Skip to content

Magia Arcana em Dark Sun 4e

02/06/2010

E hoje saíram as regras para defiling e preserving no Dark Sun 4e.

Explicando o que seriam os dois termos, em Dark Sun a magia arcana tem um efeito diferente. Se utilizada sem cuidado ela consome o ambiente, matando formas de vida mais simples. Num mundo desértico como DS isso é algo mal visto e demonstrações de poderes arcanos podem provocar manifestações de violência contra os magos/warlocks/etc.

Usuários da fonte de poder arcana podem escolher entre duas formas de utilizar magia em Dark Sun, preserving e defiling. Ao começar o jogo o personagem tem acesso aos dois modos.

Preserving é a forma mais controlada, onde o usuário de magia tenta evitar a degradação do ambiente. Ela não causa os danos ao ambiente e pode ser disfarçada como um outro tipo de poder. Ou seja, o arcano finge que não é um mago/warlock/etc. e que seu poder não é uma magia arcana. Isso evita o perigo de reações violentas quando usando seus poderes diante de testemunhas.

Defiling é o uso da magia sem a preocupação com o ambiente. Todo vez que o personagem usa qualquer poder arcano, ele pode escolher destruir toda vida vegetal comum (plantas normais) no quadrado que estiver ocupando. Quando ele usa um poder arcano diário de ataque, isso ocorre numa área igual a metade do nível da magia. Quando usando magia dessa forma, ele pode usar a habilidade de Arcane Defiling.

Arcane Defiling é uma habilidade at-will, usada como free action e disponível para qualquer um que possua um ataque arcano diário. Ele pode ser ativado sempre que o personagem utiliza um ataque diário que possua uma jogada de ataque ou dano e só pode ser utilizado uma vez por ataque. Caso o personagem não goste do resultado dos dados, ele pode rolar novamente e é obrigado a pegar o segundo resultado. Porém, todos os seus aliados num raio de 20 quadrados sofrem dano igual a metade de seu healing surge, sem possibilidade de diminuir ou evitar esse dano.

O preview dá a entender que é possível se especializar num desses caminhos. Isso provavelmente vai ser feito através de feats e paragon paths, seja nos livros do cenário ou em algum artigo da Dragon.

Gostei também. Preserving ficou mais seguro e possui um incentivo bom para ser usado. Defiling ficou muito tentador. Quando aquele seu ataque diário erra ou causa um dano pequeno, vai dar vontade de usar. E com o alcance grande assim, fica difícil se posicionar para utilizar a habilidade sem ferir seus aliados.

3 Comentários leave one →
  1. Jorge permalink
    02/06/2010 2:11 pm

    Ficou boa essa opção para mágicas em DS. Bom mas a habilidade defiling só vai funcionar com mágicas diárias?

    • cesar/kimble permalink*
      02/06/2010 2:32 pm

      Coisas menores causam aquele efeito de afetar uma área pequena. Mas a habilidade de re-rolar, parece que só em diários.

  2. 02/06/2010 5:16 pm

    Bem legal, estou ansioso por esse cenário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: