Skip to content

Arquétipos de classes de Pathfinder para 13th Age (bardos)

31/07/2013

E continuando o post anterior, mais conversões de arquétipos de Pathfinder para 13th Age. Dessa vez escolhi a classe Bardo, em parte porque ela vem em seguida aos Bárbaros em ordem alfabética e parte porque é umas da minhas classes favoritas.

Sem muitas delongas, vamos para as conversões!

Bardo

Satire (1st Level Song)
Bardic Song
O bardo faz uma sequência de provocações e piadas com os adversários, desviando sua atenção e atrapalhando suas ações.
Recharge 11+ after battle
Move action each turn; 11+ to sustain
Opening & Sustained Effect: Em combate, um grupo de adversários que seja alvo das provocações sofre uma penalidade de -1 nos ataques até o final da rodada. Fora de combates, um grupo de adversários que seja alvo das provocações sofre uma penalidade de -1 em todos os testes de perícias até o final da rodada.
Final Verse: O efeito termina imediatamente, mas um dos alvos sofre uma penalidade de -2 no próximo ataque ou no próximo teste de perícia.
3rd level song A penalidade se aplica também aos danos.
5th level song A música pode ser sustentada com um 9+
7th level song O efeito também causa uma penalidade de -1 na Defesa Física (Physical Defense) OU Defesa Mental (Mental Defense)
9thlevel song O efeito também causa uma penalidade de -1 na Defesa Física (Physical Defense) E Defesa Mental (Mental Defense)

Arquétipo: Court Bard (Advanced Player’s Guide)
court bard

Pedantic Lecture (1st Level Song)
Bardic Song
O bardo demonstra seu conhecimento sobre a situação que os personagens estão enfrentando, iniciando um longa (e entediante) explicação sobre os perigos imediatos e como superá-los.
Recharge 11+ after battle
Quick action each turn; 11+ to sustain
Opening & Sustained Effect: Escolha um aliado. O próximo teste de resistência (save) que ele rolar recebe um bônus de +1. Caso você escolha sustentar (sustain) essa música, você trocar o aliado que recebe o bônus a cada rodada.
Final Verse: O efeito termina imediatamente, mas o último aliado escolhido pode realizar um teste de resistência (save) imediatamente com o bônus de +1.
3rd level song O personagem pode escolher um segundo aliado para receber os efeitos da música.
5th level song O bônus sobe para +2.
7th level song O personagem pode escolher um terceiro aliado para receber os efeitos da música.
9th level song O bônus sobe para +3.

Arquétipo: Arquivista (Advanced Player’s Guide)
bardo 2
Eye for detail (Adventurer Tier Feat)
O personagem é muito habilidoso em perceber detalhes importantes que poderiam passar despercebidos por mentes menos atentas. Quando realizando um teste para perceber algo escondido, disfarçado ou fora do lugar (como uma corrente de ar atrás de uma estante ou um tomo limpo numa prateleira empoeirada), o personagem rola o d20 duas vezes e escolhe o melhor resultado.
Arquétipo: Detective (Advanced Player’s Guide)
bardo 3
Extended Performance (5rd Level Spell)
Close-Quarter spell
Recharge 11+ after battle
Efeito: Você pode lançar essa magia como ação livre ao falhar em sustentar (sustain) uma música (song) de nível 3 ou menor. A música não é encerrada e é automaticamente sustentada ao final de cada rodada. Você ainda precisa gastar a ação apontada na música para mantê-la. Você não pode cantar outra música nesse tempo. Você pode anular essa magia no começo de sua rodada como ação livre.
7th level spell Músicas de nível 5 ou menor podem ser sustentadas.
9th level spell Músicas de nível 7 ou menor podem ser sustentadas.
Arquétipo: Magician (Advanced Player’s Guide)

Fácil. Algumas coisas eu gostaria de fazer um playtest, mas acho que tudo se encaixa bem. Quanto mais eu faço essas adaptações, mais eu sinto que o 13th Age tem ferramentas para simular coisas que normalmente são desnecessariamente complicadas em outros jogos. Como backgrounds em vez de bônus de perícias em uma dúzia de ações diferentes ou One Unique Thing para conceder habilidades como falar com animais.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 01/08/2013 11:12 pm

    Estou gostando das conversões, mesmo não conhecendo as originais. 😛

    Seria interessante pensar em algumas opções para fora do combate para outras classes também, principalmente as que não tem acesso à magia. Não precisa ser algo elaborado como o Swashbuckle do Rogue ou o Tracker do Ranger, mas algum tipo de “stunt” útil fora (e talvez dentro) do combate.

    • cesar/kimble permalink*
      01/08/2013 11:20 pm

      Estou notando que em Pathfinder se uma habilidade não serve combate, normalmente ela só serve para dar acesso a alguma coisa menor (falar com animais) ou dar bônus para um teste específico (procurar coisas). E como comentei, acho que muita coisa fora do combate pode ser resolvida com backgrounds e one unique thing. Por exemplo, o detective oferecia bônus quando procurando coisas tentando achar pessoas escondidas. Isso você consegue usando um background “Detetive”, por exemplo. Já um bardo da natureza que me escapa o nome agora, conseguia falar com animais. Isso você pode pegar com One Unique Thing.

      Mas estou tentando encaixar algumas coisas fora do combate também. Nota que tanto Satire quanto Pedantic Lecture funcionam fora de combate e que o feat Eye for detail também.

      • 03/08/2013 5:28 pm

        Entendi. É uma alternativa. E talvez melhor que fazer o jogador gastar Talent pra isso (um recurso limitadíssimo).

        E vi sim que você propôs algo “pra fora do combate”, mas meu comentário foi mais uma sugestão para adaptações futuras envolvendo classes “marciais”/paladino, que à exceção de um Rogue (Thief) e/ou Ranger (Tracker), não têm talents com que abrem espaço para “stunts” legais. Pelo Core, essas habilidades ficam em sua maioria restritas aos usuários de magia – porque… it’s magic!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: