Pular para o conteúdo

‘O poder do Mestre’ ou ‘Sem jogadores, sem jogo’

25/01/2010
tags: ,

De vez em quando eu vejo alguém comentando que a palavra de Mestre é final e o que ele decidir é o correto e pronto. Certo, Mestres tem que ter um certo controle sobre a campanha para manter o jogo, mas as decisões tomadas tem que ser feitas para trazer divertimento para todo o grupo.

Ninguém vai jogar para se incomodar com outra pessoa. Todos querem se divertir e todos tem responsabilidade para que isso seja alcançado. Infelizmente isso às vezes escapa a algum membro da mesa, mesmo que não intencionalmente. Mais importantes que as regras, mais importante que a história, mais importante que a interpretação, se as pessoas não se divertirem elas param de jogar e as campanhas acabam.

Essa é a verdadeira Regra de Ouro: Todos na mesa são responsáveis pelo divertimento do grupo.

E se algum jogador que esqueça isso pode causar estragos, um Mestre tende a causar estragos ainda maiores.

O que despertou a vontade de escrever esse texto aí em cima foi algo que recebi de um dos jogadores do grupo. Ele mandou duas mensagens pra nossa lista de e-mails que ele havia recebido de outro mestre, anos atrás.

Contextualizando, era uma campanha de Forgotten Realms na 3e, onde os jogadores começaram a reclamar porque uma jogadora (namorada do Mestre) estava recebendo muitos privilégios. Seguem as respostas daquele mestre (itálicos meus durante o texto, para ajudar a explicar ao que ele está se referindo):

Início da Mensagem do Mestre Maluco

Muito bem Galera,

Quero deixar claro uma coisa pela última vez, NÃO VOU MAIS PERDER TEMPO E DINHEIRO PARA FICAR RESPONDENDO AOS E-MAILS AGRESSIVOS DE VOCÊS!
Em primeiro lugar se alguém deve achar alguma coisa sobre quem vai ser Deus, Paragon, Whatever, quando e como, sou eu e não vocês!
Essa palhaçada toda só está ocorrendo porque eu abri ao grupo meus planos futuros com a Paladina, uma 1/2 Celestial que VAI SE TORNAR DIVINDADE NO FUTURO E DEU! Vocês deveriam jogar mais e ver o que vai acontecer com o personagem de cada um de vocês e não ficar de olho no que o outro está ganhando ou vai ganhar.
A Paladina não teve medo de morrer para salvar o meio Dragão ela só não é suicida ou manipulada por ninguém para se por na frente de um monstro que acabou de destruir um dos mais poderosos personagens do grupo, ser bom está muito distante de ser bobo e além do mais ela é uma jogadora de apenas QUATRO SESSÕES e em tão pouco tempo tem tido que tolerar um monte de palhaçada por que muitos querem ser o MESTRE e não se lembram que nesta Campanha são jogadores, não admito e tão pouco tolero essas agressões à ela com piadinhas e provocações, ao contrário de muitos ela tem dado exemplo em vários aspectos. (K: A reclamação dos jogadores era que o Mestre dizia para a jogadora o que ela devia fazer e permitia que ela quebrasse o código dos paladinos sem preocupações)
Mais um detalhe, toda essa progressão dela está sendo feita cuidadosamente com a Wizards (aliás a mesma já deu até um título à vocês, Rule Slayers, jogadores que para tudo se levantam com um livro na mão querendo limitar o MESTRE), tudo dentro das regras, doa a quem doer! (K: O mestre dessa campanha tomava todas as decisões perguntando primeiro para o sistema de Customer Service. Não só dúvidas de regras, TODAS as decisões da campanha. Empreguinho infernal trabalhar no CS.)
Quando vocês querem algo e está dentro das regras a coisa ocorre do mesmo jeito. Se alguém não concorda, peça à eles uma vaga para remodular o sistema de D&D deles que com todos os erros e acertos para mim é o melhor sistema de RPG. (K: Ah, e ele não permitia qualquer house rule ou alteração no sistema. Menos pra namorada, claro.)
Não dou o direito de nehum de vocês virem dizer quem deve ou não ganhar isso ou aquilo na MINHA CAMPANHA pois afinal ela é minha e não de vocês e eu sou o MESTRE, a não ser que queiram montar uma campanha paralela, aliás o Charles está montando uma e quem discordar de minhas regras e campanha sinta-se à vontade de mudar para o grupo dele mas por favor não fique causando dúvidas e discórdias na minha campanha, tão pouco tornando o RPG algo absurdamente chato pçois sei que não é, afinal jogo a 15 anos. A regra de ECL burn do Arcana não será usada na minha campanha, estive analisando e conversando hoje com o Charles acabei por me decidir e está feito. Já estou no meu limite, ponham-se no lugar de vocês, quem deixa o que e quando é o MESTRE, vocês são jogadores e deveriam cuidar do personagem de cada um!
O grupo está em 08º nível e já está perdendo tempo com questionamentos de algo que só apareceu porque eu abri, do contrário ia rolar e vocês iam engolir seco, em ambos os casos está tudo dentro das regras como tenho checado com a Wizards, aliás é esse o papel de vocês, se submeter ao que eu quiser como MESTRE no jogo e não questionar nada pois a minha palavra no jogo vale mais do que 1.000 de cada um de vocês mesmo eu estando errado (K: ênfase minha), o que não é o caso> pois estou trabalhando em conjunto com a Wizards na progressão da Paladina.
Chega de pitacos no meu setor! Na boa estou de saco cheio! Ninguém está sendo obrigado a jogar na minha campanha fiquem livres para mudar na hora que quiserem.

Fim da Mensagem do Mestre Maluco

Claro que com essa atitude as discussões não pararam. Tempos depois, ele mandou essa segunda mensagem:

Início da Mensagem do Mestre Maluco

Quanto as suas considerações quero deixar claro que não há proteção alguma quanto ao personagem da minha namorada (K: Isso é quanto a uma reclamação por ela ter ganho um daqueles livros que aumentam atributo em +5. No segundo nível de personagem), o que ocorre é que como ela não sabe jogar quem monta toda a progressão dela e busca como todos tudo que há de melhor sou eu e não ela por enquanto.
A progressão da minha namorada está sendo feita com a Wizards, eles me sugeriram a ascensão dela, etc…quando eu disse à eles o fato dela ser 1/2 Celestial, filha de um DEUS e sobre a dificuldade de se achar uma Prestige para Paladinos, fato que se pode acompanhar em fóruns de RPG do mundo inteiro embora existam várias criadas porém, legais, mas não excelente. Os planos de ascensão Celestial, se tornar uma divindade, etc…Não vão complicar pois tudo isto irá ocorrer no futuro não imediato, o erro foi eu ter aberto isso para vocês, pois eu deveria conduzir tudo normalmente COMO IREI FAZER DAQUÍ PARA FRENTE e no momento oportuno fazer acontecer e deu, até a Wizards concordou que deveria ser assim, porém mesmo tendo aberto ao grupo, SERÁ!
Se o 1/2 Dragão ganhou grandes poderes, foi eu quem permitiu isso e com o apoio da Wizards também pois eles me auxiliaram no desenvolvimento da aventura, um adicionando um (+) plus ao básico e simples. E não vejo o menor problema dele ter ganho um aumento no seu tamanho, se o resto do grupo não concorda é problema de vocês, não vou me limitar aos caprichos de cada um doa à quem doer, sou livre para fazer o que eu quiser em minha campanha.
Sobre Narrador e Mestre, entenda que tudo é jogo porém não é Storyteller, lá sim o título é narrador, D&D é Mestre e logo nas primeiras páginas do livro do Mestre você tem detalhadamente o poder e autonomia do mesmo no jogo como um todo. Tudo o que faço é exercer o poder que tenho e NINGUÉM TEM O DIREITO DE TENTAR MOLDAR A MINHA CAMPANHA A NÃO SER EU MESMO! Afinal ela é minha!
Mais um detalhe se tu não quiser ser divino, por exemplo, e eu quiser, você será e deu, ficará ao seu critério continuar jogando com o seu personagem divino ou deixá-lo como um de meus PDM’s, quem dita as regras aquí sou eu, o que você pode fazer é me descrever o que você planeja para o seu personagem, mas o futuro dele está nas minhas mãos e tenho o direito pleno de decidir acatar ou não certos desejos dele
O que o grupo tem que fazer é jogar, LIVE AND LET DIE e não ficar olhando para o outro e cada um cuidar do seu personagem, o amanhã ainda não existe viva o melhor de hoje e deixe que cada dia tenha o seu bem e o seu mal.(K: Eu adoro quando as pessoas usam filosofia de bar ou de comercial da Nike pra justificar coisas completamente não relacionadas, vocês não?)
Volto à dizer mais uma vez, quem achar que eu não sirvo, não mestro bem ou discorda plenamente de meus métodos e de minha campanha, tem toda a liberdade de procurar outra campanha, só quero que quem permanecer na minha se divirta e contribua para o melhor de todos ao invés de semear discórdias, confusões, manipulação e agressões, antes de tudo somos amigos, saca?

Fim da Mensagem do Mestre Maluco

Resultado final depois de toda essa discussão, ele desistiu da campanha que estava mestrando e começou outra, com jogadores que ele ia ‘selecionar’ para poder jogar. Só os melhores dos melhores.

Não é difícil adivinhar que os jogadores antigos abandonaram a nova campanha em massa e ela morreu antes de começar. O cara acabou abandonando o RPG tempos depois. E a namorada chegou a virar noiva, pra depois abandonar o cara (por culpa dele).

Lição de moral? Duas. Primeira a que tinha comentado, o divertimento do grupo é responsabilidade de todos. Segunda, Mestre idiotas ficam sem jogadores rapidinho. E ainda bem por isso.

7 Comentários leave one →
  1. 25/01/2010 2:15 pm

    Cara, não é por nada, mas ele deve ser infeliz… Atitudes como essa, além de mostrar a pouca mentalidade, mostrar a falta de controle! Imaginem como não deve ser ele sob pressão do patrão?? Terrível, terrível…

    Enfim, fazer o que né? É esperar que não apareça mais um desses para qualquer um, não só para vocês! Abraços!

  2. 25/01/2010 3:14 pm

    Meu deus , me deu coisas nos olhos so de ler esses emails. Não sei como os jogadores aguentaram esse cara como mestre. Se eu tivesse jogando nessa mesa de mago , ia ser mo HOMEM -BOMBA matando todos os personagens só de sacanagem e vendo a cara o mestre furioso pela paladina que morreu.

    Particularmente nunca mas daria as caras na mesa desse cara , se eu tivesse qualquer amizade com esse cara concerteza daria um belo de um adeus e nunca mas voltaria a convesar com ele.

    Pior não é isso , eu odeio que gente transforme jogos em profissão como se aquilo fosse o ganha pão dele.

    Teve partes que eu não li pela tamanha grosseria desnessario e sem cabimento.

    Meu deus , eu se fosse jogador nunca mas ia apareçer nessa mesa .

  3. Arquimago permalink
    25/01/2010 5:24 pm

    Credo! Isso não é emstre, é um ditador! E dos não tão espertos ainda por cima!

    Que todos os jogadores fiquem livre de coisas como essa!

  4. Thiago Zibetti permalink
    26/01/2010 2:13 am

    Era realmente o cúmulo essa situação. Os jogadores se esforçavam MUITO pra aguentar as ideias do cara e tentar convencê-lo a escutar os jogadores e tratar as coisas de forma igual pra todo mundo. Mas o mestre era o tipo de cara ultraviciado e que usava uma faxada de “isto é apenas um hobby” pra parecer normal, mas tratava as coisas como se a própria vida dependesse do sucesso de seus planejamentos unilaterais sobre a campanha.

    No final, nenhuma surpresa de que o grupo continuou em frente…sem ele.

  5. 26/01/2010 3:37 am

    Twittado.

    Uma palavra: Owned. Um cara desses eu não convidava nem como jogador de novo.

  6. 26/01/2010 3:53 am

    Twitado [2]

    Gente assim vai tomar muita surra da vida ainda. E aposto que quando a noiva disse que não queria mais nada e o deixou, ele se fez de coitadinho ou usou a frase: “Tudo bem, eu não te queria mesmo, você nem sabe montar ficha de personagem”.

    Pessoas assim deveriam ser proibidas de se reproduzirem.

  7. 28/01/2010 1:46 pm

    Esse é o tipo de situação que causa constragimento até para quem lê. O pior é que existe muita gente assim- jogando ou mestrando. A tentação é analisar a psicologia, mas, a vontade passa rápido! X)
    Quanto mais a gente envelhece, mais essas coisas parecem ridículas.

Deixe um comentário