Lista de lançamentos de RPG para 2013

22/11/2012

Aproveitando comentários, posts em fóruns, blogs e outras fontes de informação, resolvi fazer uma listinha de material que me interessa e deve ser lançado ano que vem.

Primeiro, Exalted 3e. Adoro o cenário e tive uma ótima campanha nele, apesar do sistema precisar de um livreto de house rules pra funcionar. Atualmente a meta da Onyx Path é ter o livro pronto em fevereiro. E financiar sua produção através de kickstarter. Ainda não há informação se o financiamento coletivo vai acontecer em janeiro ou fevereiro. Minha opinião é que não devemos ver esse livro sendo vendido antes de março ou abril.

Mago Edição de Aniversário deve ficar para setembro. O sucesso do financiamento da edição de aniversário de Lobisomem e os pedidos dos fãs continuam incentivando essa onda de edições comemorativas.

Aliás, não cheguei a pegar a edição de aniversário de Lobisomem (preço elevado numa época em que eu precisava economizar), mas é algo que pretendo adquirir em 2013. Também vou aproveitar pra comprar o W20 Changing Breeds, sobre as raças metamórficas e que deve ser lançado também nos próximos meses.

Pra quem ainda não está participando, está no fim o kickstaster do Livro 0: Prólogo de Shadows of Esteren. A página está aqui e o livro físico deve ser enviado para os financiadores em março.

Falando de kickstarter, para quem não participou do financiamento do Hillfolk DramaSystem do Robin Laws(resenha aqui), o livro deve ser lançado em abril.

Falta de grana me fez pegar só a versão em PDF do Tenra Bansho Zero. O jogo hyper-japonês deve ter disponibilizada sua versão impressa para compra por não financiadores também no começo pra metade de 2013. Vou aproveitar pra pegar a versão física quando as vendas forem abertas.

Para quem tem interesse e não participou do financiamento coletivo, Numera (novo rpg de Monte Cook) deve estar disponível em julho. Eu tenho o pé atrás com o Cook (ótimas idéias, qualidade no desenvolvimento de regras inconstante), então prefiro esperar o lançamento do livro para decidir se vou comprar ou não.

Ainda sem data mas provavelmente no segundo semestre de 2013, o evento Era do Apocalypse para Marvel Heroic Roleplaying (Margaret Weis Productions). Antes disso ainda haverá o evento Annihilation, mas não tenho tanto interesse pelas sagas espaciais da Marvel e a EdA é um dos meus arcos de história favoritos do universo mutante.

Também da Margaret Weis Productions, já foram anunciados mais suplementos para Leverage RPG (somente em versão eletrônica) e uma nova licença ainda não revelada. Considerando o histórico da MWP, provavelmente deve ser outra série de televisão. Eu apostaria numa série menor, porque o MHRPG é o foco atual da empresa e não sei se eles decidiriam investir em outra licença grande nesse momento. Considerando o anúncio da MHRPG, provavelmente vão revelar a nova licença durante a Gen Con.

Para os fãs de Star Wars (Kimble Fact: Kimble consegue explicar as diferenças entre os estilos de luta com sabre Vaapad e Juyo), a Fantasy Flight Games também deve lançar seu RPG de SW ano que vem. A versão beta do sistema vendeu muito bem, então as expectativas são boas.

Da parte da Green Ronin, finalmente deve sair a caixa 3 de Dragon Age RPG. Lembrando que o plano original de 4 módulos foi alterado e a caixa 3 vai ser o último módulo.

Também deve ser lançado em 2013 o FATE Core, um livro trazendo a última versão do sistema FATE num modelo mais fácil de adaptar e modificar para cenários diferentes. O PDF do sistema vai ser gratuito, vai existir um SRD para consulta e os responsáveis estão tentando produzir um livro barato, pra quem quiser uma versão física do jogo.

Nós tivemos um ótimo ano para o RPG, com o lançamento de material do Marvel Heroic Roleplaying, um sistema próprio para Iron Kingdoms, a edição de aniversário de Lobisomem, anúncio de versões revisadas de Exalted e Scion, lançamento de Dungeon World, Runequest 6 e diversos outros livros e notícias boas para o rpg mundial. E o ano de 2013 parece que vai ser outro ótimo ano!

3 Comentários leave one →
  1. 03/12/2012 7:36 pm

    Hey, não se esqueça que em 2012 ainda temos o 13th Age e em 2013 (abril/maio), 13 True Ways, primeiro livro de expansão do cenário, com novas classes, itens e descrição do ambiente.

    • cesar/kimble permalink*
      03/12/2012 7:40 pm

      Verdade! E tem mais aquele cenário inspirado em Ravenloft que usa do 13th Age como sistema de regras, não?

      • 04/12/2012 9:17 pm

        Não sei qual é esse cenário não. Lembra o nome?

        E bem, já estava pensando nisso, mas como não vinha nenhuma informação oficial… Agora é certo: 13th Age, o básico, só em 2013 mesmo. Em fevereiro, pra ser mais exato. E com isso, 13 True Ways também deve atrasar.😛

        Notícia aqui: http://www.pelgranepress.com/?p=9517

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: