Skip to content

Ficha do Magneto em Marvel Heroic Roleplaying Game

05/03/2012
magneto 1

Como tinha comentado no twitter, resolvi fazer a ficha do Magneto para o Marvel RPG como uma forma de explicar a criação de fichas no jogo. E já adianta meu lado também, pois pretendo usar ele no futuro da campanha.

Para quem não leu o jogo ainda, o livro não traz regras padrão para criação de personagens. Não existe um ‘distribua X pontos em Y categorias’. Em vez disso ele explica o procedimento para criação da ficha com uma lista de características que todo personagem deve ter e como elas são criadas. Como não existem muitas limitações quanto a essas escolhas, o processo de criação depende muito da capacidade do Mestre e o jogador (e o resto do grupo, se eles quiserem participar) sentarem e discutirem abertamente sobre a ficha de personagem. Não é o tipo de sistema que premia o domínio da mecânica, possui um avanço grande à longo prazo ou ideal para grupos que gostam de competição entre jogadores.

Começando do básico, conceito. Eu já li muitas historinhas do Magneto e a maioria que ele apareceu no Ultimate X-Men, então tenho uma boa noção do personagem. Mesmo assim, escolhi olhar novamente algumas das séries que ele aparece e ler sobre ele em wikis. O que eu quero é o Magneto como um líder carismático, com ilusões de grandeza que vão tornando ele cada vez mais insano e focado na realização de seu sonho: um mundo onde os Mutantes sejam a espécie dominante. Isso é algo importante no universo Ultimate, pois diversas vezes Magneto é representando como alguém disposto a cometer atrocidades que sua contraparte no universo normal não seria. Ele também é mais poderoso na versão Ultimate.

Aqui é importante apontar uma característica do sistema: um mesmo personagem de uma mesma continuidade pode ter fichas completamente diferentes quando se analisam momentos distintos da vida dele. Isso é característico dos quadrinhos e o Marvel RPG funciona assim também. O Wolverine que aparece nos X-Men não é exatamente o mesmo que aparece na sua revistinha solo. Assim como o Batman que aparece na Liga da Justiça não é o mesmo de suas revistinhas solo. A forma como os diferentes autores os representam fazem com que eles variem.

Mesmo a forma como um único autor representa o personagem ao longo do tempo vai variar. O Batman na Liga da Justiça quando o Grant Morrison escrevia era um super-estrategista e o homem mais perigoso da Terra (e talvez o membro mais perigoso da Liga). O Batman do Morrison antes e durante o evento R.I.P. era um sobrevivente, alguém que podia vencer qualquer desafio ou dificuldade que ele enfrentava. E pós R.I.P., Morrison tornou Bruce num grande mentor dos heróis, tentando organizar uma organização mundial de Batmen.

E por isso definir exatamente qual versão do personagem você quer representar é algo importante antes de começar a definir sua ficha. No caso, quero o Magneto ainda no começo do universo Ultimate, quando ele já era um problema grande. E com a possibilidade de se tornar um problema bem maior (como visto no evento Ultimatum).

Vou construir ele como se fosse fazer um personagem jogador. NPCs usam regras mais simplificadas, mas o objetivo aqui é mostrar a criação de um PC.

Primeiro, as Affiliations. Como ele é um personagem que normalmente aparece trabalhando sozinho ou com a Irmandade dos Mutantes, vou definir que Solo e Team são as affiliations mais altas nele. Vou escolher Solo como d10, Team como d8. Isso faz com que Buddy seja d6.

Segundo, as Distinctions. Quais os elementos que definem o Magneto? Quando se excluem os poderes, o que é a marca do personagem? Eu quero que ele seja um líder, mas não alguém centrado. Eu quero que ele tenha atitudes de um fanático, alguém cuja crença substitui a lógica. E que trate a Irmandade como se fosse seu próprio culto. Messias Carimástico vai ser o primeiro. Isso pode ajudar o personagem quando ele tiver que convencer alguém quanto ao seu ponto de vista ou líderar seu grupo. E pode atrapalhar quando ele tiver que lidar com pessoas que discordam de seu ponto de vista ou não aceitam sua visão do futuro.

Depois, quero retratar o ódio que ele sente dos humanos. Ele constantemente demonstra repúdio pela humanidade, trata mal os filhos por lembraram do seu relacionamento com uma humana e não se importa em utilizar de genocídio para alcançar seus objetivos. Procurando frases do personagem, eu encontrei “Até o melhor de nós deve fazer coisas abomináveis pelo bem maior”. É um pouco grande, mas se encaixa bem no pensamento do personagem que fins justificam os meios. Essa distiction ajudaria quando ele fizer algo que outras pessoas nem mesmo considerariam, para conseguir atingir algum objetivo. Negativamente, isso poderia atrapalhar o personagem devido aos sacrifícios que ele está disposto a fazer ou a reação das pessoas ao perceberem o que ele está fazendo para conseguir o que quer.

Terceiro, ele já foi preso, dado como morto duas vezes e enfrentou vários dos seres mais perigosos do planeta. Quando ele foi preso pelo governo, uma ala toda no Triskelion (um dos lugares mais seguros do mundo) foi criada só para manter ele lá. E ainda assim ele fugiu. Isso faz dele um dos terroristas mais perigosos (e consequentemente, caçados) no mundo. Eu gosto dele ser um inimigo público. Então “Inimigo Público nº1” faz sentido. Isso pode ajudar quando ele causar medo nas pessoas ou tentar usar sua fama para atrair seguidores. E isso pode atrapalhar quando sua fama atrair atenção indesejada ou provocar a ira de alguém que sofreu devido a algum crime cometido por ele no passado.

Agora os poderes, ou como o jogo chama, Power Traits. Vai ser a parte mais fácil. Primeiro, um Power Set onde colocar eles. Mestre do Magnetismo me parece o nome perfeito pra ele. Como todas as habilidades dele envolvem controle magnético, vou usar só um power set. Olhando os wikis e pensando nas histórias que li, ele é capaz de usar o magnetismo para mover objetos, voar e criar uma esfera de proteção em torno dele.

A esfera de proteção é o mais fácil. É power trait Durability. Acho que d10 já está muito bom pra ele.

Mover objeto pode ser usado para várias coisas, mas quase todas são cobertas pelo power trait Elemental Control. O próprio livro básico nos seus exemplos do power trait, define que o Magneto tem Magnetic (Elemental) Control d12. Isso realmente torna ele o mestre do magnetismo.

Seguindo o conselho dado no Elemental Control, eu incluo Attack Power (Blast) em d10. Isso representa a capacidade dele em usar do magnetismo para arremessar coisas, destruir estruturas e causar um estrago grande. Eu poderia dar um d12 pra ele, mas prefiro colocar alguns SFX mais tarde.

E finalmente a habilidade de voar. Não lembro de ver ele alcançando velocidades muito altas, mas definitivamente maiores do que um pássaro ou helicóptero. Olhando os exemplos de velocidade dados no power trait Movement Powers, vou adicionar como Flight d8.

Agora os SFX. Eles permitem definir melhor as habilidades do meu personagem. Eu poderia criar alguns para tornar a coisa mais personalizada, mas vou preferir me manter na lista que tem no livro para facilitar as coisas. Vou incluir Area, porque Magneto vive usando seus poderes para afetar vários personagens ao mesmo tempo. Pelo mesmo motivo escolho Multipower. E por último Unleashed, já que quando Magneto resolve usar os poderes a toda força, a destruição é grande.

Agora o Limit. Eles servem como fraquezas e desvantagens dos personagens. No caso do Magneto, existe um limit padrão que é usado com os mutantes com o nome (óbvio) de Mutant. Ele está na lista de limits que servem como exemplo.

Eu também poderia incluir o elmo que protege contra ataques psiônicos. Isso é fácil. Power set “Elmo de Proteção”, com os power trait Psychic Resistance. Olhando o power trait Resistance (onde está listado o Psychic Resistance), ele sugere que defesas específicas contra certos tipos de ataque podem ser simulados com SFX. No caso, o elmo protege contra ataques ou efeitos que entrem em contato com a mente do personagem, como Mind Control ou Telepathy. Decido incluir ela como um SFX: Immunity e sigo o modelo padrão dele, preenchendo de acordo com a minha definição pra essa imunidade. Fica assim:

Immunity: Gaste 1 pp para ignorar stress, trauma ou complications de ataques que envolvam entrar em contato com a mente do alvo.

E como o limit, o padrão seria usar Gear, que é usado para simular a possibilidade de perda do capacete e está na lista de exemplos de limits.

Como quero algo simples e não pretendo usar o elmo, não vou incluir isso na ficha do personagem.

Agora os Specialties, para listar as habilidades mais mundanas dele. Procurando um pouco sobre a história do personagem, ele já demonstrou ser um gênio em diversas ciências, sendo capaz de recriar espécies extintas. Science Master d10 então. Da mesma forma, ele continuamente aparece vivendo em locais que utilizam de tecnologia avançada. Vou considerar isso um pouco mais baixo, porque é bem provável que ele receba ajuda de outros mutantes para desenvolver essas coisas. Tech Expert d8 então. E acho que Psych Expert d8 também, pois todo líder tem que conseguir como seus seguidores pensam. Não coloco como Master porque acredito que suas crenças e excesso de zelo acabam prejudicando seu julgamento quanto as outras pessoas.

Agora os Milestones. Para quem não leu as regras do jogo, eles são ao mesmo tempo uma indicação de como o jogador quer que a história do seu personagem avance e a forma de ganhar XP no jogo. Todo personagem possui duas milestones. Elas indicam situações que ao serem cumpridas, rendem alguns pontos de XP. São dividias em três níveis: 1 xp para coisas que podem acontecer várias vezes numa mesma cena. 3 xp para coisas que acontecem mais raramente. E 10 xp para coisas que quando acontecerem, geram uma mudança ou um momento marcante na vida do personagem. Ao cumprir este último objetivo, o jogador apaga o milestone e escreve outro.

Como esse é só um exemplo, vou criar somente um milestone. Vou chamar de Supremacia Mutante e usar ele para trabalhar até onde o Magneto está disposto a ir para cumprir seus objetivos. E vou usar uma frase dele para explicar, algo bem messiânico e maluco, como eu imagino ele nessa versão. Algo assim:

Supremacia Mutante
“Depois do Dilúvio, Deus poupou somente Noé e sua família. Ele fez isso porque sabia que eles seriam leais. Eles foram os últimos da humanidade. Agora, eu escolho quem vive e quem morre. Aqueles que permanecerem serão gratos, pois encontrarão céu na Terra.”

Agora os diferentes níveis de XP. É bom começar definindo o final, os 10 xp. Que história eu quero contar com esse personagem? Como eu havia decidido que quero reforçar a idéia de que sacrifícios serão necessários quando construí a base pro milestone, então seria interessante ver quem ele está disposto a sacrificar. Decido que esse nível vai ficar assim:

10 xp: Quando suas crenças o levam a sacrificar alguém importante para você, pelo bem de seu sonho

Sacrificar alguém importante seria algo como perder Mercúrio ou a Feiticeira Escarlate. Por mais que eles tenham problemas de relacionamento, ainda existe um laço familiar ali. Também serviria para qualquer outro relacionamento importante que se desenvolva ao longo do jogo.

A idéia do sacrifício não é ruim para milestone. Continuando na mesma idéia.

1 xp: Quando você causa stress físico pela primeira vez na cena, como forma de atingir seu objetivo de supremacia dos mutantes

Bom, mas agora era interessante adicionar algo que tenha haver com seu relacionamento com mutantes. Que tal…

3 xp: Quando você convence um mutante a seu unir a Irmandade ou pune com stress físico um mutante da Irmandade que o desapontou

Pronto, milestone feito. A ficha inteira dele ficaria:

Nome: Magneto
Affilitations:
Solo d10, Buddy d6, Team d8

Distinctions:
Messias Carismático, Até o melhor de nós deve fazer coisas abomináveis pelo bem maior, Inimigo Público nº1

Power Set:
Mestre do Magnetismo (Durability d10, Elemental Control d12, Blast d10, Flight d8, SFX: Area, Multipower, Unleashed, Limit: Mutant).

Specialties:
Science Master d10, Tech Expert d8, Psych Expert d8.

Milestone: Supremacia Mutante
Depois do Dilúvio, Deus poupou somente Noé e sua família. Ele fez isso porque sabia que eles seriam leais. Eles foram os últimos da humanidade. Agora, eu escolho quem vive e quem morre. Aqueles que permanecerem serão gratos, pois encontrarão o céu na Terra.
1 xp: Quando você causa stress físico pela primeira vez na cena, como forma de atingir seu objetivo de supremacia dos mutantes.
3 xp: Quando você convence um mutante a seu unir a Irmandade ou pune com stress físico um mutante da Irmandade que o desapontou.
10 xp: Quando suas crenças o levam a sacrificar alguém importante para você, pelo bem de seu sonho.

E minha idéia de ficha de personagem (talvez maligna demais) para o Magneto seria essa. Não é difícil modificar para ele ficar mais sociável, mudando um pouco as distinctions e a milestone. Lembrando que se ele fosse ser usado como NPC, algumas coisas não seriam necessárias (como a milestone).

Espero que tenha ajudado. Se alguém tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, entra em contato. Lembrando que eu tenho mais experiência com o Cortex Plus por jogos anteriores, mas também estou aprendendo o sistema aos poucos. E não duvido que alguma ficha futura e oficial que venha a sair do Magneto se mostre bem diferente da minha.

4 Comentários leave one →
  1. Malukks permalink
    06/03/2012 11:52 am

    Muito bom! Estava com algumas dúvidas ainda a respeito do jogo (pela falta do pdf).

    • cesar/kimble permalink*
      06/03/2012 11:56 am

      Lembrando que quando tu me passar a tua do Deadpool, coloco ela aqui também🙂

  2. 10/03/2012 2:18 am

    Esse sistema me deixa muito curioso, é relativamente simples e muito bom naquilo que pretende. Gostei demais, quero muito comprar o meu e ver o que consigo fazer com ele. Me animei muito, a MWP fez um excelente trabalho com esse jogo!

  3. Youkai X permalink
    08/04/2012 6:59 pm

    Enfim um exemplo claro de montação de ficha nesse sistema tão interessante. Certamente acompanharei mais pra ver mais novidades do tipo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: