Skip to content

Novidades da Gen Con 2013

19/08/2013

E aconteceu nesse final de semana a Gen Con, o mais importante evento de RPGs de mesa e o momento no ano em que as editoras aproveitam para divulgar seus principais lançamentos e planos para futuros lançamentos. Resolvi reunir alguns dos anúncios e novidades num único artigo, já que não vi outra pessoa fazendo isso entre os blogs brasileiros.

Vou deixar a notícia sobre D&D por último para poupar quem prefere evitar a novela do Next.

Para os fãs de Cortex Plus, saiu o preview do sistema que vai ser usado no Firefly RPG. Baseado na série de televisão, ele traz um beta do sistema que vai ser lançado ano que vem. Peguei o meu pelo Drivethru RPG e me parece ser a versão mais tradicional do sistema até agora.

Também sobre Cortex Plus, foi anunciado que Rosemont Bay deve ser o primeiro produto usando da licença do sistema. O cenário segue o gênero de soap opera sobrenatural, no estilo Dark Shadows e diversos seriados de televisão com foco em relacionamentos e monstros, como True Blood. O financiamento coletivo para o livro começou antes do sistema ter sido anunciado e faltam sete dias, para quem quiser participar.

A Fantasy Flight Games lançou o beta do Age of Rebellion, que trata da luta dos Rebeldes contra o Império no período da triologia clássica de Star Wars. O livro ainda não traz regras para Jedis, mas vem com mais material para usuários da Força.

A Onyx Path anunciou uma série de boas notícias para os fãs do Mundo das Trevas atual e clássico. O financiamento coletivo para a edição de aniversário para Mago: a Ascensão deve começar em novembro. No mesmo mês sai a revisão de Vampiro: o Requiem, o livro Blood & Smoke: The Strix Chronicle. A versão revisada do Lobisomem: os Destituídos sai ano que vem e vai se chamar The Idigam Chronicle.

Em abril de 2014 será lançada a versão de aniversário de Vampiro: Dark Ages. E, surpreendentemente, Wraith também vai ganhar uma nova edição comemorativa.

A terceira edição de Exalted deve ser lançada em outubro, apesar de muitos fãs estarem acreditando que essa é uma previsão muito otimista por parte da empresa.

A segunda edição de Scion sai em maio do ano que vem. E por fim em agosto será lançada uma nova edição de Trinity.

Bruce Cordell (Forgotten Realms, Keep of Shadowfell) saiu da Wizards of the Coast e agora está trabalhando com Monte Cook em Numenera.

Sobre o D&D Next, a principal notícia é que o playtest público está acabando e a nova edição vai ser lançada ano que vem. O último pacote de playtest vai ser lançado em setembro e depois o processo é encerrado. Os designers estão satisfeitos com o sistema e a resposta do público e acham que é desnecessário continuar com playtest aberto. Eu preferi evitar comentários sobre o Next durante seu desenvolvimento porque sei que muita gente está empolgada com a idéia de uma nova edição. Então só vou fazer um comentário sobre essa decisão: eles vão encerrar o playtest público muito cedo.

Explicando a minha opinião, o próximo playtest deve vir com uma série de correções matemáticas para problemas no sistema que já vinham se estendendo por meses. Problemas que os designers demoraram para perceber, mas que os participantes do playtest percebiam com rapidez e conseguiam demonstrar com clareza.

Agora o próximo pacote de playtest vai sair com uma série de revisões de sistemas importantes e a decisão foi encerrar o playtest público com ele. Mesmo que os designers venham a ouvir os participantes rapidamente dessa vez (algo que não fizeram anteriormente) o playtest público devia ser estendido até que essas imperfeições fossem definitivamente corrigidas pois os jogadores têm demonstrado uma maior capacidade de perceber e apontar erros do que o design interno da empresa. Infelizmente, não foi essa a decisão tomada.

Ao longo da semana mais notícias devem sair, se eu notar alguma coisa que chame mais a atenção divulgo por aqui. Sei que ano que vem parece ser um bom ano pra jogadores de Cortex Plus e WoD (atual e clássico). E que eu devo comprar mais material do Mundo das Trevas do que D&D ano que vem. Estranho, parece que voltei aos anos 90.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 20/08/2013 12:38 am

    Excelentes notícias para o WoD. Especialmente uma segunda edição de Scion – espero que consertem o hediondo sistema como prometem fazer com Exalted.

    • cesar/kimble permalink*
      20/08/2013 12:52 am

      Eles já comentaram que não vai ser nem o Storyteller nem o Storytelling o sistema base, então já dá alguma esperança. Os dois sistemas são divertidos, mas nenhum funcionava muito bem como base para um jogo com seres superpoderosos.

      • 20/08/2013 12:53 am

        Com certeza não funcionam! Por isso que estou com esperança que seja algo que não envolva sucessos automáticos por atributos épicos hehe

  2. 20/08/2013 12:48 am

    Edição de Aniversário de Vampire: Dark Ages. Já sei que próximo ano tenho um gasto mais que certo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: