Pular para o conteúdo

Convertendo material para 13th Age: Raças de Dark Sun

15/07/2013

DS13THaGE

 

Já faz algum tempo que ando decepcionado com a Wizards of the Coast. Não vou iniciar um discurso sobre como ‘eles abandonaram o lado interpretativo do RPG’ ou qualquer bobagem do tipo, porque não acredito nesse tipo de afirmação. O que acredito é que eles direcionaram seus esforços nos últimos tempos para um tipo de jogo que não me agrada. E o melhor que posso fazer nessa situação é adquirir logo o que eu ainda gostaria de ter do D&D, enquanto procuro outro sistema que seja capaz de satisfazer aquela vontade ocasional de entrar em dungeons e matar monstros.

Nessa busca por alternativas, o 13th Age foi a melhor opção que eu encontrei. Ele é um jogo que mistura elementos da 3e e da 4e do D&D, com regras mais simples e alguns elementos de RPGs alternativos.

Estou mestrando pra alguns amigos uma mesa online e adquirido experiência com ele. Pelo jeito, vai ser o jogo ao qual eu vou recorrer nos próximos anos sempre que quiser mestrar algum cenário de D&D.

Para continuar aprendendo e aumentar meu conhecimento do jogo, resolvi tentar converter material de D&D e sistemas irmãos para 13th Age. Começando com as raças de personagem para Dark Sun.

O que vou colocar aqui são as regras para as raças e uma breve descrição delas. Descrições mais detalhadas podem ser encontradas tanto na caixa básica do Ad&d 2e quanto na versão 4e do cenário.

 

Muls
+2 Con OR +2 Wis

Hard to Kill
Muls começam com um recovery extra.

Incredible Toughness
Uma vez por combate quando tentando passar num teste de resistência para anular uma condição, jogue dois dados e escolha o melhor.

Descrição
Muls são filhos de humanos e anões. Sua origem concede a raça a agilidade, capacidade de adaptação e resistência superior, vantagens que tornaram muitos deles gladiadores famosos. Pelo mesmo motivo eles são muito valorizados por mercadores de escravos, que conseguem vender Muls por grandes somas como soldados-escravos e trabalhadores braçais.

Fisicamente Muls são mais altos que humanos, com corpos fortes e atléticos. Suas faces lembram sua herança anã, com traços fortes e definidos. Muitos possuem pele morena e eles possuem uma predileção por tatuagens, especialmente desenhos com formatos geométricos.

 

Thri-Kreen
+2 Dex OR +2 Wis

Torpor
Em vez de dormir, Thri-kreen passam 4 horas por dia descansando num estado tórpido que não afeta sua percepção.

Claws
Uma vez por combate, o Thri-Kreen pode realizar um ataque básico corpo-a-corpo como quick action. Em caso de sucesso, o personagem causa 1d6 de dano para cada nível de personagem.

Descrição
Thri-Kreen são uma raça de insetos humanóides com aparência similar a louva-deus gigantes. Seus corpos são adaptados para sobreviver no deserto, possuindo seis membros: duas pernas e quatro braços. Seus olhos são multifacetados e eles possuem mandíbulas poderosas, que dão um sotaque forte e exótico quando tentam falar a língua de outros povos.

Sua sociedade é baseada numa perspectiva de que todos são se encaixam em um de dois papéis: caçador ou caça. Isso influencia a mentalidade dos Thri-Kreen, que valorizam a habilidade de sobrevivência acima de aspectos abstratos considerados importantes pelas outras raças.

 

Half-Giant
+2 Str OR Con

Far Reach
Como ação padrão (standard action), escolha um personagem que esteja próximo (nearby) e que não esteja engajado (engaged) com o Half-Giant.

Se o alvo for um aliado e ele estiver engajado (engaged) com um adversário,  o alvo pode rolar um teste de resistência para se desengajar (disengage) como ação livre (free action). Em caso de sucesso (ou se o aliado não estiver engajado com ninguém), ele é trazido para perto do Half-Giant (não causa ataques de oportunidade).

Se o alvo for um adversário, os dois ficam engajados (engaged) em combate. O inimigo é trazido para perto do Half-Giant (não causa ataques de oportunidade). Se o adversário estava lutando com um aliado do Half-Giant, o aliado é considerado desengajado (disengaged).

Descrição
Half-Giants são uma raça criada pelos Sorcerer-Kings através da magia, combinando humanos e gigantes. O resultado é uma raça de seres poderosos e intempestivos, capazes de mudanças de rápidas de humor e uma fúria intimidadora.

Além de soldados dos Sorcerer-Kings, eles também trabalham como mercenários, usando de seu tamanho e poder físico para conseguir trabalho. Muitos escolhem viver no deserto, sobrevivendo do pouco que o ambiente oferece. Esses são os que formam tribos e vivem afastados das cidades, numa sociedade com constantes conflitos internos e disputas por poder.

 

O que deu mais trabalho foram os Half-Giants. Demorei um pouco para alcançar uma versão que me deixasse satisfeito. Eu cheguei a pensar em dar pontos de vida extras ou aumentar o dano da arma, mas aí parei pra pensar: o que eu gostaria de ver um Half-Giant fazendo no campo de batalha? Ele é grande e forte. Eu gosto da ideia do personagem agarrando um aliado ferido e levando ele pra longe. E dele trazendo pra próximo de si um inimigo perigoso. Isso permite tanto a imagem do (meio) gigante bondoso que protege seus amigos, quanto da criatura amedrontadora que consegue alcançar você longe e te trazer para um ‘papo amigo’.

Quero começar a trabalhar também em outras raças. Quando tiver um pouco mais de domínio, vou tentar adaptar classes da 4e e Pathfinder. Várias podem ser convertidas usando as classes já existentes no jogo e só oferecendo mais opções (o Assassino do Essentials pode ser convertido no Ladino com facilidade, por exemplo). Mas algumas vão exigir um pouco mais de conhecimento, como as classes psiônicas.

8 Comentários leave one →
  1. 16/07/2013 12:57 am

    Lo siento, no hablo portugues. 13th Age me gusta mucho, y me parecen las ideas aqui muy buenas. A la misma vez, me parece que Dark Sun esta muy bien soportado pare 4E (y, claro, para 1-2E). Los dos libros para 4E son entre los mejores escritos para el mundo. Hay mucho soporte con DDI. Y, hay muchas aventuras gratis (inclusas las de Ashes of Athas, un programa con el que ayude). Si alguien necesita las aventuras, me pueden mandar un mensaje en la comunidad de WotC.

    Sorry, I don’t speak Portuguese. I am a fan of 13th Age and I dig the ideas presented here. At the same time, I do find Dark Sun to have been incredibly well supported for 4E. The two main books are fantastic, with lots of support through DDI. We also have tons of free adventures, including the Ashes of Athas campaign, with which I helped. If someone needs those adventures, they can send me a private message through the Wizards forums.

    • cesar/kimble permalink*
      16/07/2013 1:04 am

      True. I read some of the Ashes of Athas campaign and I think they were really well written 🙂 I don’t have the link to the site with the campaign anymore, could you send the link?
      Here, I’m just trying to create alternatives to other 13th Age players and increase my mastery over the system. So far, 13th Age seems to be closer to what I want then the game WotC is offering, so is just normal that I’m trying to hack those things that I like into 13th Age.

      • 16/07/2013 1:13 am

        Understood. Lots of games and lots of ways to play is a good thing!

        The link on my name in these posts will take anyone to my WotC page, and then they can send me a PM to request the adventures. I need an e-mail address so that I can send them to the person. Thanks!

  2. 29/07/2013 1:55 am

    Curti a habilidade do Half-Giant: legal ir além da mesmice de mais bônus/modificadores.

    E já que você está nessa empreitada de adaptar DS pro 13th Age, dá uma olhada nesse link: https://www.pelgranepress.com/forum/comments.php?DiscussionID=961&page=1#Item_0. Ao menos, pode dar-lhe boas ideias.

    Por fim, Alphastream por aqui? WOW! (Acho que ele monitora tudo sobre DS na internet, hehe).

  3. 17/08/2013 11:13 pm

    Da comunidade do 13th Age no G+. Ideias para Icons no DS:

    https://plus.google.com/112067201037153614230/posts/cFZrA7K33yu

Deixe um comentário