Pular para o conteúdo

Rapidinha: Xp por interpretação em D&D (oficial)

28/09/2009

Segundo um amigo, aparentemente uma nova regra do D&D incluída no DMG2 é que para cada 15 minutos interpretando rende XP igual a um monstro de mesmo nível que os personagens.

Raciocinando um pouco isso significa que se um combate em dura em média 45 minutos até uma hora, então interpretar uma hora dá aproximadamente o mesmo XP que um combate. Um jogo de três ou quatro horas de duração sem combates seria o mesmo que ter três ou quatro combates, dependendo do tamanho do grupo.

Meu DMG2 ainda não chegou aqui em casa então não confirmei ainda, mas essa regra me surpreendeu. Acredito que seja opcional do tipo que aparece naquelas caixinhas de texto. Eu ainda estou meio indeciso quanto a isso. É uma mudança enorme em relação as edições anteriores (onde não existiam regras ou o XP ganho era ínfimo). Opiniões?

7 Comentários leave one →
  1. 28/09/2009 9:06 pm

    É verdade, fui conferir e achei. DMG2 Página 25: Drama Rewards

    • cesar/kimble permalink*
      28/09/2009 10:02 pm

      Que fosse verdade eu já esperava porque o Nib é confiável. Tenho que colocar o endereço da página dele na comunidade da Wizards qualquer dia aqui (se ele deixar), vale seguir.
      Quero ler agora pra ver se tem mais algum detalhe ou alguma outra coisa que possa ter escapado.
      E fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro.

  2. Khalim permalink
    29/09/2009 1:20 am

    Olá!

    É regra opcional, sim (trecho, grifo meu: “IF you aspire to this style of play, you CAN give players characters experience rewards for time spent in dramatic scenes”).
    Não é “caixinha de texto”, mas ocupa só uns dois-terços de coluna do livro, depois de 20 páginas falando sobre roleplay, interação, planejamento de plot e ganchos de interpretação. Muito bom.

  3. 29/09/2009 11:24 am

    Isso é para a 4ªed? Se sim eles devem estar dando MUITA importância para as críticas de que essa versão do sistema ficou demasiadamente boardgame! Até por que para uma mudança desta natureza e magnitude (que realmente não é pouca coisa, por mais que seja uma caixa de texto) é muito significativa. Mas ainda seria como tapar o sol com a peneira!

  4. Elda King permalink
    29/09/2009 6:42 pm

    Não gostei da regra…
    Uma razão é que divide demais “roleplay” e “resto do jogo”. Quando eu jogo um roleplaying game, por definição não deveria ser um jogo no qual tem roleplay o tempo todo?
    Outra é que só conta o tempo, sem mais critérios. O jogador que fica brincando com os dados ou folheando os livros enquanto não chega no combate, ou que age completamente fora do personagem, ganha XP a cada 15 minutos nos quais o grupo conversar com os NPCs…
    Mas quem reclamava que não tinha XP por interpretação deve estar bem feliz.

  5. Thiago permalink
    30/09/2009 8:33 pm

    Tbm discordo dessa regra. Tem jogador que fica três horas olhando pro nada enquanto os outros vão resolvendo os problemas. Xp por roleplay tem de vir por dedicação ao jogo, por um comprometimento estabelecido em relação à personalidade e background do personagem. As ações de interpretação tem de se mostrar verossímeis em relação àquilo que o jogador diz que o personagem faz/pensa/é. Se você tem um enredo para a aventura, e um dos jogadores não se importa em desenvolvê-lo com o grupo, acredito que este player mereça menos XP por roleplay do que os outros.

  6. silascontaifer permalink
    18/10/2009 1:04 am

    O que eu fiz foi o seguinte
    Peguei minha seção e separei o que eu planejei
    ser a divisão dela
    |Não estou separando Interpretação do Combate ou do Desafio de perícias só estou pegando o tempo que planejo durar essas atividades|
    Bem, depois de contar o tempo que não será esse eu retirei 1hora – que seria o tempo para esperar aquele atrasado chegar a hora do lanche e assim vai.
    (O Importante dessa uma hora é q se o combate se estender seria contado como parte dessa 1hora)

    O tempo que “sobrou” eu fiz o calculo de XP de Interpretação dividi pelos personagens e criei uma média
    Quem interpretar de acordo ganha o que está nela
    Quem fizer pouco caso recebe só metade
    Aos destaques você acrescenta mais 1/4 desse XP
    Quem se destacar de verdade (atuação não conta) ganha o XP normal e mais metade

    Vou testar isso durante esse tempo e conto para vcs como foi a experiência

Deixe um comentário