Skip to content

Arquétipos de classes de Pathfinder para 13th Age (clérigos)

11/08/2013

E continuando com meus artigos anteriores, chegou a vez dos clérigos. Como fiz até agora, vou escolher alguns arquétipos de Pathfinder e converter para 13th Age. Arquétipos são variações das classes do rpg da Paizo, onde algumas habilidades são trocadas e os autores tentam criar possibilidades para novos personagens sem desenvolver uma nova classe por inteiro.

O clérigo de 13th Age é customizado pela escolha de domínios e magias. Domínios concedem uma ou mais habilidades contínuas (como um bônus em certos testes) e uma habilidade diária. Olhando os arquétipos, acho que muitas coisas podem ser convertidas através dos domínios e talentos (feats).

Clérigo

Domain: Strategy
Graças a sua experiência e proteção divina, o clérigo é capaz de reagir mais rapidamente ao ataque inimigo. Você pode usar seu modificador de Sabedoria em vez do modificador de Destreza para calcular seu bônus de iniciativa.
Adventurer feat: Ao iniciar o combate, você pode escolher um aliado para receber um bônus na iniciativa igual ao modificador de Sabedoria do clérigo.
Champion feat: O bônus na sua iniciativa passa a ser igual a 2x o modificador de Sabedoria.
Epic feat: Ao iniciar o combate, você pode escolher conceder o bônus na iniciativa a qualquer número de aliados próximos (nearby) do personagem.
Invocation of Strategy: Como uma ação padrão (standard action), escolha um aliado próximo (nearby). Ele passa a ser o primeiro na ordem de iniciativa do combate a partir da próxima rodada.
Arquétipo: Divine Strategist (Ultimate Combat)

clerigo1

True Healer (Adventurer tier feat)
O personagem possui uma aptidão natural com magias de cura, fazendo com que elas sejam mais efetivas que o normal. Quando uma magia permitir que o clérigo ou seus aliados gastem uma recuperação (recovery), o alvo pode rolar novamente quaisquer dados cujo resultado seja 1.
Arquétipo: Merciful Healer (Ultimate Combat)

clerigo2

Domain: Ancestors
O personagem pode consultar os espíritos de seus ancestrais em busca da sabedoria. Ele pode realizar um número de perguntas diárias igual ao seu nível. Seus ancestrais vão responder de acordo com o conhecimento que possuiam quando vivos. Quando em dúvida, o Mestre rola 1d6: 1 o ancestral não tem certeza, 2-4 ele dá a resposta que lhe parece correta e com um 5-6 sua informação pode incluir alguma vantagem que os personagens podem explorar para resolver um problema atual ou futuro.
Invocation of Ancestors: A primeira vez no dia que o personagem for reduzido a 0 pontos de vida por um ataque, os espíritos ajudam o personagem a continuar de pé. Ele fica com 1 ponto de vida.
Arquétipo: Advanced Player’s Guide

clerigo3

Domain: Curse
O personagem invoca uma maldição sobre o alvo, enfraquecendo suas habilidades. Ataques contra o alvo ganham um bônus de +1 até o final do combate. O clérigo pode invocar uma maldição por combate.
Adventurer feat: O clérigo pode lançar uma nova maldição sempre que seu alvo original for derrotado.
Invocation of Curse: O alvo da maldição sofre uma penalidade de -2 nos salvamentos (saves) até o final do combate.
Arquétipo: Advanced Player’s Guide

clerigo4

Domain: Family
Os relacionamentos que o personagem estabelece vão além da pura camaradagem e se estendem a ligações espirituais que permitem que ele proteja seus aliados em momentos de perigo. Quando um aliado sofre uma condição (condition) ou dano contínuo (ongoing damage) que possa ser anulado por um salvamento (save), o clérigo pode escolher transferir para si o efeito com um toque. O clérigo passa a sofrer da condição ou dano contínuo, como se fosse o alvo original.
Adventurer feat: O clérigo pode transferir para si o efeito sem precisar tocar o alvo. Além disso, o clérigo pode declarar a transferência como uma ação livre (free action) no momento que o aliado passar a sofrer da condição ou dano contínuo.
Champion feat: O clérigo recebe um bônus de +2 nos salvamentos (save) contra condições ou dano contínuos que tenha transferido para si.
Invocation of Family: Todos os aliados próximos (nearby) do clérigo que estejam realizando salvamentos alguma condição ou dano contínuo, podem realizar um novo salvamento imediatamente como uma ação livre e recebendo um bônus de +2 no teste.
Arquétipo: Advanced Player’s Guide

clerigo5

Como existem poucos arquétipos para clérigos em Pathfinder, também usei alguns subdomínios como fonte de idéias. Fácil de fazer. Vários outros subdomínios poderiam ser adaptados com facilidade para 13th Age. Acabei não adaptando nenhuma magia porque não achei necessário. E até agora foi a adaptação que me deu menos trabalho.

A próxima adaptação vai ser para os guerreiros. Vamos ver se Pathfinder tem algumas ideias legais pra classe!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: